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Eletromagnetismo no Ensino Médio |
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Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
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Planejamento Inicial de Óptica 2010 Maria Christina |
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Este planejamento foi pensado e elaborado para ser aplicado
em um semestre para alunos do segundo ano do Ensino Médio. Atividade 1 Problema do farol. Atividade 2 Experiência com a caixa de luz ou lanterna. Objetivos: Tornar
as idéias dos alunos conhecidas e discutidas pela classe, ajudar
os alunos perceberem a propagação da luz de uma lanterna
até um anteparo (parede, papel branco, papel colorido e papel preto).
Pensar se há luz no meio do caminho, se há luz no anteparo,
para onde vai a luz depois de incidir sobre o anteparo e pensar nas condições
para vermos um objeto qualquer. Conteúdos_estudados: Princípio da propagação retilínea da luz. Princípio da independência dos raios de luz e relação entre luz e visão. O que eu espero do aluno:
Algumas respostas esperadas:
Atividade 2 Experiência com a caixa de luz ou com uma lanterna.
Atividade 3 Depois de ouvir os alunos e experimentar com a lanterna as sugestões dadas pelos alunos farei uma demonstração, com uma caixa de papelão e duas cartolinas, uma branca e outra vermelha, colocarei uma em frente à outra e incidirei a luz da lanterna sobre a cartolina vermelha e perguntarei o que os alunos observam na cartolina branca. Objetivo: Pensar
se há luz no meio do caminho, se há luz no anteparo, para
onde vai a luz depois de incidir sobre o anteparo e pensar nas condições
para vermos um objeto qualquer. Objetivos: Perceber se os alunos mudam suas idéias após as observações feitas na aula anterior e perceber quais são as mudanças. Justificativa:
Possibilitar uma discussão e utilizar as observações
das aulas anteriores e ajudar os alunos na resolução correta
do problema do farol.
Atividade 4 (4a e 5a aulas) Câmara escura Pedirei que os alunos olhem na extremidade translúcida de uma câmara escura (uma lata com um orifício) pedindo que eles digam o que observam e que desenhem o caminho percorrido pela luz em toda a sua trajetória. O olho do observador deverá estar presente no desenho. Objetivo: Justificativa:
Aproveitarei o desenho dos alunos para discutirmos o caminho percorrido
pela luz da tampa da lata (anteparo), até os olhos do observador
e chamarei a atenção para os triângulos semelhantes
explicarei o Teorema de Tales para calcularmos, por exemplo, o comprimento
da chama, da imagem ou até a altura de uma árvore vista
através da câmara escura.
Atividade 5 (6a aula) O que se vê num espelho colocado na horizontal? Objetivo: Ajudar os alunos no entendimento da reflexão da luz, a representarem a luz através de raios e a se convencerem de que para vermos um objeto a luz precisa chegar aos olhos do observador. Conteúdo: Interação luz - visão, leis da reflexão e representação geométrica dos raios luminosos (caminho da luz). O que eu espero dos alunos:
Que eles tentem dizer se o colega, sentado de frente para um objeto colocado
no alto consegue vê-lo no espelho colocado na horizontal, à
sua frente. Se a resposta for negativa, tentem dizer o que este colega
deve fazer para conseguir ver o objeto, no espelho. : O que se vê num espelho colocado na vertical? Como representar os raios incidentes e refletidos? Objetivo: Ajudar os alunos a pensarem nos ângulos entre o espelho e os raios luminosos e discutir a necessidade da normal ao espelho no ponto de incidência. Falar das Leis da reflexão e da reversibilidade da luz. Conteúdo:
Leis da reflexão e reversibilidade da luz. Justificativa: Com esta atividade os alunos perceberão que os colegas sentados à direita verão os colegas sentados à esquerda e vice-versa. Concluirão que um colega verá o outro porque a luz incidirá sobre o colega, sofrerá reflexão difusa e irá para o espelho e do espelho irá para o olho do colega que é visto por ele. Poderão dizer que o raio de luz incidente e o raio de luz refletido formam um V em relação ao espelho e poderão estimar o ângulo de incidência e o ângulo de reflexão.
Experiência "Tuboscópio" Objetivo: Ajudar os alunos no entendimento das Leis da reflexão e também a perceberem que a imagem parece se formar atrás do espelho e que para verem um objeto é necessário que a luz chegue aos seus olhos. Conteúdo: Leis da reflexão. Justificativa: Com esta atividade os alunos podem se convencer de que a luz chegou aos seus olhos após sofrer um desvio no espelho (reflexão regular). A atividade também permite discutir com os alunos que o raio incidente, o raio refletido e a normal ao espelho estão no mesmo plano e que os ângulos de incidência e de reflexão são iguais. O que os alunos pensam: Alguns alunos pensam que os ângulos só são iguais se forem de 450 e que esses ângulos são entre os raios e o espelho e não entre os raios e a normal. Alguns alunos acham absurdo dizer que a imagem está atrás do espelho.
Onde está a imagem do objeto? Objetivo:
Ajudar o aluno na construção geométrica da imagem
de objeto "atrás" do espelho plano. Conteúdo:
Imagem de um objeto extenso, representação da construção
de imagens, imagem de objeto pontual. Justificativa:
Os alunos podem medir a distância do objeto ao espelho e da imagem
ao espelho e perceber que as distâncias são iguais.
Atividade 9 (11a aula) Um pouco de matemática. 1 - A planta de uma sala retangular está observada na figura. No ponto O encontra-se um observador. Dois espelhos planos A e b estão colocados nas paredes da sala. Indicar na figura a região da sala em que um objeto poderá ser colocado, para que o observador possa vê-lo, por reflexão em um espelho, em qualquer um dos espelhos.
Questões sobre luz e visão do teste diagnóstico. 1 - Beto e seu gato Félix estão numa sala
completamente escura e não há nenhuma luz lá. Você
acredita que Beto: 2 - Da mesma forma como na questão anterior (a
sala está completamente escura e não há luz). Você
acredita que o gato Félix: 3 - No diagrama abaixo, Sueli vê a árvore. A luz do Sol ajuda Sueli a ver a árvore? Explique por quê. Objetivo: Ajudar o aluno entender que se houver luz no ambiente, qualquer objeto será visto por um observador desde que esta luz ao sofrer reflexão neste objeto chegue aos olhos do observador. Conteúdo:
Relação entre luz e visão.
Caixa escura - uma avaliação. Objetivo: Avaliar a aprendizagem dos alunos sobre a necessidade de luz para vermos um objeto e a necessidade da luz chegar ao olho do observador e também avaliar a aprendizagem dos alunos sobre reflexão difusa e regular e as leis da reflexão. O que eu espero dos alunos: Que descobrir o número de espelhos, onde eles estão, onde estão a arara azul e a pata e quantos patinhos são. Justificar usando as Leis da reflexão. Justificativa: Fazer o aluno perceber que se não há nenhuma luz na caixa, ele não verá nada, e que se entrar alguma luz ele verá alguma coisa. Perceber também se dá para concluir que há algum espelho e verificar qual é a explicação do aluno para esta conclusão. Durante a atividade podem surgir as questões: Os alunos terão que desenhar o caminho percorrido pela luz da arara ao espelho e deste ao olho do observador para eu avaliar o entendimento deles sobre as leis da reflexão.
Atividade 11 (16a e 17a aulas) A régua parece quebrada. Por quê? Objetivo: Ajudar o aluno entender o que está acontecendo com a luz que vem do objeto, quando ela passa de um meio transparente para outro meio também transparente. Conteúdo: Refração da luz. O que o aluno pensa: Que a luz entorta, assim como o objeto colocado dentro da água. Justificativa: Os alunos podem expressar suas idéias através de um desenho em que mostram o caminho percorrido pela luz do objeto ao olho do observador. Questões que poderão ser feitas durante
a atividade:
Atividade 12 (18a e 19a aulas) A experiência "Pescaria" Objetivo: Explicar a refração de um raio de luz partindo de um ponto. O que espero dos alunos: Que desenhem o caminho da luz refletida do objeto, no fundo da vasilha até os olhos do observador e tentem mostrar onde está o objeto. Cada aluno estará numa posição diferente. Apresentarei o problema abaixo para discutir com
os alunos.
Atividade 13 (20a e 21a aulas) A refração em outros materiais. Objetivos: Ver e compreender o comportamento da luz ao atravessar outros materiais transparentes, por exemplo, resina, vidro, e também desenhar o raio de luz incidente e o raio de luz refratada, medir os ângulos de incidência e o de refração, calcular o índice de refração nesses meios. Conteúdos: Raios de luz incidente e refratada, ângulos de incidência e de refração e índice de refração.
Experiências com bolinhas - Um modelo para a luz. Objetivos: Fazer uma analogia com o comportamento da luz em diferentes situações, isto é, a luz refletida após incidir em um espelho e a luz refratada ao passar de um meio transparente para outro também transparente. Ajudar os alunos a pensarem em um modelo para a luz. Também pretendo introduzir na discussão a velocidade da luz em meios diferentes. Conteúdo: Modelo corpuscular da luz. O que eu espero dos alunos:
Que os alunos marquem com giz a trajetória de uma bolinha que incide
sobre uma parede e sofre reflexão, tracem a normal à parede,
no ponto de incidência e meçam o ângulo formado entre
a linha que representou a trajetória da bolinha na ida e a normal
e o ângulo formado entre a trajetória da bolinha na volta
e a normal. Justificativa:
Com esta atividade os alunos perceberão que após a passagem
pelo degrau a velocidade da bolinha aumenta, porque ela é impulsionada
e depois sua trajetória sofre um desvio. Os alunos poderão
compreender que o degrau representa a superfície de separação
entre a água e o ar e provavelmente aceitarão que a luz
pode ser representada por bolinhas (partículas) também na
refração da luz.
Atividade 15 (24a e 25a aulas) O modelo corpuscular explica todos os fenômenos da luz? Objetivo: Surpreender os alunos com um fenômeno que não pode ser explicado com o modelo de luz como partícula e fazê-los pensar em outro modelo para a luz. Conteúdo: Modelo ondulatório da luz. Justificativa: Partindo da experiência com o fio de cabelo sendo iluminado por um laser, os alunos se surpreenderão com a figura de difração que aparece em um anteparo e isso provavelmente possibilitará a tentativa de explicações para o observado, e assim haverá a necessidade de encontrarmos outro modelo para a luz, o modelo ondulatório. Questão para problematizar o fenômeno: |
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