Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Planejamento Incial de Óptica

Danielle

 

2° ANO DO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDOS

1° e 2° Bimestres

" Luz
" Fontes de luz
" Princípios da óptica geométrica
" Reflexão da luz
" Espelhos planos
" Refração da luz
" Leis da refração
" Difração
" Espelhos esféricos
" Leis de Gauss
" Lentes esféricas
" Instrumentos ópticos
" Globo ocular
" Defeitos da visão


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Entender o fenômeno da luz e sua importância para a visão.
-Compreender como a imagem se forma no olho e que isso ocorre devido à luz.
-Discutir que a luz se propaga com uma velocidade e que no vácuo esse valor será constante.
-Compreender como ela se propaga e sua diferença de velocidade e direção ao mudar seu meio de propagação.
-Compreender a formação de imagens e como isso possibilitou avanços tecnológicos em diversas áreas
-Entender o funcionamento do olho humano, seus defeitos e as lentes corretoras.
-Verificar as aplicações práticas da óptica nos instrumentos ópticos e fibras ópticas.
-Entender o que ocorre com a luz quando em seu caminho ela encontra obstáculos.


Planejamento Detalhado
1° aula
Discutir a visão e como é possível enxergarmos. Perguntar aos alunos: O que nos permite ver os objetos ao nosso redor?
Discutir a importância da luz para a visão.
Aplicar o questionário que visa descobrir quais são as concepções dos alunos.

2° aula
Discutir o questionário e as respostas apresentadas, buscando fazê-los chegar à conclusão de que para podermos enxergar é necessário que haja luz.
Pedir material para a construção da câmara escura.

3° aula
Construir a câmara escura e testar. Discutir com eles a propagação retilínea da luz, a formação da imagem no olho humano. Discutir como é possível enxergarmos e se enxergamos em qualquer situação.

4° aula
Começar perguntando se vemos tudo com nitidez sempre. Discutir os meios de propagação da luz; para isso, usar folha de transparência, papel vegetal e folha de sulfite e uma lanterna com a luz incidindo em cada meio. Falar sobre os meios de propagação da luz.

5° aula
Explicar a reflexão da luz. Perguntar ao alunos:
De onde a luz vem?
O que acontece quando ela alcança o objeto? E depois?
Discutir a reflexão difusa e especular.
Resolver exercícios sobre propriedades da luz e seus meios de propagação.

6° aula
Correção dos exercícios da aula anterior.

7° aula
Colocar um espelho na lousa e perguntar aos alunos se eles podem descobrir o que eu estou vendo no espelho. Perguntar aos alunos:
É possível saber o que eu estou vendo?
Em qualquer posição da sala em que eu estiver, verei sempre a mesma coisa? Por que?
Mostrar que esse é o caso da reflexão especular. Discutir as leis da reflexão e pedir material para experimento.

8° aula
Atividade: pedir aos alunos que formem duplas e fixar o espelho em uma posição no papel milimetrado. Colocar uma caneta perpendicular ao espelho e procurar a posição de sua imagem. Depois colocar uma caneta com um ângulo menor que 90° em relação ao espelho e traçar o caminho da luz, a posição da imagem, o ângulo de incidência e refletido.

10° aula
Exercícios sobre reflexão da luz.

11° aula
Correção dos exercícios da aula anterior.

12° aula
Avaliação sobre o conteúdo de reflexão da luz.

13° aula
Refração da luz.
Mostrar um copo com água com uma caneta dentro. Perguntar aos alunos:
O que você está vendo?
O que aconteceu com a caneta?
Porque isso aconteceu?
Com a reflexão é possível discutir essa situação?
Procurar fazê-los compreender que a luz ao mudar de meio muda a direção de propagação e sua velocidade e isso faz com que a imagem seja distorcida em relação ao objeto.
Discutir o índice de refração dos meios.

14° aula
Exercícios sobre a velocidade da luz e índice de refração.

15° aula
Correção dos exercícios da aula anterior.

16° aula
Discutir as leis da refração e o caminho feito pela luz. Exercícios sobre as leis da refração.

17° aula
Correção dos exercícios sobre a refração.

18° aula
Atividade em dupla. Cada dupla terá um copo com água e uma caneta marcada dentro deles. Eles devem:
Desenhar o que vêem.
Desenhar o caminho da luz.
Explicar o fenômeno.

19° aula
Discutir a profundidade aparente. Mostrar um copo com água e uma caneta em pé dentro e outra idêntica no lado de fora e perguntar aos alunos o que eles vêem.
Estabelecer a relação com a refração da luz. Mostrar a relação entre o índice de refração do meio e a profundidade aparente.
Resolver exemplos.

20° aula
Resolver exercícios sobre profundidade aparente.

21° aula
Correção dos exercícios da aula anterior.

22° aula
Avaliação sobre a refração da luz.

23° aula
Discutir a reflexão total da luz.
Fazer o seguinte experimento: um bloco de vidro e um feixe de luz incidindo nele até que não ocorra mais a refração apenas reflexão.
Explicar as condições para que a reflexão total e o cálculo do ângulo limite.

24° aula
Resolução de exercícios sofre reflexão total.

25° aula
Correção dos exercícios da aula anterior.

As mudanças ocorreram porque meu planejamento inicial continham apenas os tópicos a serem trabalhados e agora especifiquei o que vou fazer durante as aulas e o objetivo para cada uma delas.


 
página anterior

página inicial