2°
ANO DO ENSINO MÉDIO
CONTEÚDOS
1° e 2° Bimestres
" Luz
" Fontes de luz
" Princípios da óptica geométrica
" Reflexão da luz
" Espelhos planos
" Refração da luz
" Leis da refração
" Difração
" Espelhos esféricos
" Leis de Gauss
" Lentes esféricas
" Instrumentos ópticos
" Globo ocular
" Defeitos da visão
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Entender o fenômeno da luz e sua importância
para a visão.
-Compreender como a imagem se forma no olho e que isso ocorre devido à
luz.
-Discutir que a luz se propaga com uma velocidade e que no vácuo
esse valor será constante.
-Compreender como ela se propaga e sua diferença de velocidade
e direção ao mudar seu meio de propagação.
-Compreender a formação de imagens e como isso possibilitou
avanços tecnológicos em diversas áreas
-Entender o funcionamento do olho humano, seus defeitos e as lentes corretoras.
-Verificar as aplicações práticas da óptica
nos instrumentos ópticos e fibras ópticas.
-Entender o que ocorre com a luz quando em seu caminho ela encontra obstáculos.
Planejamento Detalhado
1° aula
Discutir a visão e como é possível enxergarmos. Perguntar
aos alunos: O que nos permite ver os objetos ao nosso redor?
Discutir a importância da luz para a visão.
Aplicar o questionário que visa descobrir quais são as concepções
dos alunos.
2° aula
Discutir o questionário e as respostas apresentadas, buscando fazê-los
chegar à conclusão de que para podermos enxergar é
necessário que haja luz.
Pedir material para a construção da câmara escura.
3° aula
Construir a câmara escura e testar. Discutir com eles a propagação
retilínea da luz, a formação da imagem no olho humano.
Discutir como é possível enxergarmos e se enxergamos em
qualquer situação.
4° aula
Começar perguntando se vemos tudo com nitidez sempre. Discutir
os meios de propagação da luz; para isso, usar folha de
transparência, papel vegetal e folha de sulfite e uma lanterna com
a luz incidindo em cada meio. Falar sobre os meios de propagação
da luz.
5° aula
Explicar a reflexão da luz. Perguntar ao alunos:
De onde a luz vem?
O que acontece quando ela alcança o objeto? E depois?
Discutir a reflexão difusa e especular.
Resolver exercícios sobre propriedades da luz e seus meios de propagação.
6° aula
Correção dos exercícios da aula anterior.
7° aula
Colocar um espelho na lousa e perguntar aos alunos se eles podem descobrir
o que eu estou vendo no espelho. Perguntar aos alunos:
É possível saber o que eu estou vendo?
Em qualquer posição da sala em que eu estiver, verei sempre
a mesma coisa? Por que?
Mostrar que esse é o caso da reflexão especular. Discutir
as leis da reflexão e pedir material para experimento.
8° aula
Atividade: pedir aos alunos que formem duplas e fixar o espelho em uma
posição no papel milimetrado. Colocar uma caneta perpendicular
ao espelho e procurar a posição de sua imagem. Depois colocar
uma caneta com um ângulo menor que 90° em relação
ao espelho e traçar o caminho da luz, a posição da
imagem, o ângulo de incidência e refletido.
10° aula
Exercícios sobre reflexão da luz.
11° aula
Correção dos exercícios da aula anterior.
12° aula
Avaliação sobre o conteúdo de reflexão da
luz.
13° aula
Refração da luz.
Mostrar um copo com água com uma caneta dentro. Perguntar aos alunos:
O que você está vendo?
O que aconteceu com a caneta?
Porque isso aconteceu?
Com a reflexão é possível discutir essa situação?
Procurar fazê-los compreender que a luz ao mudar de meio muda a
direção de propagação e sua velocidade e isso
faz com que a imagem seja distorcida em relação ao objeto.
Discutir o índice de refração dos meios.
14° aula
Exercícios sobre a velocidade da luz e índice de refração.
15° aula
Correção dos exercícios da aula anterior.
16° aula
Discutir as leis da refração e o caminho feito pela luz.
Exercícios sobre as leis da refração.
17° aula
Correção dos exercícios sobre a refração.
18° aula
Atividade em dupla. Cada dupla terá um copo com água e uma
caneta marcada dentro deles. Eles devem:
Desenhar o que vêem.
Desenhar o caminho da luz.
Explicar o fenômeno.
19° aula
Discutir a profundidade aparente. Mostrar um copo com água e uma
caneta em pé dentro e outra idêntica no lado de fora e perguntar
aos alunos o que eles vêem.
Estabelecer a relação com a refração da luz.
Mostrar a relação entre o índice de refração
do meio e a profundidade aparente.
Resolver exemplos.
20° aula
Resolver exercícios sobre profundidade aparente.
21° aula
Correção dos exercícios da aula anterior.
22° aula
Avaliação sobre a refração da luz.
23° aula
Discutir a reflexão total da luz.
Fazer o seguinte experimento: um bloco de vidro e um feixe de luz incidindo
nele até que não ocorra mais a refração apenas
reflexão.
Explicar as condições para que a reflexão total e
o cálculo do ângulo limite.
24° aula
Resolução de exercícios sofre reflexão total.
25° aula
Correção dos exercícios da aula anterior.
As mudanças ocorreram porque meu planejamento
inicial continham apenas os tópicos a serem trabalhados e agora
especifiquei o que vou fazer durante as aulas e o objetivo para cada uma
delas.
|