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Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
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Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
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Planejamento inicial de Óptica Luiz Alberto |
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Introdução
O eixo principal do curso é dar ênfase na visão e um modelo de Luz que permite explicar como as coisas sejam percebidas pelo olho do observador e também como ocorrem os fatos observados acontecerem. Objetivo Desenvolver seus conhecimentos de óptica aplicando a situações diversas utilizando-os na interpretação da ciência em atividade tecnológica e nas atividades cotidianas. Dar condições para que o aluno utilize com confiança procedimento de resolução de problemas para desenvolver a compreensão dos conceitos. Desenvolver no aluno o raciocínio assim como a capacidade de análise, descrever e fazer relatos dos fenômenos observados. Que o aluno compreenda ao final do curso, a importância da presença da luz que deve ser refletida em um objeto e atingir o olho do observador para que este perceba através da visão a presença desse objeto. Deverá saber o que acontece com a luz quando ela muda de meios ópticos e sofre desvio em sua trajetória e que essa propriedade explica a formação de imagem no olho, além da utilização de vários instrumentos ópticos, no qual está o uso de lentes e espelhos. Porém o encaminhamento básico para o curso visa estimular a curiosidade e o interesse dos alunos e a possibilidade de que eles possam por eles mesmos entender outros fenômenos ópticos. Assuntos Abordados Princípios para a percepção dos objetos
pelo observador.
Atividade: Propagação da luz Essa atividade deverá apresentar questões
motivadoras para os alunos se envolverem e ao mesmo tempo passarem a terem
questões que servirão como referência para a continuidade
das aulas e também dar elementos para servir de assunto para os
alunos terem o que perguntar. Será usado um questionário
abordando o conhecimento prévio do aluno sobre como ele entende
a presença da luz para a percepção dos objetos através
da visão.
Propagação retilínea da luz Atividade: Câmara escura de Orifício Levar uma câmara escura para a sala e deixar os
alunos visualizarem as imagens produzidas por ela.
Reflexão regular da luz Atividade Reflexão em espelhos Levar um espelho para a sala de aula, posicionando-o de
frente para os alunos e questioná-los sobre quais são os
colegas que eles enxergam através do espelho? São os mesmos
para todos? Com essa informação é possível
determinar o caminho percorrido pela luz neste processo?
Refração da luz Com o auxílio de um recipiente (copo ou caneca) com água e uma vareta com parte de seu corpo submerso na água, devemos perguntar aos alunos por que observamos a imagem de uma vareta torta. Os alunos deverão explicar segundo sua percepção o motivo daquela imagem. Posteriormente os alunos deverão fazer um desenho justificando a trajetória da luz para que o observador tivesse a imagem daquela figura. O aluno deverá compreender que a água produz um desvio na trajetória da luz e que esse desvio é responsável por vermos uma figura deformada da vareta.
Avaliação Estas atividades poderão sofrer alterações
conforme o ritmo e a compreensão dos alunos. Sendo assim, a avaliação
será de acordo com a participação e interação
do aluno durante a realização das atividades, bem como sua
análise escrita sobre um fenômeno óptico apresentado
no semestre. |
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