Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Planejamento inicial de Óptica

Luiz Alberto

 

Introdução

O eixo principal do curso é dar ênfase na visão e um modelo de Luz que permite explicar como as coisas sejam percebidas pelo olho do observador e também como ocorrem os fatos observados acontecerem.

Objetivo
Criar condições para que o aluno possa compreender os conceitos, procedimentos e estratégias que lhe permitam desenvolver estudos posteriores.

Desenvolver seus conhecimentos de óptica aplicando a situações diversas utilizando-os na interpretação da ciência em atividade tecnológica e nas atividades cotidianas.

Dar condições para que o aluno utilize com confiança procedimento de resolução de problemas para desenvolver a compreensão dos conceitos.

Desenvolver no aluno o raciocínio assim como a capacidade de análise, descrever e fazer relatos dos fenômenos observados.

Que o aluno compreenda ao final do curso, a importância da presença da luz que deve ser refletida em um objeto e atingir o olho do observador para que este perceba através da visão a presença desse objeto. Deverá saber o que acontece com a luz quando ela muda de meios ópticos e sofre desvio em sua trajetória e que essa propriedade explica a formação de imagem no olho, além da utilização de vários instrumentos ópticos, no qual está o uso de lentes e espelhos. Porém o encaminhamento básico para o curso visa estimular a curiosidade e o interesse dos alunos e a possibilidade de que eles possam por eles mesmos entender outros fenômenos ópticos.

Assuntos Abordados

Princípios para a percepção dos objetos pelo observador.
- Fonte de luz;
- Reflexão difusa da luz no objeto;
- Posição do observador;
- Caminho percorrido pela luz.

 

Atividade: Propagação da luz

Essa atividade deverá apresentar questões motivadoras para os alunos se envolverem e ao mesmo tempo passarem a terem questões que servirão como referência para a continuidade das aulas e também dar elementos para servir de assunto para os alunos terem o que perguntar. Será usado um questionário abordando o conhecimento prévio do aluno sobre como ele entende a presença da luz para a percepção dos objetos através da visão.
As respostas dos alunos em sala de aula deverão ser apresentadas à classe para servir como elemento de discussão e encaminhamento para a proposta da aula.
Posteriormente deverá ser apresentado aos alunos uma caixa fechada feita de papelão, com um único orifício e alguns objetos dentro e uma lâmpada que poderá ser ligada depois. O aluno olhando através do orifício da caixa deverá perceber que para enxergar algum objeto será necessária a presença de luz.

 

Propagação retilínea da luz

Atividade: Câmara escura de Orifício

Levar uma câmara escura para a sala e deixar os alunos visualizarem as imagens produzidas por ela.
Para essa atividade deverá ser verificado a formação de imagem em câmara escura de orifício. O aluno deverá apresentar uma justificativa pelo fato dele observar uma figura invertida na face oposta ao orifício, podendo chegar a conclusão que a luz não desvia sua trajetória até atingir um obstáculo.
Poderá ser usada também a formação de sombra em um anteparo para explicar a propagação retilínea da luz.

 

Reflexão regular da luz

Atividade Reflexão em espelhos

Levar um espelho para a sala de aula, posicionando-o de frente para os alunos e questioná-los sobre quais são os colegas que eles enxergam através do espelho? São os mesmos para todos? Com essa informação é possível determinar o caminho percorrido pela luz neste processo?
Os alunos deverão fazer um modelo que explique este comportamento da luz. Essa atividade deverá dar condições para que os alunos formalizem uma das leis da reflexão.
Através da formação de imagem em espelhos planos devemos questionar os alunos qual é a real posição da imagem e qual a trajetória feita pela luz para que essa imagem pudesse ser percebida pelo observador.

 

Refração da luz

Com o auxílio de um recipiente (copo ou caneca) com água e uma vareta com parte de seu corpo submerso na água, devemos perguntar aos alunos por que observamos a imagem de uma vareta torta. Os alunos deverão explicar segundo sua percepção o motivo daquela imagem. Posteriormente os alunos deverão fazer um desenho justificando a trajetória da luz para que o observador tivesse a imagem daquela figura. O aluno deverá compreender que a água produz um desvio na trajetória da luz e que esse desvio é responsável por vermos uma figura deformada da vareta.

 

Avaliação

Estas atividades poderão sofrer alterações conforme o ritmo e a compreensão dos alunos. Sendo assim, a avaliação será de acordo com a participação e interação do aluno durante a realização das atividades, bem como sua análise escrita sobre um fenômeno óptico apresentado no semestre.


 
página anterior

página inicial