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Eletromagnetismo no Ensino Médio |
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Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
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Planejamento Inicial de Óptica Shizue |
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Público-alvo
- 2º ano do Ensino Médio
Introdução
Modelo do aluno Modelo Olho ativo 2. para enxergar a pessoa deve olhar, ao mesmo tempo, para
a fonte de luz e para o objeto observado. Modelo "banho de luz" Modelo físico Modelo Olho passivo
Proposta pedagógica - Construtivismo
Metodologia
O que eu espero que os alunos aprendam
até o final do curso Modelo físico - A luz é algo externo proveniente do Sol, da lâmpada ou de uma vela, que atinge um objeto. Depois de refletida pelo objeto, a luz entra em nosso olho numa trajetória reta, com intensidade inversamente proporcional à distância. a. Como a luz proveniente do ambiente a nossa volta participa do processo da visão, pois obtemos diversas informações sobre o ambiente através desse processo. Para isso, exploramos algumas propriedades da luz e estudamos fenômenos relacionados à formação de imagem e à estrutura e funcionamento do olho humano e examinamos o papel do cérebro no processamento das informações que chegam, por meio da luz, até a retina. b. Que os alunos de fato se apropriem dessas idéias para a interpretação de situações físicas diversas em nosso cotidiano, os tipos de lentes para óculos relacionados à dificuldade de visão, os instrumentos ópticos e seu funcionamento, dispositivos modernos como CD e laser e os modelos acerca da natureza da luz (partícula- onda).
A - Comportamento da luz 1ª atividade - Sondagem
diagnóstica Conteúdo - reflexão, luz - visão,
caminho da luz Objetivos Justificativa - Estimular a curiosidade dos alunos. É importante explorar os conhecimentos prévios dos alunos, a participação, as perguntas e suas respostas e, através da comparação das respostas, identificar o seu modelo, registrando suas pré-concepções sobre luz e visão.
2ª atividade - Como
vemos os objetos? Brilho - o que significa? Conteúdo - reflexão difusa, interação
luz-matéria, intensidade de luz, caminho da luz. Objetivos Justificativa - Fazer comparação com as respostas
anteriores verificar se houve mudança em seu modelo sobre luz e
visão, criando conflitos cognitivos.
3ª atividade - Observando
o caminho da luz Conteúdo - reflexão difusa - visão Objetivo - Entender a interação luz-objeto-olho. O que eu espero do aluno - que ele entenda que só
enxergamos a luz se entra em nosso olho. Além de perceber a trajetória
retilínea de propagação da luz, reforçar que
só podemos enxergar um objeto se ele emitir luz direta ou indiretamente.
Mas, há ainda um detalhe importante: é preciso que a luz
emitida pelo objeto entre em nosso olho. Justificativa - Testar se há luz no meio do caminho e entender como vemos um objeto para rebater a idéia dos alunos de que no escuro podemos ver a trajetória da luz da lanterna laser.
4ª atividade - Organização
das idéias utilizando as concepções dos alunos
5ª atividade - Olho
humano e a máquina fotográfica Conteúdo - propagação retilínea
da luz Objetivo - perceber que a luz entra no olho através
da pupila (orifício) para formar a imagem na retina (anteparo). O que se espera do aluno - entenda que a nossa visão
é tão fantástica que possibilita que um prédio
de 30 andares seja convertido numa imagem tão pequena que "cabe"
dentro do olho. Além disso, porque a imagem do prédio é
produzida na retina de cabeça para baixo e como o laboratório
fotográfico do cérebro trata logo de colocá-la no
lugar, fazendo isso num intervalo de tempo tão curto que não
percebemos nada. Justificativa - O modelo dos alunos ressalta o olho ativo e, ao observar a pupila que é o orifício por onde a luz entra no olho, o intuito é fazê-lo concluir que o olho é o sensor ou receptor de luz refletida pelo objeto, entendendo a trajetória do caminho da luz no processo da visão.
6ª atividade - Tempestade
de idéias Reflexão - Durante o dia, olhando pela janela de
uma casa, vemos os objetos que estão fora dela e apenas uma imagem
muito tênue de alguns objetos que estão dentro de casa. Durante
a noite com as luzes de casa acesas, a situação de inverte:
olhando pela mesma janela vemos com dificuldade o que está fora
de casa e vemos nitidamente a imagem dos objetos que estão no interior
da casa: Objetivo - entender intensidade de luz. Conteúdo - luz mais intensa - luz menos intensa
- Princípio da independência dos raios de luz O que eu espero do aluno - que ele entenda: a. A vidraça transmite parte da luz que incide sobre ela, caso contrário, não veríamos os objetos que estão fora de casa. Por outro lado, ela reflete parte da luz que incide sobre ela, caso contrário, não veríamos a imagem dos objetos que estão no interior da casa. Além disso, a vidraça absorve parte da luz que incide sobre ela e por isso, ela se aquece. As diferenças do que enxergamos quando olhamos para a mesma vidraça durante o dia e durante a noite dependem das condições de iluminação interna e externa da casa. b. Durante o dia a intensidade de luz é maior fora de casa do que dentro. Por isso, veremos principalmente os objetos que estão do lado de fora da casa, recebendo a luz externa que atravessa a vidraça e atinge nosso olho. c. Durante a noite, com as luzes da casa acesas, a intensidade
de luz é maior dentro de casa do que fora. Veremos principalmente
a luz interna sendo refletida pela vidraça e atingindo nosso olho,
formando imagens dos objetos. A vidraça, nesse caso, se comporta
como um espelho: Há muito mais luz interna sendo refletida pela
vidraça do que luz externa incidindo sobre ela e a atravessando. Justificativa - Discussão do questionário diagnóstico.
7ª atividade - Caixa
de Óptica* Justificativa - Verificar se os alunos entenderam o caminho da luz. *essa caixa foi idealizada pela profa. Paula
8ª atividade - Confrontando
idéias B - Interação da luz com a matéria
9ª atividade - Fontes
de luz Conteúdo - fonte de luz primária ou corpo
luminoso e fonte de luz secundária ou corpo iluminado. Objetivos O que eu espero do aluno - Compreenda que a natureza da
luz é a mesma - A maior parte dos objetos que nos rodeiam não
emite luz própria (corpo iluminado - fonte de luz secundária).
Ao serem iluminados por um corpo luminoso (fonte de luz primária),
eles absorvem parte da luz que incide sobre eles e refletem outra parte
da luz, por isso, podemos vê-los. Justificativa - Através de observações do dia-a-dia saber diferenciar as fontes de luz e entender que conseguimos ver os olhos de uma pessoa porque a luz do ambiente (Sol ou lâmpada) é refletida pelos seus olhos e chega até o nosso olho e que entretanto, os olhos da pessoa não produzem essa luz, apenas refletem a luz.
10ª atividade - Materiais
que a luz atravessa ou não Conteúdo - reflexão, absorção
e transmissão Objetivos O que se espera do aluno - Reflexão, absorção
e transmissão nunca ocorrem de forma isolada. Ao incidir em um
objeto, parte da luz pode ser refletida e outra parte, absorvida ou transmitida. Justificativa - Perceber um dos efeitos na interação luz-matéria: entender a reflexão (os objetos refletem luz em todas as direções com maior intensidade ou com menor intensidade), um fenômeno muito importante para nossa vida diária, pois graças a ela é que podemos ver um objeto em qualquer posição.
11ª atividade - Investigando
as sombras Conteúdo - Princípio da propagação
retilínea da luz - Princípio da independência dos
raios de luz - reflexão difusa - imagem. Objetivo - A propagação retilínea
da luz é responsável pela formação da sombra
de corpos opacos. O que se espera do aluno - Perceba que as sombras só
existem porque a luz se propaga em linha reta. Justificativa - As sombras podem nos ajudar a constatar que a luz de fato se propaga em linha reta. Se a luz fizesse curvas, poderia iluminar a região atrás dos objetos que estão na frente de uma fonte de luz.
12ª atividade - Como
a luz participa do processo da visão. Conteúdo - propagação retilínea
da luz Objetivos O que se espera do aluno - Entenda a interação
luz-objeto-olho - Perceba que o olho vê quando a luz entra no olho
e compreender o papel da luz no processo da visão e a imagem invertida
- Enxergamos o objeto quando a luz refletida por ele atinge nossos olhos.
Como funciona o nosso órgão de percepção da
luz, através de analogias com a câmara escura e com a máquina
fotográfica. Papel do cérebro no processamento das informações
que chegam, por meio da luz, até a retina. Justificativa - Para que possamos compreender o comportamento da luz no caso da câmara escura e em outras situações, precisamos ter claro essa questão básica: como se dá o fenômeno da visão? E descobrir como essa luz entrou na câmara para que a imagem ficasse invertida.
13ª atividade - aula
expositiva C. Fenômenos luminosos
14ª atividade - Espelho
plano colado na lousa Conteúdo - reflexão regular - Leis da reflexão
- reversibilidade da luz. Objetivos O que se espera do aluno - Perceba que um colega sentado
à direita verá o colega sentado à esquerda e vice-versa,
porque a luz incidirá sobre o colega, sofrerá reflexão
difusa, alguns raios irão para o espelho e do espelho para o olho
do colega que o vê. Justificativa - Inclinando o espelho para cima ou para baixo, muda-se o plano dos raios, facilitando o entendimento das leis.
15ª atividade - Tuboscópio Conteúdo - reflexão regular - imagem virtual Objetivos - estimular o aluno a pensar e refletir sobre
a posição da imagem no espelho plano. O que se espera do aluno - perceba que a posição
aparente da imagem é determinada pelos prolongamentos dos raios. Justificativa - Visualizar a propagação retilínea da luz, entender a reflexão (os objetos refletem luz em todas as direções), reflexão através do tuboscópio, construção da imagem no espelho plano.
16ª atividade - Observar
a imagem do porquinho
17ª atividade - 1ª
lei da Reflexão Conteúdo - propagação retilínea
da luz - leis da reflexão Objetivos - análise quantitativa O que se espera do aluno - comprove que o ângulo
de incidência é igual ao ângulo de reflexão. Justificativa - É possível fazer medidas para comprovação da 1ª lei da reflexão.
18ª atividade - Comprovando
a 2ª lei da reflexão Justificativa - Comprovar diferentes planos de incidência dos raios, através da reta Normal.
19ª atividade - Reflexão
total Conteúdo - propagação retilínea
da luz, reflexão Objetivo - demonstrar o fenômeno da Reflexão
Total: o ângulo de incidência deve ser maior que um determinado
valor, chamado Ângulo Limite de Refração. Esse ângulo
depende do par de meios considerados, no caso da água e ar, é
aproximadamente 49º. O que se espera do aluno - perceba a aplicação
no cotidiano: nos prismas retos, os raios que incidem perpendicularmente
às faces, sofrem reflexão total uma ou 2 vezes. Justificativa - Os "olhos de gato" nos caminhões e bicicletas, são formados por uma série de prismas e, por esta razão "acendem" quando a luz de outro carro os atinge. Entender a utilidade da fibra óptica para um dentista ou para um cirurgião.
20ª atividade - Caneta
quebrada Conteúdo - refração Objetivo - mostrar o desvio que um feixe de luz sofre quando
incide obliquamente na superfície de separação entre
2 meios ópticos diferentes. O que se espera do aluno - perceba que a luz que chega
no olho do observador vem do objeto, e não da imagem como parece,
o que dá a impressão do objeto quebrado. Justificativa - Fazer uma análise do feixe luminoso que passa a se propagar da água para o ar.
21ª atividade - 1ª
lei da Refração Conteúdo - mudança na direção
de propagação da luz - leis da refração Objetivos - análise quantitativa O que se espera do aluno - comprove que o ângulo
de incidência é igual ao ângulo de refração. Justificativa - É possível fazer medidas para comprovação da 1ª lei da refração.
22ª atividade - aula
expositiva D. Natureza da luz
23ª atividade - Luz:
partícula ou onda? Conteúdo - característica de uma onda - difração
- interferência - polarização Objetivos O que se espera do aluno - entender o funcionamento de
elementos que fazem parte do nosso dia-a-dia: porta automática,
fotômetro dos fotógrafos, calculadora "solar" -
que dependem da incidência de luz em uma certa região ou
local. Nos 2 primeiros, a energia luminosa é transformada em elétrica
e, depois, em movimento; na calculadora a luz é transformada em
energia elétrica e, em seguida, novamete em luz. Justificativa - A teoria quântica da luz admite a dualidade onda e partícula nas diferentes possibilidades de sua interação com a matéria.
24ª atividade - A
cor dos objetos Conteúdo - reflexão - freqüência
- comprimento de onda Objetivos - Comprovar que quando você vê um
arco íris, gotinhas d´água no céu enviam luz
vermelha para os seus olhos, e outras mais abaixo, enviam luz amarela,
verde, azul, e violeta, esses raios viajam em direções diferentes. O que se espera do aluno - perceba que a cor de um objeto
varia, conforme o modo como o iluminamos. Justificativa - Mecanismo que nos permite perceber as diferentes cores.
25ª atividade - aula expositiva |
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