Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Perguntas feitas aos alunos durante a apresentação de seus trabalhos montagem de uma bússola

Regina

 

1- Qual é a extremidade da agulha magnetizada que indica para o norte geográfico? Explique:

Para chegar à resposta o aluno começa a pensar onde o Sol nasce. Se o aluno conseguir esta resposta pode definir onde fica o norte.
Devemos ouvir os alunos sobre estas idéias e, se necessário, complementar com a informação de que o Sol nasce no leste e se põe no oeste. Eles se lembram disso e começam a discutir onde o Sol nasce indicando diferentes sentidos. Definindo a posição de onde o Sol nasce, sabemos então onde é o leste, colocamos a mão direita indicando este sentido, a mão esquerda indica o oeste, na nossa frente é o norte e atrás é o sul. Para que isto se esclareça, o aluno precisa de algo mais para saber qual é a real posição norte, é nessa situação que precisamos dos pontos cardeais usando os locais onde o Sol nasce e se põe, e perceber onde está o norte e o sul.
Dessa forma levamos o aluno a pensar sobre qual é a posição correta do norte, e com isso o aluno percebe qual é a extremidade da agulha da bússola que aponta para o norte.


2- Qual é o pólo magnético da agulha da bússola que indica para o sul magnético que é o norte geográfico?

A agulha da bússola é atraída para o norte (o pólo norte da agulha aponta para o norte), que chamamos de norte geográfico, que será o sul magnético, sabendo-se que pólos diferentes se atraem. A idéia é que o aluno perceba que a agulha da bússola é um ímã que se orienta na direção norte-sul e que uma das extremidades que é o pólo norte da agulha aponta para o norte geográfico, que é o sul magnético da Terra. A Terra pode ser considerada um grande ímã que gera um campo magnético ao seu redor que é percebido através da bússola, onde todas as agulhas indicam direções paralelas desse campo magnético terrestre.
É interessante fazer um esquema dessa representação para discutir com a sala.


Forneça um ímã para o aluno.
3- Como podemos utilizar uma bússola para determinar os pólos de um ímã?

O aluno pode facilmente responder a essa questão a partir do conhecimento que a agulha da bússola é um ímã, e que o pólo norte da agulha aponta para o norte geográfico (normalmente esta extremidade da agulha aparece pintada).

Ver experimento “Construção de uma bússola”...

Ver avaliação...


 
página anterior

página inicial