Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Determinação da posição de imagens com espelho plano

Regina Costa

 


OBJETIVO:

Perceber o que o aluno entendeu das aulas de reflexão da luz e construção geométrica das imagens nos espelhos planos.
Percebi que as aulas estão acontecendo, os alunos estão realizando as construções geométricas nos espelhos planos que estou fazendo na lousa. Uns alunos fazem com muito capricho e outros nem tanto. Mostram interesse pela construção, mas não sei o que estão entendendo sobre o que fazem. Por isso resolvi elaborar a atividade prática com espelho plano, para que eles realizem em grupos. (Ver roteiro da atividade)

 

DESCRIÇÃO DO PLANEJAMENTO DA AULA:

Já apliquei esta atividade em uma sala e notei interesse dos alunos em realizá-la, pois demonstraram entusiasmo em manipular o material, leram atentamente o roteiro da atividade, fizeram perguntas e perceberam semelhanças com assuntos das aulas anteriores .
Percebi que a atividade que preparei para uma aula é muito longa, ela deve ser realizada em duas aulas. Achei interessante, pois os alunos pediram para continuar na próxima aula, isso já me deixou mais animada, pois é sinal que querem fazer mais, completar o que ficou insuficiente em suas folhas.

 

 

COMENTÁRIO DA 1ª PARTE DA ATIVIDADE - DETERMINAR A POSIÇÃO DA IMAGEM

Para determinar a distância da imagem até o espelho, muitos alunos já achavam, intuitivamente, que a caneta 2, que representa a imagem, devia ser colocada na mesma distância da caneta 1 com o espelho. Eles queriam partir do resultado que deveriam chegar.
Muitos alunos me perguntaram se tinha que ser a mesma distância.
Perceberam que colocando a caneta 2 atrás do espelho foi possível visualizar apenas uma caneta.

 

COMENTÁRIO DA 2ª PARTE - VERIFICAR AS LEIS DA REFLEXÃO

Alguns alunos que chegaram nesta parte me pediram o transferidor, mas não sabiam muito bem o que medir, outros traçaram a normal de maneira errada.

 

COMENTÁRIO GERAL:

Preparei um primeiro texto da atividade que apliquei na primeira sala, e notei que ficaram falhas na escrita, o que criou algumas situações em que os alunos não entenderam o que eu queria que eles fizessem. Melhorei o texto para as próximas salas.
Acredito que com esta atividade eu consiga fazer com que os alunos se interessam mais pelo assunto e entendam a linguagem utilizada para construção das imagens nos espelhos planos, já que percebi o seguinte nas aulas anteriores: 
- Alguns alunos não faziam a simetria entre o objeto e a imagem.
- Os alunos confundem o caminho da luz com os segmentos pontilhados para determinar a posição da imagem.
- Alguns alunos não conseguem distinguir o que é luz do resto da construção.
- Alguns alunos tiveram dificuldade de repetir a mesma construção.

Penso que é importante essa discussão sobre a reflexão, para facilitar o estudo posterior da refração da luz.

Penso também que é importante o aluno construir individualmente um instrumento óptico (periscópio, por exemplo) onde ele consiga identificar o que estamos estudando em aula; isso porque o aluno costuma copiar as tarefas escritas dos colegas que fazem em casa; qualquer que seja a tarefa escrita. No entanto, esse tipo de atividade individual serve para cada aluno se dedicar exclusivamente à sua construção, onde ele deposita sua criatividade e seu conhecimento que aprendeu em sala de aula. O aluno, nesse caso, tem uma ocupação em casa para melhorar seu aprendizado. É um tempo em que ele está fora da escola, que normalmente não se lembra da escola, mas que pode ser aproveitado para aprender melhor os assuntos discutidos nas aulas.


 
página anterior

página inicial