![]() |
Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
|
![]() |
||||
Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
|
![]() |
||||||
|
|||||||
Determinação da posição de imagens com espelho plano Regina Costa |
|||||||
|
|||||||
OBJETIVO: Perceber o que o aluno entendeu das aulas de reflexão
da luz e construção geométrica das imagens nos espelhos
planos.
DESCRIÇÃO DO PLANEJAMENTO DA AULA: Já apliquei esta atividade em uma sala e notei
interesse dos alunos em realizá-la, pois demonstraram entusiasmo
em manipular o material, leram atentamente o roteiro da atividade, fizeram
perguntas e perceberam semelhanças com assuntos das aulas anteriores
.
COMENTÁRIO DA 2ª PARTE - VERIFICAR AS LEIS DA REFLEXÃO Alguns alunos que chegaram nesta parte me pediram o transferidor, mas não sabiam muito bem o que medir, outros traçaram a normal de maneira errada.
COMENTÁRIO GERAL: Preparei um primeiro texto da atividade que apliquei na
primeira sala, e notei que ficaram falhas na escrita, o que criou algumas
situações em que os alunos não entenderam o que eu
queria que eles fizessem. Melhorei o texto para as próximas salas. Penso que é importante essa discussão sobre a reflexão, para facilitar o estudo posterior da refração da luz. Penso também que é importante o aluno
construir individualmente um instrumento óptico (periscópio,
por exemplo) onde ele consiga identificar o que estamos estudando em aula;
isso porque o aluno costuma copiar as tarefas escritas dos colegas que
fazem em casa; qualquer que seja a tarefa escrita. No entanto, esse tipo
de atividade individual serve para cada aluno se dedicar exclusivamente
à sua construção, onde ele deposita sua criatividade
e seu conhecimento que aprendeu em sala de aula. O aluno, nesse caso,
tem uma ocupação em casa para melhorar seu aprendizado.
É um tempo em que ele está fora da escola, que normalmente
não se lembra da escola, mas que pode ser aproveitado para aprender
melhor os assuntos discutidos nas aulas. |
|||||||
| |||||||