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O objetivo era fazer a eletrólise e compreender
a movimentação de cargas nos condutores sólidos e
no liquido.
Estavam presentes dois alunos, que participaram das duas primeiras aulas.
Entreguei aos alunos as instruções para o experimento: eletrólise
com eletrodos inertes, com os materiais: dois lápis, um potinho
com tampa de plástico contendo água, sal de cozinha, fios
de jacaré, uma lâmpada de lanterna, um led, uma bateria ou
três pilhas. Neste ponto do programa eles já haviam trabalhado
com o circuito das duas aulas anteriores.
A tarefa:
Com este
material monte o experimento de acordo com o desenho e responda as questões:
1 - O que foi observado no experimento? Como você explica o que
foi observado?
2 - Existe corrente elétrica neste experimento?
3 - Como você sabe se há corrente elétrica?
4 - Se há corrente elétrica, como se explica o aparecimento
desta corrente elétrica?
Os alunos montaram o experimento, inicialmente com o potinho com água
dentro e os fios ligados numa bateria e foram respondendo as questões
oralmente, para depois passarem para o papel suas explicações.
Os alunos disseram que não aconteceu nada dentro do potinho, não
perceberam nenhuma mudança. Pedi que um aluno colocasse duas colheres
de sal na água e observassem novamente. Continuaram dizendo que
não viam nada de diferente. Como eu sabia que deveriam aparecer
bolhas nas pontas dos lápis, que estavam submersos, percebi que
algo estava errado, então falei para os alunos que deveríamos
verificar os contatos e se a bateria estava funcionando.
Os alunos viram que os contatos estavam corretos, então pedi que
os alunos tirassem a bateria do circuito para ver se ela estava funcionando,
tentando acender uma lâmpada com ela, como a lâmpada não
acendeu, percebemos que a bateria estava descarregada. No lugar da bateria
colocamos três pilhas em série. Assim que fechamos o circuito
com as três pilhas, as bolhas apareceram nas pontas dos lápis.
Depois de responder as questões oralmente os alunos tiveram que
escrevê-las e me entregar. Antes dos alunos escreverem as respostas
pedi para colocarem um led e um motorzinho (separadamente) no circuito.
Um aluno colocou o led em paralelo (ver desenho), o led acendeu.
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Pedi que os alunos abrissem o circuito e colocassem o led em série
e depois o motorzinho. Os dois funcionaram. Pedi que os alunos desenhassem
o caminho percorrido pela corrente elétrica, percebi pelos desenhos
que a corrente elétrica percorria o circuito em um sentido. Neste
momento apresentei um multímetro e ensinei os alunos a usarem o
multímetro para medir a corrente elétrica no circuito e
a tensão entre os vários elementos do circuito, nas extremidades
das pilhas e a tensão no motorzinho.
As respostas dadas pelos alunos foram:
1 - "Eu observei que com
a água sem sal só com os fios e as pilhas, não aconteceu
nada, mas colocando o sal na água ocorrem cargas, porque o sal
com água vira um elemento químico."
1 - Foi observado que o pote tinha alguns compostos químicos como
o cloro, que estava no sal (NaCl), que fazia com que a água fizesse
um tipo de bolha e estava chegando até o pote eletricidade, que
vinha das pilhas ligadas com o jacarezinho e os dois lápis.
2 - Sim.
2 - Sim.
3 - "Porque quando colocamos as pilhas com dois fios nos lápis,
que estão na água com sal começou a sair bolinhas,
um feito químico que gerou cargas".
3 - "Sabemos que é uma corrente elétrica porque fizemos
muitos testes, por exemplo, testamos com um multímetro, testamos
lâmpadas e leds. E também sabemos que nas pilhas tem energia
elétrica."
4 - "Com o ajuntamento de todos os materiais apareceu o que chamamos
de corrente elétrica. Um precisa do outro para poder formar algo".
4 - "Por uma fusão de NaCl e H2O que compõe a forma
da eletricidade."
Nas explicações dos alunos apareceu
a idéia de que todos os componentes, inclusive as soluções,
são importantes para se ter corrente elétrica, mas ainda
não sabem bem explicar.
Os alunos não tiveram dificuldade em compreender que o circuito
estava sendo fechado através do líquido e que a corrente
elétrica circula num sentido. Perceberam que há cloro (gás)
devido ao cheiro característico. Os alunos não têm
idéia sobre os íons, sobre os elétrons ou mesmo sobre
o átomo; ainda não devem ter estudado em química
(este é um bom momento para pensar na integração
com outras disciplinas e com outros professores) preciso trabalhar estes
conceitos para que eles possam realmente entender corrente elétrica
como o movimento de cargas num sentido preferencial. Eles falam de carga
e partículas, mas não sabem o que são, nem de onde
vêm.
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