|
Todos os alunos já fizeram o desenho do átomo.
Este desenho será usado para discussão da estrutura microscópica
do condutor e perguntar onde está o átomo dentro do desenho
do fio (na 4ª parte da aula - 3ª questão), isso quando
formos discutir por que a lâmpada acende.
1ª aula: Lanterna
Objetivo Geral: Apresentar a questão macroscópica do estudo
da eletricidade.
Objetivo específico: Perceber a necessidade da fonte de energia
para acender uma lâmpada, com determinado valor de tensão,
que pode ser medida pelo multímetro, bem como da necessidade do
circuito ser fechado, mas que essas condições apenas não
são suficientes para que a lâmpada acenda. Ainda outros fatores
serão discutidos, como a resistência dos materiais condutores,
a potência da lâmpada.
1ª parte:
Escrever uma introdução ao estudo da eletricidade
Falar da importância da eletricidade em nosso dia-a-dia e dos diversos
tipos de aparelhos.
2ª parte:
Quando falta a luz fazemos uso de vela ou lanterna.
Vamos começar nosso estudo conhecendo como se acende a lâmpada
na lanterna:
Cada grupo de cinco alunos deve fazer um esquema de como a lâmpada
da lanterna acende.
Escrever na lousa:
Atividade em grupos de cinco alunos
Fazer o esquema de como acende a lâmpada de uma lanterna.
Escrever os elementos necessários para que a lâmpada acenda.
3ª parte:
Observar o levantamento das idéias dos alunos. Sugerir para que
algum grupo comente seu desenho e fale da relação dos elementos
necessários para que a lâmpada acenda na lanterna.
Observar as diferenças e semelhanças entre os desenhos.
4ªparte:
Depois do levantamento do material da lanterna, fornecer uma lâmpada
pilha e apenas um fio, e pedir para acender a lâmpada.
Na mesma folha do desenho da lanterna:
Escrever na lousa:
1- Fazer um esquema dos materiais com a lâmpada acesa.
2 - Responda: Como e porque a lâmpada acende?
3 - Amplie um pedaço do fio e tente explicar o que está
acontecendo quando a lâmpada está acesa.
5ªparte:
Discutir os desenhos.
Perceber nos desenhos o contato da pilha com a lâmpada e fios.
Perceber se os alunos mostraram um caminho do circuito no desenho.
Já definir que precisamos ter um caminho fechado para passar "alguma
coisa" que faz a lâmpada acender.
Pesquisar: Como é a lâmpada por dentro
Pense nisso: Você já fez parte de um circuito elétrico?
Fica para próxima aula:
O que podemos medir nesse circuito? Apresentar o multímetro para
fazer medidas de tensão e corrente.
Quais as diferentes maneiras de construir um circuito com duas lâmpadas
acesas? Pretendo apresentar circuitos em série e paralelo.
Na próxima aula, usando os esquemas apresentados pelos alunos,
pretendo sugerir a maneira correta de representação destes
elementos da eletricidade, como pilha, lâmpada, fios, multímetro,
e como medir tensão e corrente.
2ª aula de eletricidade:
Introdução:
Esta aula será aplicada aos alunos após terem realizado
a construção do circuito elétrico simples, com a
manipulação dos seguintes materiais: uma lâmpada,
uma pilha e um fio. Esta construção teve como objetivo perceber
os contatos da lâmpada e o circuito fechado. Após esta manipulação
com os materiais elétricos foi feita uma pesquisa sobre a lâmpada
incandescente para verificar como o caminho se fecha dentro da lâmpada.
Algumas questões foram levantadas:
- Qual o material do filamento da lâmpada
- Qual o gás que tem dentro da lâmpada e para que serve?
- A lâmpada tem pólo positivo e negativo?
- Qualquer pilha, ou fone de energia pode acender qualquer lâmpada,
ou mesmo a pilha grande de 1,5V serve para acender a lampadinha que usamos
no experimento?
Nesta aula quero explorar:
1- O caminho de dentro da lâmpada através do material de
pesquisa dos alunos.
2- Construir novamente o circuito para perceber se a lâmpada tem
polaridade.
3- Apresentar o multímetro e medir a tensão na pilha e na
lâmpada
4- Aplicar exercícios sobre o circuito simples e discutir as repostas
dos alunos
3ª aula de física do 3º ano do ensino médio
Assunto: circuitos elétricos
Objetivo: Conhecer a concepção dos alunos sobre o porquê
a lâmpada acende e o que acontece dentro do fio.
No início da aula apaguei as duas lousas, divida cada lousa em
três partes, distribuí giz em cada parte e pedi que os alunos
fizessem um alongamento nas mãos, dedos e braços, pois nesta
aula eles iriam escrever muito. Disse que eu sou muito rápida para
escrever na lousa e que nesta aula iríamos escrever muito. Os alunos
pediram para que eu não escrevesse muito, para que eu não
os fizesse sofrer.
Mas, depois dessa conversa, onde os alunos ficaram meio desconfiados,
falei que o trabalho era em grupo de no máximo 5 alunos, e o trabalho
era o seguinte:
Desenhar um circuito com dois fios, uma pilha e uma lâmpada e responder
as seguintes questões:
1- Porque a lâmpada acende?
2- O que acontece dentro do fio nesta situação?
Falei que após a discussão do grupo
de aproximadamente 20 minutos, apenas um aluno faria a apresentação
das idéias para a sala.
Todos participaram, sem exceção.
Faltando 20 minutos antes do sinal, pedi para começar as apresentações,
sendo que, eu iria ficar anotando as idéias de cada grupo
|