Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Descrição das três primeiras aulas de eletricidade
Regina

 



Todos os alunos já fizeram o desenho do átomo. Este desenho será usado para discussão da estrutura microscópica do condutor e perguntar onde está o átomo dentro do desenho do fio (na 4ª parte da aula - 3ª questão), isso quando formos discutir por que a lâmpada acende.

1ª aula: Lanterna

Objetivo Geral: Apresentar a questão macroscópica do estudo da eletricidade.
Objetivo específico: Perceber a necessidade da fonte de energia para acender uma lâmpada, com determinado valor de tensão, que pode ser medida pelo multímetro, bem como da necessidade do circuito ser fechado, mas que essas condições apenas não são suficientes para que a lâmpada acenda. Ainda outros fatores serão discutidos, como a resistência dos materiais condutores, a potência da lâmpada.

1ª parte:
Escrever uma introdução ao estudo da eletricidade
Falar da importância da eletricidade em nosso dia-a-dia e dos diversos tipos de aparelhos.

2ª parte:
Quando falta a luz fazemos uso de vela ou lanterna.
Vamos começar nosso estudo conhecendo como se acende a lâmpada na lanterna:
Cada grupo de cinco alunos deve fazer um esquema de como a lâmpada da lanterna acende.
Escrever na lousa:
Atividade em grupos de cinco alunos
Fazer o esquema de como acende a lâmpada de uma lanterna.

Escrever os elementos necessários para que a lâmpada acenda.

3ª parte:
Observar o levantamento das idéias dos alunos. Sugerir para que algum grupo comente seu desenho e fale da relação dos elementos necessários para que a lâmpada acenda na lanterna.
Observar as diferenças e semelhanças entre os desenhos.

4ªparte:
Depois do levantamento do material da lanterna, fornecer uma lâmpada pilha e apenas um fio, e pedir para acender a lâmpada.
Na mesma folha do desenho da lanterna:
Escrever na lousa:
1- Fazer um esquema dos materiais com a lâmpada acesa.
2 - Responda: Como e porque a lâmpada acende?
3 - Amplie um pedaço do fio e tente explicar o que está acontecendo quando a lâmpada está acesa.

5ªparte:
Discutir os desenhos.
Perceber nos desenhos o contato da pilha com a lâmpada e fios.
Perceber se os alunos mostraram um caminho do circuito no desenho.
Já definir que precisamos ter um caminho fechado para passar "alguma coisa" que faz a lâmpada acender.

Pesquisar: Como é a lâmpada por dentro
Pense nisso: Você já fez parte de um circuito elétrico?

Fica para próxima aula:
O que podemos medir nesse circuito? Apresentar o multímetro para fazer medidas de tensão e corrente.
Quais as diferentes maneiras de construir um circuito com duas lâmpadas acesas? Pretendo apresentar circuitos em série e paralelo.

Na próxima aula, usando os esquemas apresentados pelos alunos, pretendo sugerir a maneira correta de representação destes elementos da eletricidade, como pilha, lâmpada, fios, multímetro, e como medir tensão e corrente.


2ª aula de eletricidade:

Introdução:
Esta aula será aplicada aos alunos após terem realizado a construção do circuito elétrico simples, com a manipulação dos seguintes materiais: uma lâmpada, uma pilha e um fio. Esta construção teve como objetivo perceber os contatos da lâmpada e o circuito fechado. Após esta manipulação com os materiais elétricos foi feita uma pesquisa sobre a lâmpada incandescente para verificar como o caminho se fecha dentro da lâmpada.
Algumas questões foram levantadas:
- Qual o material do filamento da lâmpada
- Qual o gás que tem dentro da lâmpada e para que serve?
- A lâmpada tem pólo positivo e negativo?
- Qualquer pilha, ou fone de energia pode acender qualquer lâmpada, ou mesmo a pilha grande de 1,5V serve para acender a lampadinha que usamos no experimento?

Nesta aula quero explorar:
1- O caminho de dentro da lâmpada através do material de pesquisa dos alunos.
2- Construir novamente o circuito para perceber se a lâmpada tem polaridade.
3- Apresentar o multímetro e medir a tensão na pilha e na lâmpada
4- Aplicar exercícios sobre o circuito simples e discutir as repostas dos alunos


3ª aula de física do 3º ano do ensino médio

Assunto: circuitos elétricos
Objetivo: Conhecer a concepção dos alunos sobre o porquê a lâmpada acende e o que acontece dentro do fio.

No início da aula apaguei as duas lousas, divida cada lousa em três partes, distribuí giz em cada parte e pedi que os alunos fizessem um alongamento nas mãos, dedos e braços, pois nesta aula eles iriam escrever muito. Disse que eu sou muito rápida para escrever na lousa e que nesta aula iríamos escrever muito. Os alunos pediram para que eu não escrevesse muito, para que eu não os fizesse sofrer.
Mas, depois dessa conversa, onde os alunos ficaram meio desconfiados, falei que o trabalho era em grupo de no máximo 5 alunos, e o trabalho era o seguinte:
Desenhar um circuito com dois fios, uma pilha e uma lâmpada e responder as seguintes questões:

1- Porque a lâmpada acende?

2- O que acontece dentro do fio nesta situação?

Falei que após a discussão do grupo de aproximadamente 20 minutos, apenas um aluno faria a apresentação das idéias para a sala.
Todos participaram, sem exceção.
Faltando 20 minutos antes do sinal, pedi para começar as apresentações, sendo que, eu iria ficar anotando as idéias de cada grupo


 
página anterior

página inicial