![]() |
Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
|
![]() |
||||
Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
|
![]() |
||||||
|
|||||||
Concepções sobre a Luz e a Visão
José Paulo |
|||||||
|
|||||||
Esse teste contempla alguns aspectos da natureza e comportamento da luz e do processo de visão. Além de possibilitar o levantamento das concepções prévias, também oferece uma oportunidade para que os alunos exponham e tomem consciência dessas concepções. Ele foi elaborado durante meu Mestrado, sendo que algumas questões foram adaptadas de outros testes encontrados em diversos trabalhos que investigam concepções espontâneas em Óptica.
Teste diagnóstico 1) Numa noite limpa e escura, um carro está parado numa rua reta e plana. O carro está usando
faróis baixos. Um pedestre, que está parado na rua, consegue ver as luzes do farol. A ilustração
está dividida em quatro seções. Em quais seções há luz? Explique sua resposta.
3) Ainda com relação à questão 1, se o farol do carro estivesse ligado durante o dia, até onde a luz do farol chegaria? Explique sua resposta.
4) Beto e seu gato Félix estão numa sala completamente escura e não há nenhuma luz lá. Você acredita que Beto
Explique a razão da sua escolha.
5) Da mesma forma como na questão anterior (a sala está completamente escura e não há luz). Você acredita que o gato Félix a. não é capaz de ver a caixa. Explique a razão da sua escolha.
6) No diagrama abaixo, Sueli vê a árvore. A luz do Sol ajuda Sueli a ver a árvore? Explique por
quê.
7) O que acontece com a luz quando ela atinge:
8) Uma lanterna está iluminando uma porta. Uma mancha de luz branca pode ser vista na porta.
Uma placa de vidro vermelho é colocada na frente da lanterna. Uma mancha de luz vermelha é vista na porta. Explique como a placa de vidro muda a cor da mancha de branca para vermelha.
Faça um desenho para ajudar na explicação se desejar.
9) João está olhando para um balde. Há uma peça de plástico fixada no fundo. João não pode ver a peça. Explique por que não; faça um desenho para ajudar na explicação se desejar.
10) O balde agora é cheio com água. João pode ver o plástico, apesar de não ter se movido e o balde
com a peça terem permanecido no mesmo lugar. Explique por que João pode ver o plástico agora
que o balde está cheio d’água; faça um desenho para ajudar na explicação se desejar.
11) Imagine uma sala totalmente negra (chão, teto e paredes pintados de preto), onde não entra luz alguma. Há uma caixa também preta no chão. Você poderia vê-la se as luzes estivessem apagadas? E se as luzes estivessem acesas? Explique por quê.
12) A figura mostra Ana observando João pelo espelho em duas posições diferentes. Ela vê a imagem de João no mesmo lugar? Onde é esse lugar? Faça um desenho se desejar.
13) A figura abaixo mostra um objeto que se encontra além da borda direita de um espelho plano. Os observadores A e B podem ver a imagem do objeto? Onde está a imagem? Desenhe se desejar.
Concepções e exemplos de respostas - "Raio visual”: algo “vai” do olho do observador até o objeto.
"Eu acho que é, deve ser isso. Sei lá, luz que o sol transmite é bem mais forte que essa e não vai deixar essa luz chegar muito longe. Deve ser isso." "Bom eu acho que a luz do sol faz com que você enxergue menos aquela luz lá e essa luz não vai chegar muito longe. Eu acho por causa da luz do sol." “Eu tenho uma gata. Então o olho dela fica pequeno quando tem bastante claridade e ele aumenta quando não tem claridade. Então eu acho que ele vai enxergar.” "... o gato é um dos animais que tem o poder da visão e principalmente a noite, a noite a visão deles é muito mas eficaz, sinceramente eu não sei explicar em termos biológicos e genéticos, mas dá para afirmar que ele enxerga pois o olho dele até mesmo no escuro, fica luminoso talvez por isso ele tenha o poder da visão, sim ele enxerga facilmente a caixa com seu poderio da visão."
|
|||||||
| |||||||