Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Ensinar enquanto se aprende - Aprender enquanto se ensina

 

 

Esse é um pequeno texto feito pelos professores a partir de um relato da Profa. Regina Costa, em que ela faz uma reflexão sobre suas aulas e sua percepção sobre como as relações de ensino e aprendizagem estão se estabelecendo com seus alunos. A ideia chave apresentada aqui é a de quando o professor ensina, ele também pode aprender muito com seus alunos.

 

 

O relato da Regina

Sinto que aprendo com meu aluno quando ele me faz pensar, através de perguntas ou observações originais. Quando manifestações dele nos obrigam a elaborar um modelo mais adequado ou uma explicação mais detalhada ou precisa sobre o fenômeno. Quando eu aprendo algo com o meu aluno é porque eu estou conseguindo ensiná-lo.

Quando o professor põe em prática o planejamento, ele percebe se domina o conteúdo e, se seus alunos o estão acompanhando, ele percebe se aprendeu a metodologia e a didática adequadas.
Quando o aluno faz perguntas ou observações diferentes do esperado, faz o professor pensar, se o professor consegue entendê-lo e orientar o pensamento do aluno, o professor também aprendeu.
Quando você sabe do que o aluno está falando, é importante, para não dar logo de cara uma resposta que não ajudará na compreensão do aluno.
O professor sente que aprendeu quando o aluno aprende, quando o professor consegue ensiná-lo, ajudar o aluno a resolver os problemas dele, responder às questões dele sobre aquele tema.

Quando eu percebo que o meu aluno aprendeu - quando o aluno expressa idéias sobre o conteúdo. Quando ele consegue interpretar outras situações fora de sala de aula, relacionar fatos do cotidiano, entender o funcionamento de equipamentos, ou então quando ele faz comparações com situações diferentes, formula perguntas relacionadas ao assunto, quando se manifesta, faz relações, observações... Quando o modelo físico deixa de ser, para o aluno, uma entidade abstrata e passa a ser algo "quase visível", usado para tentar compreender o fenômeno. Ou quando ele faz transposição de raciocínio para situações novas.
Enfim, percebemos que o aluno aprendeu no dia-a-dia da aula, através do interesse e envolvimento dele nas atividades e de sua interação com o conteúdo e com os outros alunos e o professor.

E o aluno quietinho? Como saber que ele aprendeu? No dia da prova... ou através das atividades escritas. Alguns professores fazem listas de exercícios. Pra mim fica sempre uma incógnita.

 

Maria Helena

O ensinar e o aprender acontece no desenrolar da interação entre o professor e o aluno. Por exemplo: quando fui fazer com os alunos a atividade sobre a estrutura da matéria, o aluno fez perguntas sobre as quais eu não havia pensado e eu também coloquei para ele questões nas quais ele não havia pensado. Então, o ensinar e o aprender está ligado com a resolução de situações (problemas) que surgem desta interação; portanto não tem fim e na medida em que o aluno e o professor forem cada vez mais desenvolvendo esta capacidade de formular e resolver problemas, a aprendizagem está ocorrendo.

 

Rosa Valério

Quando o aluno expõe suas concepções e eu consigo pensar no objetivo da aula, faço um diálogo usando a idéia do aluno, orientando e encaminhando para o objetivo de ensino, considero que estou ajudando o aluno a construir o seu próprio modelo, sem dar a resposta imediata. Quando consigo fazer mais ou menos desse jeito sinto que o aluno está aprendendo.

O ensinar e aprender estão muito associados. Quando o professor aplica seu planejamento e consegue que o aluno exponha suas idéias, e através delas constrói um diálogo orientando para o objetivo da aula, nesse momento considero que o meu aluno está aprendendo. Também quando o aluno faz relação do conteúdo em questão com o seu dia-a-dia, ou quando consegue utilizar as fórmulas e também relacioná-las com o modelo físico construído, proporcionando facilidade de entender o cálculo e conteúdo proposto, todas essas situações me trazem indícios de um aprendizado consistente.
O professor que busca aprender a importância do planejar, e de como e por que dialogar com seus alunos, levando em consideração suas falas, consegue melhorar suas aulas, pois o aluno sente-se estimulado e mais envolvido com o compromisso de aprender.

 

Paula V. Costa

O professor pode sentir que aprendeu quando ele sente mais facilidade no encaminhamento da aula, quando consegue usar as idéias dos alunos para dar prosseguimento ao planejamento. Esse aprendizado é mais efetivo se o professor tem consciência dele, pois assim pode aproveitar melhor outras situações (mesmo momentaneamente ruins) que tenham potencial para levá-lo a aprender mais.

O professor pode sentir que o aluno aprendeu observando os resultados das avaliações (e, neste caso, a avaliação deve ser muito bem pensada, tendo em vista este objetivo) e no diálogo com o aluno em sala de aula. Pelas questões que o aluno faz e pelas respostas que dá às novas questões, podemos perceber o grau de entendimento que o aluno atingiu com relação ao conteúdo que queremos ensinar.

 

Maria Christina

Quando tentamos ensinar partindo das idéias dos alunos, isto é, construir com eles o conhecimento científico, necessitamos aprender a lidar com os imprevistos, com as dúvidas, com as ansiedades, tanto dos alunos quanto do professor.
Ao depararem com situações novas, onde têm que dar explicações para determinado fenômeno observado num experimento ou num problema conceitual, antes do professor ensinar o conteúdo, os alunos conseguem dar explicações próprias, mas ficam ansiosos pelas explicações do professor, querem que o professor diga se as suas explicações estão corretas ou não e diga qual é "A Resposta".
Se o professor não estiver firme na sua postura de construtivista dará logo as respostas, as explicações da física. Concordo que o professor não deve ficar esperando que os alunos cheguem sozinhos na explicação da física, mas deve dar condições para que os alunos pensem, reflitam, comparem idéias, aprendam a argumentar, defender suas idéias, fazer escolhas de idéias mais coerentes e abrangentes e avançar no conhecimento científico que se quer que ele aprenda.
Enquanto planeja e aplica este planejamento em sala de aula, o professor estará o tempo todo aprendendo a ser construtivista, porque enquanto aplica vai percebendo onde acertou e onde errou na escolha das atividades e nas perguntas que fez, se o aluno conseguiu ou não avançar com tais atividades ou perguntas. O professor precisa estar atento às falas, às dúvidas dos alunos, perceber onde há contradição de idéias e obstáculos a serem superados. Quando o professor percebe que uma idéia do aluno ou um exemplo dado por ele consegue explicar o fenômeno que está sendo estudado, mesmo que seja uma explicação incompleta, necessitando da intervenção do professor e o professor consegue intervir sem dar respostas imediatas, fazendo novas perguntas ou ajudando o raciocínio do aluno com um novo experimento ou com a leitura de um texto, é porque o professor está aprendendo a dialogar com o aluno e ajudando-o na construção do seu conhecimento, aprimorando suas idéias. Isto só é possível se o professor souber profundamente o conteúdo que está ensinando, conseguindo assim, fazer conexões entre o pensamento do aluno e o conteúdo que quer ensinar, acrescentando algo novo no entendimento do aluno. Estamos aprendendo com o aluno quando ele nos faz pensar em elaborar novas idéias, novos modelos para ajudá-lo a compreender o que está sendo estudado.

O professor sente que o aluno aprendeu durante a aula, pela interação professor-aluno, pelo interesse que o aluno demonstra em participar da atividade, falando, perguntando, fazendo relações com situações do dia-a-dia, relacionando uma atividade com a outra, acrescentando novas idéias, fazendo analogias coerentes. Se a atividade faz sentido para o aluno, ele está pensando, construindo um conhecimento, um modelo. Percebemos que está havendo aprendizado também quando o aluno relaciona o que já foi aprendido com uma situação nova.
Mesmo aquele aluno quietinho consegue mostrar que está entendendo o raciocínio do colega ou do professor ao ficar atento ao diálogo, mesmo que não participe ativamente dele, e nesse caso cabe ao professor "puxá-lo" para o diálogo. Também existem os alunos que parecem estar atentos, mas estão no mundo da Lua, sem ouvir o que está sendo discutido.
Alguns alunos me disseram que nas aulas em que o professor ouve as explicações dos alunos, em que eles conhecem as explicações dos colegas, é muito bom, porque eles comparam, compartilham idéias e até são convencidos pelos outros que têm melhores argumentos, aumentando a sua compreensão sobre está sendo estudado.

 

Shizue Shimizu

O professor aprende quando:

- muda a forma de ensinar, quando se coloca numa atitude mais receptiva, mais atenta para
entender as idéias, os pontos de vista dos alunos: essa mudança de atitude tem grandes
conseqüências.

- planeja, prepara as atividades, porque se coloca no lugar do aluno, pensa como aluno, partindo
desse referencial para introduzir o conhecimento científico.

- relaciona os objetivos que devem ser claros.

- encontra o caminho para se comunicar com os alunos, para "trabalhar" as idéias propostas, com
perguntas adequadas que leve o aluno a pensar, na construção do conhecimento científico.

- os alunos nos leva a pensar com perguntas e dúvidas e, através de um modelo mais adequado,
eu estarei mais atento a novos detalhes, novas informações, novos caminhos, e então vamos
aprender juntos.

- os alunos trazem informações significativas que eu desconheço, então há conhecimentos que eu
preciso atualizar rapidamente. Eu aprendo junto muito mais, embora possa cometer alguns
erros, me perder em alguns momentos.

- utiliza as experiências prévias dos alunos, para trocar mais informações, onde todos sentem
empolgados e participantes de uma aprendizagem coletiva; os alunos se envolverão e
darão contribuições mais significativas.

- tenta adaptar a sua linguagem, tenta perceber as dificuldades: eu começo a enxergar de outra
forma e entenderei melhor os mecanismos de aprender.

- propõe novos desafios

- quando coloca-se junto com o aluno, como professor -ensinante e professor aprendiz


O aluno aprende quando:

- explora, sob a forma de desafios e problema e o conhecimento novo é produto da interação entre professor e alunos, entre os alunos: o aluno se envolve com a atividade e:

- tenta achar a solução por diferentes caminhos

- tem oportunidade de buscar, de experimentar e elaborar hipóteses

- pratica o que lhes está sendo ensinado, daí a importância das atividades realizadas durante a
aprendizagem, o que permite ao professor verificar o que o aluno aprendeu..

- a partir de seu conhecimento prévio, vai interagir com novas situações, para se apropriar de um
conhecimento específico

- estabelece relações entre as informações e gera conhecimento.

- realiza com estas informações, os argumentos, as demonstrações, os desenhos, os problemas a
resolver.

- consegue formular com clareza uma pergunta.

- necessita pensar para expressar suas dúvidas

- relaciona com fatos do cotidiano: faz comparações entre situações diferentes

- analisa e entende o funcionamento de equipamentos

- usa aparelhos de medida

- reflete sobre o assunto discutido e consegue elaborar um diálogo pertinente

 


 
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