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Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
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Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
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Ensinar enquanto se aprende - Aprender enquanto se ensina
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Esse é um pequeno texto feito pelos professores a partir de um relato da Profa. Regina Costa, em que ela faz uma reflexão sobre suas aulas e sua percepção sobre como as relações de ensino e aprendizagem estão se estabelecendo com seus alunos. A ideia chave apresentada aqui é a de quando o professor ensina, ele também pode aprender muito com seus alunos.
O relato da Regina Sinto que aprendo com meu aluno quando ele me faz pensar, através de perguntas ou observações originais. Quando manifestações dele nos obrigam a elaborar um modelo mais adequado ou uma explicação mais detalhada ou precisa sobre o fenômeno. Quando eu aprendo algo com o meu aluno é porque eu estou conseguindo ensiná-lo. Quando o professor põe em
prática o planejamento, ele percebe se domina o conteúdo
e, se seus alunos o estão acompanhando, ele percebe se aprendeu
a metodologia e a didática adequadas. Quando eu percebo que o meu aluno
aprendeu - quando o aluno expressa idéias sobre o conteúdo.
Quando ele consegue interpretar outras situações fora de
sala de aula, relacionar fatos do cotidiano, entender o funcionamento
de equipamentos, ou então quando ele faz comparações
com situações diferentes, formula perguntas relacionadas
ao assunto, quando se manifesta, faz relações, observações...
Quando o modelo físico deixa de ser, para o aluno, uma entidade
abstrata e passa a ser algo "quase visível", usado para
tentar compreender o fenômeno. Ou quando ele faz transposição
de raciocínio para situações novas. E o aluno quietinho? Como saber que ele aprendeu? No dia da prova... ou através das atividades escritas. Alguns professores fazem listas de exercícios. Pra mim fica sempre uma incógnita.
Maria Helena O ensinar e o aprender acontece no desenrolar da interação entre o professor e o aluno. Por exemplo: quando fui fazer com os alunos a atividade sobre a estrutura da matéria, o aluno fez perguntas sobre as quais eu não havia pensado e eu também coloquei para ele questões nas quais ele não havia pensado. Então, o ensinar e o aprender está ligado com a resolução de situações (problemas) que surgem desta interação; portanto não tem fim e na medida em que o aluno e o professor forem cada vez mais desenvolvendo esta capacidade de formular e resolver problemas, a aprendizagem está ocorrendo.
Rosa Valério Quando o aluno expõe suas concepções e eu consigo pensar no objetivo da aula, faço um diálogo usando a idéia do aluno, orientando e encaminhando para o objetivo de ensino, considero que estou ajudando o aluno a construir o seu próprio modelo, sem dar a resposta imediata. Quando consigo fazer mais ou menos desse jeito sinto que o aluno está aprendendo. O ensinar e aprender estão
muito associados. Quando o professor aplica seu planejamento e consegue
que o aluno exponha suas idéias, e através delas constrói
um diálogo orientando para o objetivo da aula, nesse momento considero
que o meu aluno está aprendendo. Também quando o aluno faz
relação do conteúdo em questão com o seu dia-a-dia,
ou quando consegue utilizar as fórmulas e também relacioná-las
com o modelo físico construído, proporcionando facilidade
de entender o cálculo e conteúdo proposto, todas essas situações
me trazem indícios de um aprendizado consistente.
Paula V. Costa O professor pode sentir que aprendeu quando ele sente mais facilidade no encaminhamento da aula, quando consegue usar as idéias dos alunos para dar prosseguimento ao planejamento. Esse aprendizado é mais efetivo se o professor tem consciência dele, pois assim pode aproveitar melhor outras situações (mesmo momentaneamente ruins) que tenham potencial para levá-lo a aprender mais. O professor pode sentir que o aluno aprendeu observando os resultados das avaliações (e, neste caso, a avaliação deve ser muito bem pensada, tendo em vista este objetivo) e no diálogo com o aluno em sala de aula. Pelas questões que o aluno faz e pelas respostas que dá às novas questões, podemos perceber o grau de entendimento que o aluno atingiu com relação ao conteúdo que queremos ensinar.
Maria Christina Quando tentamos ensinar partindo
das idéias dos alunos, isto é, construir com eles o conhecimento
científico, necessitamos aprender a lidar com os imprevistos, com
as dúvidas, com as ansiedades, tanto dos alunos quanto do professor. O professor sente que o aluno
aprendeu durante a aula, pela interação professor-aluno,
pelo interesse que o aluno demonstra em participar da atividade, falando,
perguntando, fazendo relações com situações
do dia-a-dia, relacionando uma atividade com a outra, acrescentando novas
idéias, fazendo analogias coerentes. Se a atividade faz sentido
para o aluno, ele está pensando, construindo um conhecimento, um
modelo. Percebemos que está havendo aprendizado também quando
o aluno relaciona o que já foi aprendido com uma situação
nova.
Shizue Shimizu O professor aprende quando: - muda a forma de ensinar, quando
se coloca numa atitude mais receptiva, mais atenta para - planeja, prepara as atividades,
porque se coloca no lugar do aluno, pensa como aluno, partindo - relaciona os objetivos que devem ser claros. - encontra o caminho para se comunicar
com os alunos, para "trabalhar" as idéias propostas,
com - os alunos nos leva a pensar com
perguntas e dúvidas e, através de um modelo mais adequado, - os alunos trazem informações
significativas que eu desconheço, então há conhecimentos
que eu - utiliza as experiências prévias
dos alunos, para trocar mais informações, onde todos sentem - tenta adaptar a sua linguagem,
tenta perceber as dificuldades: eu começo a enxergar de outra - propõe novos desafios - quando coloca-se junto com o aluno, como professor -ensinante e professor aprendiz
- explora, sob a forma de desafios e problema e o conhecimento novo é produto da interação entre professor e alunos, entre os alunos: o aluno se envolve com a atividade e: - tenta achar a solução por diferentes caminhos - tem oportunidade de buscar, de experimentar e elaborar hipóteses - pratica o que lhes está
sendo ensinado, daí a importância das atividades realizadas
durante a - a partir de seu conhecimento prévio,
vai interagir com novas situações, para se apropriar de
um - estabelece relações entre as informações e gera conhecimento. - realiza com estas informações,
os argumentos, as demonstrações, os desenhos, os problemas
a - consegue formular com clareza uma pergunta. - necessita pensar para expressar suas dúvidas - relaciona com fatos do cotidiano: faz comparações entre situações diferentes - analisa e entende o funcionamento de equipamentos - usa aparelhos de medida - reflete sobre o assunto discutido
e consegue elaborar um diálogo pertinente
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