Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

     Resultados da avaliação sobre circuitos e corrente elétrica

Paula V. Costa

 

Apresento aqui os resultados comentados da avaliação sobre circuitos e corrente elétrica.

A princípio os alunos ficaram muito apreensivos quando eu falei em avaliação. Eles diziam: “Mas você não deu nada!” e um aluno perguntou diretamente: “Qual o sentido disso?”. Eu, então disse para eles que o objetivo era verificar o que eles entenderam até agora, pois nós avançaríamos com o conteúdo, estudaríamos a pilha, mas antes teríamos que ver se o que nós já estudamos estava claro, caso contrário haveria mais confusão ainda com o avanço da matéria. Eu disse também que eu só avaliaria o que foi visto em sala de aula. Isto pareceu acalma-los e eles fizeram a avaliação mais tranquilamente. Na segunda sala eu dei esta explicação antes mesmo de falar em avaliação. Foi mais fácil.

 

Resultados

A tabela a seguir apresenta os resultados obtidos em cada um dos itens da questão um. O percentual foi calculado sobre o total de alunos das duas turmas (os erros também). Nas duas turmas há um total de 66 alunos (33 de cada turma, por incrível que pareça!) e os resultados representam a soma dos erros. Em uma das turmas ocorreu um número maior de erros e na outra ocorreu o contrário, mas achei melhor considerar como um todo.

Item
Erro
Percentual
A
0
0
B
0
0
C
1
1,5%
D
1
1,5%
E
5
7,6%
F
6
9%
G
2
3%
H
9
13,6%

Os erros nas letras e e f já eram esperados, pois as montagens não são convencionais, entretanto, a quantidade de erros na letra h me surpreendeu. Eu coloquei esta questão, pois percebi que havia uma preocupação com relação a uma ordem de ligação “correta” na pilha, mas não sabia que esta preocupação aparecia em um número tão significativo de alunos. Achei importante tocar neste ponto durante a síntese, pois é um ponto delicado para eles.
As justificativas deixaram muito a desejar. A maioria justificou dizendo que não acende porque “a ligação não está correta”. Acho que a falha é da questão. Eu preciso reformula-la e deixar mais claro o que eu quero. Acho que tenho que colocar algo como:
Tendo em vista o modelo de corrente elétrica que nós discutimos, justifique sua resposta.

Percentual de Acertos na Questão 2: 63,63 %; Erros: 36,36%
Considerei o percentual de acertos na questão dois bom. Acho que posso fazer a síntese e avançar com o conteúdo sem prejuízo. Acho que muitos alunos que não entenderam vão entender no decorrer do curso, outros não, mas, acho que o percentual de erro tende a diminuir. É o que eu espero!

 

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