![]() |
Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
|
![]() |
||||||||||||||||||||||||||||
Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
|
![]() |
||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Resultados da avaliação sobre circuitos e corrente elétrica
Paula V. Costa |
|||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Apresento aqui os resultados comentados da avaliação sobre circuitos e corrente elétrica. A princípio os alunos ficaram muito apreensivos quando eu falei em avaliação. Eles diziam: “Mas você não deu nada!” e um aluno perguntou diretamente: “Qual o sentido disso?”. Eu, então disse para eles que o objetivo era verificar o que eles entenderam até agora, pois nós avançaríamos com o conteúdo, estudaríamos a pilha, mas antes teríamos que ver se o que nós já estudamos estava claro, caso contrário haveria mais confusão ainda com o avanço da matéria. Eu disse também que eu só avaliaria o que foi visto em sala de aula. Isto pareceu acalma-los e eles fizeram a avaliação mais tranquilamente. Na segunda sala eu dei esta explicação antes mesmo de falar em avaliação. Foi mais fácil.
Resultados A tabela a seguir apresenta os resultados obtidos em cada um dos itens da questão um. O percentual foi calculado sobre o total de alunos das duas turmas (os erros também). Nas duas turmas há um total de 66 alunos (33 de cada turma, por incrível que pareça!) e os resultados representam a soma dos erros. Em uma das turmas ocorreu um número maior de erros e na outra ocorreu o contrário, mas achei melhor considerar como um todo.
Os erros nas letras e e f já eram esperados, pois as montagens não são convencionais,
entretanto, a quantidade de erros na letra h me surpreendeu. Eu coloquei esta questão,
pois percebi que havia uma preocupação com relação a uma ordem de ligação “correta” na pilha, mas não sabia que esta preocupação aparecia em um número tão
significativo de alunos. Achei importante tocar neste ponto durante a síntese, pois é um
ponto delicado para eles.
Ver a avaliação |
|||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||