Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Análise de uma avaliação sobre circuito elétrico

Regina Costa

 

Comentários sobre a prova realizada pela Profa. Maria Helena


A 1ª questão feita pela Maria Helena

"A figura abaixo apresenta algumas ligações de uma lâmpada a uma pilha. Os fios são de cobre. Diga em qual (ais) delas a lâmpada acende e justifique."

A questão apresenta cinco desenhos com fios lâmpada e pilha em situações diferentes nas ligações (ver o desenho na avaliação)

 

Achei interessante a questão, pois utilizou desenhos de materiais manipulados em sala de aula pelos alunos, isto é, a professora aproveitou a vivência dos alunos em sala de aula para formular a questão.
Notei a preocupação da professora em alguns pontos importantes para o estudo da eletricidade, são eles:
1- Fonte de energia elétrica,
2- Circuito fechado,
3- O filamento da lâmpada fechando o circuito, inclusive a preocupação com os pontos de contato com a lâmpada,
4- Os pontos de contato dos circuitos em relação aos polos da pilha e da lâmpada.
O pedido de justificativa da resposta do aluno, mostra a preocupação da professora em conhecer o pensamento que leva o aluno a refletir sobre seu sim ou não.
A pergunta feita pela professora indica que os fios são de cobre, com isso descarta qualquer possibilidade com relação ao tipo de material utilizado, de modo que a lâmpada não acenda.
Pelo que lembro das respostas me pareceu que a maioria dos alunos percebeu a necessidade do circuito fechado para que a lâmpada acenda, e mesmo na figura onde o filamento da lâmpada aparece rompido apareceu essa idéia.
A Maria Helena comentou que alguns alunos falam dos polos nas lâmpadas para o circuito se fechar, isto precisa ser esclarecido e melhor trabalhado pela professora em sala de aula.
Um dos desenhos a ligação dos dois fios se faz somente em um dos polos da pilha e na base e rosca da lâmpada, neste caso, a lâmpada não acende, mas alguns alunos falaram do circuito é fechado apesar da ligação somente em um dos polos da pilha, também não perceberam a necessidade da ligação nos dois polos da pilha.


A 2ª questão da prova

"Se na(s) ligações em que a lâmpada acende, o fio de cobre fosse substituído por um fio de plástico não observaríamos tal efeito. Por quê?"

Não achei esta questão muito feliz, pois se o aluno responder uma coisa muito simples, como, foi o caso: Porque o plástico é isolante.
A resposta pode ser considerada certa e não quer dizer muita coisa, isto é, a resposta não vai muito além, não oferece oportunidade para perceber o que o aluno realmente entendeu sobre os materiais isolantes.
Seria interessante saber, por exemplo:
O que tem no plástico que faz com que a lâmpada não acenda?
O que tem no fio de cobre para que ele seja condutor?

Através do comentário da professora, percebi que a prova foi baseada nas atividades realizadas em sala de aula e está de acordo com seu planejamento, com relação as respostas, acredito que, em geral, foram as esperadas, sendo alguns pontos ainda terão que ser revistos, como:
- A ligação nos polos das pilhas
- Se a lâmpada apresenta polos
- O que representam esses polos das pilhas.

Ver a avaliação


 
página anterior

página inicial