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Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
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Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
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Campo magnético terrestre e a bússola Luiz Alberto |
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Introdução: A maioria das pessoas familiariza-se com o magnetismo,
observando o comportamento curioso dos imãs permanentes. As forças
que eles exercem uns sobre os outros e sobre substâncias ferromagnéticas,
inicialmente com seus domínios magnéticos desorganizados,
parecem advir de fonte não visível e assim são relacionadas
a uma certa magia ou estado.
Expectativas de aprendizagem: Oferecer a oportunidade do aluno perceber como se comportam os materiais magnetizados na presença de um campo magnético e também mostrar como uma bússola detecta o campo magnético terrestre.
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio
Parte da Física em que a atividade se situa: Com essa atividade, o aluno terá a oportunidade
de magnetizar um objeto metálico por aproximação
com um imã permanente e perceber que uma ponta desse objeto metálico
magnetizado se posiciona apontando para o norte geográfico da Terra.
Conhecimentos prévios: Os alunos não precisão ter nenhum conhecimento prévio para a realização dessa atividade.
Materiais: 1 imã permanente
Campo magnético terrestre, magnetização por atrito, orientação de uma bússola.
Objetivo específico: Espera-se que após esta atividade o aluno possa compreende o funcionamento de uma bússola e compreenda melhor as noções de campo magnético e a sua influência sobre as bússolas, que funcionam como detector de campo magnético.
Procedimento Poderá ser uma atividade realizada por grupos de 4 alunos com materiais que podem ser trazidos por eles mesmos. A montagem inicial poderá ser feita com roteiros fornecidos aos alunos.
Etapas da montagem ou da construção
Estas etapas podem ser utilizadas para a orientação dos alunos. 1. Magnetiza-se um alfinete ou um prego de aço por
fricção passando um imã permanente nesse objeto,
sempre no mesmo sentido por umas 30 vezes.
Expectativas Conceituais do aluno Os alunos normalmente já ouviram falar em bússola,
porém poucos tiveram a oportunidade de manusear uma. Além
disso, também sabem que ela aponta para o norte, e uma pergunta
comum feita por eles é "e se eu não quiser ir para
o norte, ir para o leste, por exemplo, como faço?"
Questões que podem ser feitas aos alunos a) Se aproximar um imã da bússola, o que acontece com ela? Que direção assumiria? b) Se aproximar um lápis de madeira da bússola, o que acontece com ela? c) E uma caneta plástica? d) E um Prego? e) Qual a direção da agulha da bússola sem a influência desses materiais?
Comentários finais A Terra atua sobre a bússola como se fosse um grande ímã, porém sua influência sobre a bússola é muito menos intensa do que a exercida por um imã que esteja próximo. Também materiais ferrosos que estejam próximos podem influir na direção da bússola, por isso deve-se ter o cuidado de afastar da bússola ímãs e materiais ferromagnéticos.
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