![]() |
Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
|
![]() |
||||
Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
|
![]() |
||||||
|
|||||||
|
|||||||
|
|||||||
Experimento:
Linhas de Campo Autora: Paula Vieira Soares 1) Introdução Esta atividade acontece em um ponto em que os alunos já estudaram
a parte inicial do magnetismo (ímãs, bússolas, materiais
ferromagnéticos) e, conseqüentemente, já começaram
a construir um modelo para o ímã. Este modelo ainda está
incompleto, mas já contempla algumas características como
o fato de o ímã ter dois pólos e de haver atração
entre pólos opostos e repulsão entre pólos iguais.
O aluno neste ponto sabe que o ímã age a certa distância
(não há necessidade de contato), ou seja, que tem um campo
de ação, mas desconhece o formato deste campo de ação.
2) Público Alvo Esta atividade é voltada para alunos do ensino médio que já tiveram uma introdução ao magnetismo (conhecimentos prévios sobre o funcionamento dos ímãs) 3) Conteúdo Campo magnético, linhas de campo. 4) Objetivo O objetivo é que os alunos possam "visualizar" uma parte do campo magnético ao redor de um ímã e, assim, adaptar o seu modelo de campo magnético a essa nova informação e também que o aluno perceba que o campo magnético é tridimensional e dinâmico, não estático. 5) Materiais Necessários " Ímã; 6) Montagem O posicionamento inicial do ímã é importante, pois o campo depende deste posicionamento. A princípio sugiro que o professor posicione o ímã centralizado sobre a mesa: 7) Sobre a aplicação do experimento É importante que o professor pergunte previamente aos alunos o
que estes esperam que aconteça. Feito o experimento, poderá
voltar a questionar os alunos sobre os resultados: O que aconteceu de
diferente do esperado? Por que vocês acham que aconteceu isso? 8) Dicas Para montar o experimento é importante fazer com que a folha de
sulfite esteja bem apoiada. Caso contrário, a limalha cairá
nas laterais da folha e isso interferirá na figura. 9) Expectativas Conceituais Antes de iniciar o experimento é interessante perguntar aos alunos o que eles esperam que apareça sobre o papel. Como eles já estudaram ímãs e sabem que a limalha é ferromagnética, é comum que digam que toda a limalha será atraída para o corpo do ímã. Neste caso, não haveria formação das linhas de campo, apenas o acúmulo sobre o corpo e, possivelmente, um acúmulo maior nos pólos. Assim sendo, a formação das linhas de campo gerará o conflito cognitivo desejado. O aluno perceberá problemas no seu modelo de campo e tentará modificá-lo para explicar o experimento. 10) Comentários Finais Se o professor tiver acesso a ímãs de outros formatos (ímãs de ferradura, ímãs circulares, etc.) é muito interessante que se faça o experimento com cada tipo de ímã. O professor poderá, assim, fazer com que o aluno perceba mais facilmente a relação entre os pólos do ímã e as linhas de campo. Você já percebeu que aparecem várias regiões
brancas do papel, regiões em que não há acúmulo
de limalha, principalmente perto dos pólos? Este é um problema
que o aluno pode perceber. Neste caso, pode-se trabalhar com a questão
do atrito sobre o papel (principalmente se os alunos já estudaram
força de atrito no plano inclinado e no plano horizontal). Um exercício
interessante consiste em calcular a força magnética em alguns
pontos do papel a partir do cálculo da força de atrito que
equilibra a limalha. Podemos examinar esse problema de uma forma qualitativa
e aproximada capaz de justificarmos a configuração do campo
magnético nas linhas de campo que ligam os pólos. Para obter a força de atrito é necessário que primeiro
calculemos o coeficiente de atrito do papel. Para isso podemos pegar uma
folha do papel utilizado para o experimento das linhas de campo e uma
"porção" da limalha. Podemos estimar a massa de
um grão de limalha calculando a massa de uma porção
que contenha uma quantidade estimável de grãos.
Neste momento, outra pessoa deve medir o ângulo formado entre o
papel e a superfície.
onde é o coeficiente de atrito estático do papel, N é
a normal e P é o peso. |
|||||||
| |||||||