Introdução
A caixa foi construída para verificar o que
os alunos aprenderam sobre o processo de visão e Óptica
Geométrica. O trabalho com essa caixa permite o fechamento dos
conteúdos estudados de uma forma lúdica, não apenas
para admiração dos objetos e materiais utilizados, mas para
observação dos fenômenos físicos envolvidos
que condizem com o conteúdo de Óptica proposto em sala de
aula. Permite explorar a idéia de que, se vemos é porque
existe luz no ambiente, mesmo que essa luz seja bastante difusa e em baixíssima
intensidade, mas para enxergar um objeto a luz precisa vir do objeto
e entrar no olho. Nossos olhos têm os receptores de luz na retina:
os bastonetes e os cones e só iremos enxergar se o olho e o cérebro
estiverem em perfeito funcionamento. Outra forma de ver o objeto é
através da luz refletida pelo objeto que pode ser desviada por
um espelho e atingir os olhos - as leis da reflexão da luz complementam
a compreensão do fenômeno. A caixa nos permite a observação
de várias situações e a análise sobre os diferentes
caminhos da luz até entrar no olho e pode nos levar a entender
os fenômenos físicos importantes da Óptica.
Conteúdos
Relação entre luz e visão.
Interação da luz com materiais transparentes, translúcidos
e opacos.
Fenômenos luminosos: reflexão difusa e regular, refração
e absorção.
Objetivos
Discutir sobre a luz, suas propriedades e efeitos, além
de sua importância para a visualização dos objetos:
a visão não depende apenas da luz, o nosso olho tem papel
fundamental.
Materiais
Dimensões da caixa
20 cm de largura com 38 cm de comprimento e 16 cm de altura.
Descrição dos objetos
O1 - cachorro verde brilhante no suporte preto
O2 - frasco com 1/3 de glicerina com palito verde inclinado
O3 - caixinha preta com tampa transparente com cachorro Dálmata
branco
O4 - cavalo amarelo atrás da parte opaca da caixinha
preta.
O5 - pomba com peito branco e asa marrom atrás de uma
placa translúcida
O6 - duas corujas marrons com rosa ao redor dos olhos
Descrição dos espelhos
E1 - espelho plano 5 x 6 cm
E2 -espelho plano 7 x 12 cm
E3 - dois espelhos planos 3 x 6 cm formando um ângulo
de 45° em relação à borda da
cartolina
E4 - espelhos planos 3 x 6 cm formando um prisma triangular
Explorando o conteúdo
a. Organizar 7 grupos. Dois grupos observam através dos
furos 1 e 2, outros dois através dos furos 3 e 4 e outros três,
através dos furos 5, 6 e 7.
b. Cada aluno do grupo tem um tempo (5 s) para olhar e comentar
com seus colegas o que foi visto.
c. No final, cada grupo deverá apresentar para a classe
as reflexões propostas, correspondente a um dos furos observados,
iniciando com a localização da fonte de luz, descrevendo
o cenário e desenhando a localização dos objetos.
d. Os alunos deverão anotar os comentários dos grupos
para apresentar um trabalho escrito, acrescentando outras abordagens observadas
na Caixa Óptica.
e. Após o término da atividade, os alunos poderão
observar através de todos os furos.
Furo 1 - Caminho da luz. Diferentes efeitos na interação
luz-matéria.
fonte de luz - do lado esquerdo: lâmpada de
3V com refletor
cenário - papel preto - na parede oposta
ao orifício
animais: coruja , cachorro e pomba
1 caixinha preta com tampa transparente e 1 material fosco
1. a. Olhando através do furo 1, descreva o que você vê?
É possível identificar a forma e suas cores?
- uma coruja marrom com rosa ao redor dos olhos.
- uma cachorro Dálmata, branco e preto, dentro da caixinha com
a tampa incolor
- vejo uma parte branca onde a maior parte da luz é refletida,
ou seja, retorna para o ambiente e uma parte marrom embaçada, atrás
de um material fosco incolor.
- uma caixinha preta.
b. Explicar como você vê os objetos.
Só vemos na presença de luz: se o
objeto emitir ou refletir luz quando estão iluminados. Os objetos
que não possuem luz própria são vistos porque a luz
da lâmpada (fonte de luz primária) é refletida por
eles (fonte de luz secundária) e entra no olho, trazendo informações
acerca de sua forma e cor.
c. Esquematizar o caminho da luz? O que é essencial
no processo da visão? Desenhar.
lâmpada > animal > olho
essencial: que a luz entre no olho.

2. A luz atravessa todos os materiais do mesmo jeito? Como
podemos classificar os materiais de acordo com o comportamento da luz
que incide sobre eles? O que caracteriza esses materiais?

- a tampa da caixinha - filtro
transparente incolor - deixa atravessar quase totalmente a luz, permitindo
ver com nitidez os objetos através dele.

- o material fosco - filtro
translúcido - deixa atravessar uma pequena quantidade de luz, de
forma irregular, por isso, não conseguimos ver com muita nitidez
os objetos através dele.

- a parte de trás da caixinha - filtro opaco
- a luz não consegue atravessá-lo, não enxergamos
nada.
3. Explicar as 3 etapas do processo da visão.
a. o estímulo causado pela luz vinda do objeto.
b. os receptores de luz (bastonetes e cones) na retina do olho, onde se
forma a imagem.
c. a sensação de visão, processamento das informações
transmitidas do olho para o cérebro.

4. Para onde vai a luz que não atravessa os objetos?
Explique.
Ela é refletida ou absorvida. A parte da
energia absorvida pela superfície do meio é transformada
em calor. Quando a luz incide sobre um objeto, parte da luz é refletida
e outra parte absorvida ou transmitida (atravessa o objeto). Em geral,
os 3 fenômenos nunca ocorrem de forma isolada.
5. Na parte de cima, o que você vê?
Uma placa vermelha onde se lê: fixa e ambiente.
6. Desafio - A. Os gatos são famosos pela visão
aguçada e pela capacidade de enxergar em ambientes com pouca luz,
em comparação aos humanos. Será que eles podem enxergar
algo em ambientes totalmente escuros? Explique.

Não. Os olhos dos gatos têm
pupilas enormes, que captam o máximo de luz disponível.
Dentro dos olhos há uma camada refletora chamada tapetum, que os
ajuda a enxergar com pouca luz. Ainda assim, eles precisam de luz; na
total escuridão, um gato também não enxerga.
B. O fato de podermos visualizar peixes no leito do rio quando olhamos
de fora da água, deve-se a que fenômeno da luz?
A refração da luz, que atravessa a
água e chega até nossos olhos.
C. Por que em regiões muito profundas dos oceanos
reina a completa escuridão?
Porque a luz é absorvida pela água
à medida que ela se propaga em direção ao fundo dos
oceanos, de modo que não chega luz a essas regiões.
A atividade 1 foi elaborada para
enfatizar que a luz precisa vir do objeto. Só poderemos ver os
objetos através de materiais transparente ou translúcido
porque a luz pode atravessá-los total ou parcialmente, e, portanto,
pode ser refletida pelos objetos e entrar no olho.
Furo 2 - Campo de visão do espelho
fonte de luz - do lado esquerdo: lâmpada de
3V com refletor
cenário - na parede oposta ao orifício
- papel preto
animais: 2 corujas, cachorro, pomba e cavalo
1 espelho plano de 10 cm por 5cm, no canto esquerdo, embaixo da fonte.
1. Olhando através do furo 2, o que você vê?
Uma pomba, um cavalo, um cachorro e duas corujas.
2. Por que duas corujas? Como se explica o fato de terem
visto apenas uma através do furo 1?
Através do furo 1, a 2ª coruja não
estava no campo visual, logo a luz refletida por ela não chegava
a esse furo. Não basta a coruja estar iluminada é preciso
que a luz refletida por ela entre no olho.
3. a. Que explicação você daria para
o surgimento dos outros animais?
Devido ao espelho.
b. Qual a localização do espelho?
O espelho está na parte oposta ao orifício,
no canto esquerdo, embaixo da fonte de luz.
c. Esquematizar o caminho da luz para que os animais possam
ser vistos? O que é essencial no processo da visão?
lâmpada > animal > espelho > olho
essencial - que a luz entre no olho
4. Olhando para o lado direito o que você vê?
Um cachorro.
5. Acenda a luz do led da lanterna que está sobre
a caixa. Olhando para cima o que você consegue ver? Por que através
do furo 1 pode-se ler apenas as palavras "fixa" e "ambiente"?
Uma placa vermelha onde se lê: fixa forte
e ambiente interno. Porque não basta a placa estar iluminada,
é preciso que a luz refletida pela placa toda entre no olho.
6. Desafio - Vemos os objetos quando:
a. a luz ilumina esses objetos e traz a imagem até nossos olhos.
b. escapam raios de nossos olhos em busca da imagem observada.
c. a claridade da fonte de luz o torna visível.
d. os objetos emitem luz ou estão iluminados e essa luz entra no
meu olho.
Alternativa d.
Essa observação foi
pensada para mostrar que atrás do material opaco tem um cavalo,
porém não podemos vê-lo pelo furo 1 porque a luz não
pode atravessá-lo e, sem luz não podemos ver. Também
não basta o objeto estar iluminado para que possamos vê-lo.
Outra forma de ver o objeto é utilizando um espelho.
Furo 3 - Consequências curiosas da propagação
retilínea da luz
fonte de luz - do lado direito: lâmpada de
3V com refletor
abaixo: lanterna com luz branca do led
cenário - 1 cachorro verde em um suporte
de altura 4 cm
espelho de 5 cm por 4 cm do lado direito
1. O que é e qual a cor do objeto onde a luz incide?
É um cachorro verde.
2. O que você vê na parede oposta: a imagem
ou a sombra?
A sombra.
3. Observar com o laser e com a luz do led.
Há alguma diferença?

- Com a fonte puntiforme
(laser) notamos um contorno bem definido e a formação de
uma região bem escura chamada sombra.
- Ao colocarmos a fonte extensa (luz do led) notamos que a sombra não
tem contorno bem definido e que aparece uma região mais clara (parcialmente
iluminada) denominada penumbra.
4. a. O que é sombra?
A sombra corresponde à parte que não
está recebendo luz, por ter sido bloqueada por um objeto opaco,
por isso, tem a forma desse objeto.
b. Qual a propriedade da luz que explica a formação
de sombra?
A propagação retilínea.
5. Em que circunstância ocorrem sombra e penumbra?
A sombra se forma nos locais que não são
atingidos diretamente por nenhum raio luminoso (região escura).
Já a região da penumbra forma-se nos locais em que alguns
raios chegam e outros são bloqueados, por isso, é um pouco
mais clara.
6. Através do furo 3, dá para ler o que está
escrito na placa vermelha? Justifique.
Não. Porque o filtro vermelho translúcido
deixa passar apenas os raios de cor vermelha das palavras escritas em
branco e absorve as outras cores.
7. Desafio - a. Num quarto escuro, uma blusa iluminada
por luz branca apresenta listras de cor branca e azul. Se a iluminarmos
com uma lâmpada de luz vermelha, como enxergaremos as suas cores?
Por quê?
As listras de cor branca ficarão vermelhas
e as azuis, pretas. O tecido branco reflete todas as cores e, como só
há luz vermelha incidindo sobre ele, refletirá o vermelho.
O tecido azul absorve todas as cores e reflete apenas o azul, portanto,
ele absorverá a luz vermelha e não refletirá nada,
aparecendo com preto.
b. Ajudem a resolver o drama dos engenheiros que projetam
automóveis: - Ao estacionar o automóvel exposto ao Sol,
a tendência do painel é esquentar muito. Não seria
melhor pintar o painel de branco? Interiores claros tornariam o carro
mais frescos e confortáveis!
O branco reflete totalmente a luz. A luz refletida
pelo painel atravessaria o vidro parabrisa e parte dela seria refletida,
atingindo os olhos do motorista. Por isso, o painel precisa ser escuro:
interiores escuros são mais seguros, aumenta a visibilidade do
motorista.
A formação de sombra comprova a
propagação retilínea da luz do Modelo corpuscular
de Newton.
Furo 4 - Quando a luz atinge uma superfície pode
ocorrer fenômenos importantes.
fonte de luz - lado direito fundo da caixa: lâmpada
de 3V
cenário - pente na abertura do tubo
espelho do lado direito de 5 cm por 4 cm
1. a. Qual fenômeno você observa quando a luz incide em um
pente? Desenhar.
Reflexão regular ou especular
- a luz propagando-se em um meio chega a uma superfície e retorna
ao meio inicial.
b. Explicar detalhadamente
Um espelho plano em frente aos raios reflete a luz: o ângulo incidente
é igual ao ângulo de reflexão (1ª Lei da Reflexão).
- os raios incidentes são os raios luminosos
que incidem sobre a superfície refletora.
- os raios refletidos são os raios luminosos que retornam ao
meio depois de incidir na superfície refletora.
- se a luz incidir obliquamente se desviará para outra direção:
a luz é refletida no espelho exatamente no mesmo ângulo
em que incidiu sobre ele.
c. Qual efeito produz a formação dos raios
observados?
- os raios se formam através do efeito
produzido por luz e sombra.
- a luz passa entre os vãos do dente e o pente de material opaco,
impede a passagem da luz, formando sombra.
2. Qual é o tipo de reflexão que permite
a visualização dos objetos aos observadores situados nas
mais diversas posições? Desenhe.

Reflexão difusa - na superfície
rugosa a luz é refletida em várias direções,
podendo ser vista por vários observadores, nas mais diversas
posições, ao mesmo tempo.
3. Desafio - a. Em pleno dia, Sol brilhante, você
parado diante de um edifício alto com paredes de cores escuras.
Por que as janelas envidraçadas parecem mais escuras do que as
paredes?
As paredes apresentam reflexão difusa,
refletindo luz em todas as direções. Já as janelas
envidraçadas transmitem a maior parte da luz que chega a elas
e refletem muito pouco dessa luz. Assim, elas irão mostrar-se
mais escuras para uma pessoa que as observe.
b. Qual fenômeno relacionado à luz permite
que possamos ver as plantas, as nuvens e as mesmas na superfície
das águas de um lago?

A luz solar é refletida
pelas plantas em várias direções (reflexão
difusa). Uma parte dessa luz chega diretamente aos nossos olhos, permitindo
que vejamos as plantas. Outra parte é refletida na superfície
do lago (reflexão regular - imagem virtual).
Furo 5 - Surpreendente comportamento da luz.
fonte de luz - lado direito fundo da caixa: lâmpada
de 3V
cenário - caleidoscópio
parede oposta ao orifício - R. da escadinha - Ouro Preto - MG
1. Como montar um caleidoscópio?
Prender com fita crepe, 3 tiras retangulares iguais
de espelhos planos dispostos na forma de prima triangular com as faces
refletoras voltadas para dentro.
2. Para a montagem do caleidoscópio, os espelhos
devem formar ângulos de 60° entre si. Desse modo, quantas
imagens formam a cada intersecção de 2 espelhos?
Determinamos o nº de imagens (N) formadas
por 2 espelhos planos, através da expressão:
N = (360/α) - 1 onde α é o ângulo formado pelos
espelhos. Portanto: N = (360/60) - 1
N = 6 - 1 = 5 imagens.
3. Quantas imagens você vê?
Com as múltiplas reflexões nos 3
espelhos forma-se um grande nº de imagens. Cada uma das imagens
formadas se transforma em objeto para o 3º espelho, que também
se transforma em objetos para os outros espelhos.
4. Qual o resultado: o que você vê?

Um belo espetáculo de cores e desenhos
simétricos. Qualquer figura através desse conjunto tem
um efeito interessante devido à multiplicação e
simetria das imagens produzidas.
5. Como são formadas as figuras que vemos dentro
de um caleidoscópio?
As figuras são formadas pela luz que incide
entre os espelhos em seu interior.
Furo 6 - Brincadeiras Ópticas
fonte de luz - lado direito fundo da caixa: lâmpada
de 3V
cenário - periscópio
1 espelho plano
a palavra PIRELLI
1. No periscópio, como os 2 espelhos devem estar
posicionados?
Deve-se fixar cada espelho em uma abertura do
tubo, em ângulo de 45°, um com a face refletora voltada para
o outro.
2. Para conseguir ver os objetos por onde se deve olhar?
No espelho inferior.
3. Desenhar o caminho da luz.
Os raios de luz refletem de um espelho ao outro.
4. Descrever o caminho da luz.
A luz dos objetos fora da visão é
refletida do espelho superior para o inferior. Os 2 espelhos refletem
as imagens entre si, tornando possível ver os objetos posicionados
em ângulo ou que estão acima de quem os observa.
5. Como enxergamos a palavra PIRELLI no espelho?
Com uma escrita "espelhada". Ocorreu
uma inversão na lateralidade, isto é, o que está
à direita da palavra aparece à esquerda na imagem.
Ao incidir sobre um espelho plano, um raio de luz é sempre refletido
com ângulo igual ao seu ângulo de incidência, formando
uma imagem.
6. Quais as características da imagem?
É uma imagem virtual do mesmo tamanho e
simétrica ao objeto, diante do espelho e invertida lateralmente.
7. desafio - a. Por que os veículos de emergência,
como ambulâncias e carro de bombeiro, têm seus nomes escritos
ao contrário na parte dianteira? Explique.
Para que os motoristas dos carros que estiverem
à frente, leiam ao olhar pelo retrovisor, que é um espelho
plano, a palavra na ordem correta e a letra na sua posição
normal, pois o espelho inverte lateralmente, o que está à
direita da palavra aparece à esquerda na imagem e vive-versa.
b. Faça a escrita espelhada da palavra AMBULÂNCIA.
Furo 7 - Misterioso comportamento da luz
fonte de luz - lado direito fundo da caixa: lâmpada
de 3V
cenário - 1 frasco com glicerina e um palito
verde inclinado, com tampa laranja
1. O que parece acontecer com o palito verde colocado
obliquamente dentro do frasco com glicerina?
- o palito parece estar quebrado exatamente no
ponto em que toca a superfície da glicerina.
2. O que mais você observa?
- a palito parece
estar numa posição acima do fundo do recipiente.
- a parte do palito dentro da glicerina parece mais grossa.
3. Por que a impressão de estar quebrado?
Porque o raio de luz ao passar de um meio para
outro, no qual a velocidade é diferente, muda a direção
de propagação. O que vemos na verdade é a imagem
formada pelos raios que entram no olho após sofrer o desvio.
Não o vemos na sua posição real e sim em sua posição
aparente. A luz que vem da parte do palito, fora da glicerina, não
sofre esse efeito.
4. O que podemos falar acerca do desvio que a luz sofre?
Os raios de luz mudam de direção,
quando atravessa meios diferentes e fazem com que o palito pareça
estar quebrado. Não percebemos a luz na direção
em que é refletida pelo palito e sim quando sofre um desvio ao
atravessar para o outro meio. É o que acontece quando a luz incide
de forma inclinada em relação à superfície.
5. O que causa esse desvio?
A mudança na velocidade da luz acarreta
o desvio, ou seja, alteração na sua direção
de propagação. A luz viaja a velocidades diferentes através
de diferentes materiais. Viaja mais lentamente na glicerina do que no
ar.
- glicerina - 205 000 km/h
ar - 300 000 km/h
6. Qual é o fenômeno observado?
Refração - quando a luz chega a
uma superfície que separa 2 meios diferentes e passa para o outro
meio, propagando-se com velocidades diferentes.
7. Desafio - A. Se um pescador quiser fisgar um peixe
lançando obliquamente o arpão, ele deverá arremessá-lo
na posição em que vê o peixe? Mais acima? Mais abaixo?
Justifique sua resposta.
Ela deve atirar mais abaixo, pois os raios de
luz sofrem refração ao sair da água.
B. Por que as lentes permitem ampliar ou diminuir a imagem
do objeto?
Porque ao sofrer refração nas lentes,
a luz muda a sua direção de propagação,
permitindo que nosso olho visualize uma imagem maior ou menor, de acordo
com seu formato.
C. Quando a luz incide na superfície de um lago,
quais fenômenos podem ocorrer?
Quando a luz incide em uma superfície que
separa 2 meios, como o ar e a água, uma parte da luz é
refletida, permitindo-nos ver a superfície da água, outra
parte é refratada e nos possibilita enxergar o que nela estiver
submerso e uma última parcela de luz é absorvida pela
água, aquecendo-a.
Bibliografia
- Ciências, Física e Química, Barros,Carlos e Paulino,Wilson
Roberto, Editora Ática, 8ª série, 2002.
- Ciências, Bizzo,Nélio e Jordão,Marcelo, Editora
do Brasil, 8ª série, 1ª edição, 2005.
- Ciências em Cena, Garcia,Eliana, do Valle,Mariana Guelero, Retondo,Carolina
Godinho, dos Reis,Cristiano Q. Melo, Escala Educacional, 9º ano,
1ª edição, 2008.
- Ciências Para Viver Juntos, Nery,Ana Luiza Petillo, Killner,Gustavo
Isaac e Oliveira,Ismerindo Laube, Edições SM Ltda, 9º
ano, 1ª edição, 2008.
- Passaporte para Ciências, Bemfeito, Ana Paula, Pereira, Ana
Maria, Pinto, Carlos Eduardo, Santana, Margarida e Waldhelm, Mônica,
Editora do Brasil, volume 4, 1ª edição, 2006.
- Ciências Matéria e energia, Gewandsznajder,Fernado, Editora
Ática, 9º ano, 3ª edição, 2008.
|