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Introdução
Após discutirmos com os alunos sobre os elementos
das ondas e quais os fatores associados à sua propagação
e que interferem na velocidade, devemos fazer uma aula síntese
para dar um fechamento e uma coerência aos vários argumentos
apresentados pelos estudantes em sala de aula até aqui. Devemos
aproveitar este momento reforçarmos e organizar algum conteúdo
que não ficou claro.
Apesar da quantidade e da heterogeneidade de exemplos,
que foram levantados durantes as aulas concretas, não temos grande
variedade de formulações matemáticas para explicá-los.
Os estudantes devem saber que existe uma lei geral para descrever tais
fenômenos da natureza, uma descrição que pode dar
conta de todos os casos, porém só iremos trabalhar com ondas
na corda e na água, nas quais as características das ondas
são mais visíveis. E o que muda de um caso para outro é
o meio de propagação, que comporta como um meio elástico,
o que torna possível a propagação das ondas.
Para darmos início de curso havíamos
questionamos os alunos sobre o que é onda, onde encontramos ondas
e como elas são formadas. Após ouvirmos as opiniões
dos alunos, ficou acertado que as ondas precisam de uma determinada perturbação
em um meio para elas surgirem.
Então nesta aula, com uma corda produzimos ondas para podermos
visualizar seus efeitos e tentarmos entender seu comportamento.
Para o aluno, deverá ficar claro que se eles alterarem a frequência
ou a amplitude de seus movimentos, eles terão tamanhos e perfil
diferentes de ondas formadas na mola.
O aluno deverá observar a velocidade com que um pulso feito na
corda viaja através dela e deverá constatar que existe uma
relação com a frequência de seus movimentos em uma
das extremidades osciladas.
A aula expositiva tem como objetivo levar os alunos a organizar suas ideias
e compreender também como as ondas se propagam, e o significado
dos outros elementos das ondas e as relações da velocidade
com os meios de propagação.
Objetivo
Levar os alunos a compreender o comportamento do
meio de propagação como um meio elástico que torna
possível a propagação das ondas.
Ao final do curso pretende-se como objetivo, que o estudante saiba compreender
o comportamento das ondas, que os alunos compreendam como ondas transferem
uma perturbação de um ponto a outro. Eles devem saber explicar
o que significa a frequência, o período, o comprimento de
ondas e a amplitude de uma onda, além de conhecer e saber usar
na solução de problemas simples a relação
entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Além
disso, os alunos deverão saber que as ondas podem ser refletidas
e refratadas, como na propagação da luz, além de
ter a oportunidade de entender e poder explicar fenômenos como a
difração e interferência das ondas.
Lembramos aos alunos, como motivação, que um grande número
de fenômenos naturais está associado a processos na qual
algum tipo de onda está envolvido, como por exemplo, as ondas sonoras,
uma corda ou mola que vibra, ou mesmo fenômenos biológicos,
como respiração e os batimentos do coração,
e que as ondas eletromagnéticas estão associadas a vários
sistemas de transmissão e comunicação à distância
presentes no cotidiano, tais como: o rádio, o telefone, a televisão,
o radar, o satélite, na área ligada à saúde
temos raios-X, tomografia e operações com raio laser.
Etapas
Para começar a abordar o assunto
de ondas com os alunos, pedimos que eles falassem sobre o que associam
quando pensam na palavra onda. Assim que eles falavam,
escrevemos no quadro. Normalmente foram surgindo varias palavras que de
algum modo estavam relacionadas às ondas, porém eram palavras
aleatórias, que posteriormente seriam organizadas.
Na aula inaugural pedimos que os alunos se organizassem em duplas e discutissem
entre si as questões:
a) Onde encontramos
ondas?
b) Como as ondas são produzidas?
Em uma segunda etapa passamos a ouvir
os argumentos dos alunos, relacionando a fala deles com o que estava no
quadro.
Dentro dos argumentos dos alunos, para explicar o surgimento das ondas,
em várias propostas estava embutida a ideia de algum movimento
para explicar a formação das ondas. Então,
perguntamos como esse movimento está relacionado com o deslocamento
da onda e deixamos os alunos pensando nesta proposta para a próxima
aula. Na aula seguinte ficou acertado que este movimento é uma
perturbação do meio que será transportado pela onda.
O caminho que foi retomado, como os
alunos geralmente não falam de uma onda produzida em corda e que
a maioria dos alunos em algum momento da sua vida já tenha visto,
e então criamos uma onda produzida em uma mola comprida estendida
no chão, oscilando uma extremidade com a outra ponta solta. Depois,
em seguida, pedimos para os alunos produzirem ondas de aparências
diferentes, e que tipo ou formas de movimentos eles teriam que fazer na
mola para produzi-las com outras aparências.
Para o aluno deverá ficar claro que se eles alterarem a frequência
ou a amplitude de seus movimentos, eles terão tamanhos e perfis
diferentes de ondas formadas na mola.
O aluno deveria observar a velocidade
com que um pulso feito na corda viaja através dela e deveria constatar
que existe uma relação com a frequência de seus movimentos
em uma das extremidades osciladas.
Perguntamos posteriormente, para os alunos se eles reconheciam, nas ondas
vistas na sala, se existia uma relação com as palavras ditas
por eles anteriormente.
Para a próxima aula os alunos tiveram de pesquisar em livros didáticos
quais são os conceitos ou elementos que estão relacionados
ou pertencentes as ondas.
Fizemos uma discussão com os alunos sobre as palavras encontras.
Percebe-se que os alunos reproduzem os textos encontrados nos livros,
sem procurar ter um entendimento ou compreensão desse material
encontrado por eles. O objetivo desta aula é tornar as definições
de conceitos científicos mais próximos do entendimento dos
alunos.
Nesta aula levamos os alunos a relacionar como a frequência de oscilação
de uma onda está relacionada com o movimento das ondas. Para esta
aula pedimos aos alunos que produzam pulsos de ondas em uma corda com
frequências diferentes, de acordo com o que foi estudado na aula
anterior. Os alunos deveriam perceber que quanto maior a frequência,
menores serão o comprimento de ondas das ondas formadas e que embora
pareça que as ondas desloquem com mais velocidade, essa velocidade
é a mesma, já que o material, ou seja, o meio por onde a
onda se propaga é o mesmo.
Final
Deveremos na sequência abordar ondas na água,
produzidas em uma "cuba de ondas", na qual os alunos deveram
observar os fenômenos de interferência, reflexão e
refração para posteriormente compararmos com o comportamento
da luz.
Ao final do curso, após estudar as ondas na cuba de ondas, mostrar
para o aluno uma figura de difração feita com um feixe de
luz laser ao passar por um obstáculo e discutir se existe alguma
semelhança ou familiaridade com a imagem observada e as ondas produzidas
na cuba.
O aluno deverá saber ao final que existem vários mecanismos
e fenômenos que são explicadas pelo modelo ondulatório
e a luz em algumas situações tem comportamento ondulatório,
assim como em outras situações, pode ter um comportamento
corpuscular.
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