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Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
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Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
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Aula síntese sobre Ondulatória - ondas mecânicas Rosa |
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INTRODUÇÃO Durante a aplicação do planejamento de ondas pude identificar que era preciso retomar alguns conteúdos para concluir os estudos de Óptica, atingindo os objetivos propostos inicialmente nesse planejamento. Desenvolvemos alguns temas e atividades com os alunos em sala de aula e sentimos a necessidade de dar uma AULA SÍNTESE com o objetivo de organizar suas idéias e formalizar os conteúdos que foram trabalhados. Na aula síntese, a fala dos alunos foi utilizada
como uma semente que pode germinar no campo do modelo cientifico. Durante
as atividades, a semente bem cuidada, ou seja, bem interpretada e encaminhada
favoreceu a organização das idéias dos alunos para
a construção de um modelo científico, necessário
para continuidade do estudo de ondas. Outras atividades propostas no planejamento contribuíram para estruturar a aula expositiva de síntese: as atividades realizadas sobre a produção de ondas com mola, corda e na água contribuíram para a observação do comportamento das ondas produzidas e representações das mesmas. A partir do confronto com o modelo de onda do aluno pude discutir o conteúdo focalizando em COMO e ONDE pode ser gerada a onda que representaram em seus cadernos. Pude então salientar a propriedade da idéia de PERTURBAÇÃO e dar condições para a sua PROPAGAÇÃO. Com a cuba de ondas na água (verificar no planejamento
a referida atividade), retomei o fenômeno através de demonstração
para apontar os seus efeitos essenciais - a PERTURBAÇÃO
que se PROPAGA num meio (água) que permite a formação
das ondas, com a característica da OSCILAÇÃO do meio
sem deslocar água., permitindo também a identificação
da AMPLITUDE e da FREQUÊNCIA.
Sintetizar o conteúdo de ondas apresentados em sala de aula através das falas e respostas dos alunos durante a aplicação das atividades. No primeiro semestre fizemos um estudo sobre o comportamento
da luz ao incidir sobre alguns objetos e materiais diferentes: O QUE PARECE ESSA FIGURA? A partir da atividade do fio de cabelo, verificamos que o modelo Corpuscular não dava conta de explicar o fenômeno de Difração. A luz se apresentava de forma diferente. Então, sugeri que estudássemos ondas, com objetivo de verificar se as características das ondas serviriam para explicar a figura aqui apresentada, introduzindo um outro modelo para a luz, denominado de MODELO ONDULATÓRIO. As estratégias utilizadas para o referido estudo foram baseadas em questionamentos e respostas dos alunos, discussões em sala e aplicação de atividades. Atividades realizadas: representação da onda com mola e barbante, Cuba de ondas e estroboscópio, laser incidindo sobre o fio de cabelo, Berço de Newton, Elasticidade. Alguns questionamentos, respostas de alunos e apresentação
de atividades proposta em sala b) O que essas idéias de ondas têm em comum? c) Como e onde pode ser gerada a onda? d) Como a onda é o mar? e) Qual é a maquininha para tal efeito? f) Em que meios acontecem as ondas? g) Porque as ondas andam? h) Com um pedaço de barbante represente uma onda sobre sua carteira.
i) O que foi necessário para produzir a onda? j) O que aconteceu com as extremidades do barbante? k) Represente dois tipos de ondas diferentes lembrando que o comprimento dos barbantes é igual.
l) As representações das ondas realizadas
são iguais ou diferentes? Explique. m) Marque um ponto no barbante. Descreva o movimento realizado
por esse ponto quando a onda passar por ele. Através das falas dos alunos, respostas e representações criaram-se condições de confrontar e associar ao conhecimento científico necessário para o referido estudo, favorecendo a construção de um modelo científico do aluno. Vamos verificar algumas situações que foram possíveis: 1) Ondas sonoras, ondas do mar, ondas cerebrais, ondas
mecânicas, ondas eletromagnéticas etc. Todas são ondas. 2) É preciso força para produzir a onda. 3) O vento e a água formam as ondas. A onda é
o mar. O mar está sempre fazendo onda 4) A representação das ondas possibilitou
verificar as características das ondas: Obs.: a produção de ondas com a cuba de ondas possibilitou utilizar o estroboscópio para verificar a freqüência das ondas. 5) Relação entre as grandezas que caracterizam a onda:
7) A VELOCIDADE na água só muda quando a
PROFUNDIDADE do meio for alterada. 9) Qual é a "maquininha" para tal efeito acontecer? ATIVIDADE DO "BERÇO DE NEWTON" representou como
a energia é transmitida em cada pedacinho da água onde se
propaga a perturbação. 10) Aluno: O ponto flutua. O ponto fica parado. Aluno:
o ponto sobe e desce.
Estudos realizados sobre o comportamento da luz: Reflexão, As leis da Reflexão da luz, A luz caminha em linha reta, Refração, Lentes e modelo Corpuscular da luz. Vamos estudar ONDAS para verificar se suas características podem explicar a figura formada pelo fio de cabelo iluminado pelo laser. Concepções dos alunos e conhecimento cientifico adquirido depois de realizada as atividade em sala.
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