Introdução
Esta aula expositiva não é uma aula
inicial. Ela foi dada após algumas atividades, em que os alunos
trabalharam os aspectos concretos dos fenômenos, isto é,
eles observaram ondas produzidas na superfície da água em
uma "cuba de ondas".
As atividades tinham o objetivo de construir o conhecimento dos alunos
sobre onda, seu comportamento e suas características. A aula expositiva
neste momento serviu para tornar esta construção consciente
por parte dos alunos e para reforçar o significado científico
das grandezas físicas que foram percebidas pelos alunos, levando-os
a caracterizar e relacionar os conceitos envolvidos nos fenômenos:
a amplitude, o período, a frequência, o comprimento de onda
e a velocidade de propagação da onda.
A aula expositiva, neste caso, é uma retomada que articula
todo o conteúdo visto nas atividades do planejamento.
Esta aula é composta de duas partes. A primeira pretende voltar
aos experimentos, retomar a relação entre velocidade e frequência
e a velocidade da onda em meios diferentes.
Com a aula expositiva, os alunos também podem visualizar, através
da demonstração bem estruturada, que as ondas sofrem reflexão
e refração e obedecem, de forma análoga, as mesmas
Leis da Reflexão e da Refração estudadas no curso
de Óptica Geométrica.
A segunda parte da aula adota outro foco, que é partir da fenomenologia
para a representação, entendendo a onda como a perturbação
que se propaga em um meio elástico, sem transportar matéria
e que esta matéria apenas oscila para cima e para baixo em relação
a um ponto de equilíbrio, que é a superfície da água
em repouso.
Conforme os alunos observam a demonstração do que ocorre
na cuba de ondas, são apresentadas fotos e figuras dos fenômenos
observados na cuba. Tanto as fotos quanto as figuras possibilitam "parar"
a imagem vista na cuba para poder analisar o que está ocorrendo.
A oscilação de cada ponto do meio elástico (a água)
é estudada com detalhe e aprofundamento na segunda parte da aula;
associamos esse comportamento ao de uma mola carregada com uma "massinha".
O fenômeno é demonstrado e comparado ao que ocorre em cada
ponto de um meio elástico quando este está sujeito a uma
perturbação; a oscilação que ocorre com um
pedaço de cortiça colocado na superfície da água,
que está sendo percorrida por uma onda, ocorre com a massinha suspensa
quando é deslocada da sua posição de equilíbrio.
Da fenomenologia à representação
Primeira parte
Mesmo após o conhecimento das características das ondas,
uma parte dos alunos demonstrou em uma atividade que não entendeu
o conceito de comprimento de onda. A atividade e a representação
de um destes alunos é a seguinte:
Com o barbante em mãos cole em uma folha
de papel ondas periódicas com comprimentos de onda igual a 5 cm.
Qual é a amplitude das ondas representadas?

Retomamos então, as características
das ondas.
Características da onda
Meio material percorrido por ondas, visto de perfil

Comprimento de onda (λ): distância
entre duas cristas (faixas claras) ou dois vales (faixas escuras).
A foto abaixo mostra a projeção de ondas periódicas
em uma cartolina, onde foi colocada a régua para poder medir o
comprimento de onda da onda projetada.

Na figura abaixo vemos que o comprimento
de onda também pode ser a distância entre o final de uma
crista (ou início de um vale) e o final de outra crista (ou início
de outro vale), ou seja, quando a onda completa um ciclo completo.

Amplitude (A): altura do ponto
de equilíbrio (superfície da água em repouso) à
crista ou ao vale. A energia por unidade de volume armazenada em uma onda
é proporcional ao quadrado da amplitude (A2).
Período (T): é o tempo de uma oscilação
completa ou um ciclo completo.
Frequência (f = 1/T): número de oscilações
na unidade de tempo ou número de ciclos/s.
Velocidade de propagação: V = λ/T ou V = λ
. f
Volta à atividade
Comparando as ondas das figuras abaixo, percebemos que elas são
diferentes. A primeira figura está de acordo com o que foi pedido,
isto é, a onda tem comprimento de onda igual a 5,0 cm e a segunda
figura apresenta um comprimento de onda igual a 10,0 cm. Isto mostra que
o aluno não compreendeu como se mede o comprimento de onda. Com
estas figuras em mãos podemos relacionar o comprimento de onda
e a freqüência das ondas representadas e também determinar
a freqüência de cada uma, supondo que as ondas periódicas
ocorreram em 1 s. Podemos também determinar a velocidade de cada
onda.
Figura 1

Figura 2
Fenômenos ondulatórios
Reflexão: as ondas incidem sobre o
anteparo e sofrem reflexão, o que pode ser percebido pela imagem
formada na água (um "xadrez"), devido ao cruzamento das
ondas incidentes com as ondas refletidas. As linhas paralelas entre si
representam as frentes de ondas. As ondas obedecem as mesmas leis da reflexão
estudadas em Óptica.
 
Refração: as ondas sofrem refração
ao mudarem de meio, isto é, mudam sua velocidade e, dependendo
da forma de incidência na superfície que separa esses meios,
podem mudar a direção de propagação. Na água,
esse efeito acontece quando se tem profundidades diferentes. Em regiões
profundas, a velocidade e o comprimento de onda são maiores do
que em profundidades menores.
 

Segunda parte
Onda: Perturbação que se propaga
em um meio elástico, sem transportar matéria. Só
transporta energia.
 
A oscilação de cada ponto do meio elástico
(a água) quando este está sujeito a uma perturbação;
assim como ocorre com um pedaço de cortiça colocado na superfície
da água, que está sendo percorrida por uma onda, ocorre
com uma massinha suspensa quando é deslocada da sua posição
de equilíbrio.
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