Objetivos:

1) Rever os conteúdos de Física Moderna (Física 4) através de experimentos clássicos.
2) Aplicar métodos estatísticos de análise de dados (análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, etc) a um trabalho experimental que contribuam para a compreensão dos resultados.

Dinâmica do Curso:

As turmas iniciarão o curso fazendo experiências distintas. São elas:

1) Franck-Hertz;

2) Difração de Raios X;

3) Atenuação de Raios Gama e

4) Efeito Fotoelétrico.

OBS: É necessário fazer apenas 3 das 4 experiências. Após terminar uma experiência, as turmas trocam de sala para realizar a experiência seguinte. As turmas fazem as experiências seguindo uma dinâmica rotatória no sentido horário. Veja figura no link ao lado Fig.1:

Avisos:

1) O curso terá um formato híbrido (
Presencial/EAD) onde os alunos iniciam a experiência na quinta-feira ou sexta-feira nos laboratórios do IF e no sábado finalizam com uma aula remota que será acessorada pelos professores responsáveis pelos experimentos. As atividade laboratoriais serão realizadas no Laboratório Didático do IF, no edifício principal (Ala Central, sub-solo).

2) As 12 turmas serão transformadas em 16 para evitarmos aglomerações nos laboratórios.

3) As 16 turmas serão divididas em dois blocos A e B que iniciarão e terminarão as atividades nos laboratórios em diferentes períodos.

4) As turmas do bloco
A são: T01, T02, T03, T03-A, T04, T05, T06 e T06-A e as do bloco B são: T07, T08, T09, T09-A, T10, T11, T12 e T12-A.

5) As turmas do bloco
A iniciam as atividades nos laboratórios no dia 30/03 e as do bloco B no dia 04/05.

6) Os relatórios devem ser enviados aos professores responsáveis pelos experimentos, por e-mail, com extensão PDF e o arquivo deve ter o seguinte nome:
Exp_01_T05_G1_1111111, onde Exp_01 - Franck-Hertz; T05 - turma T05; G1 - grupo 1 e 1111111 - número USP do aluno que enviará o relatório para o professor. Use Exp_01 para a experiência de Franck-Hertz, Exp_02 para a Difração de Raios X, Exp_03 para Atenuação de Raios Gama e Exp_04 para o Efeito Fotoelétrico. Os relatórios corrigidos serão postados no site da disciplina. Para visualizar esses arquivos será solicitado uma senha que é o número USP do aluno que enviou o relatório ao professor.

OBS_1: Os dados obtidos durante a realização do experimento devem ser encaminhados junto com o relatório.

OBS_2: Como o relatório será finalizado na aula virtual de sábado, aconselha-se que vocês comecem a instalar o programa para tratamento de dados Origin nos seus computadores pessoais. Você encontrará o link para download na aba Experimentos. Não é necessário que todos os membros do grupo instalem o programa.

OBS_3: Grupos que não conseguirem obter os dados no dia da aula no laboratório ou que, por algum motivo, não conseguiram finalizar o relatório no sábado, aconselha-se que entre em contato com o professor responsável pelo experimento.

Avisos Importante

1) Horário das aulas as quintas-feiras: 8:00-11:30;

2) Horário das aulas as sextas-feiras: 14:00-17:30;

3) Horário das aulas de sábado: 10:00 as 13:30, por videoconferência;

4) A frequência das aulas aos sábados será conferida pelo relatório que o meet envia após o termino da videoconferência;

5) Os alunos que farão as aulas no formato EAD devem seguir o roteiro para o EAD. Os dados estão disponibilizados no site da disciplina, vocês devem fazer o download de acordo com o número do seu grupo de trabalho onde grupo 1 faz o download dos dados G1;

6) Amanhã (31/03) iniciam-se as aulas para as turmas T04, T05, T06 e T06-A;

7) Se você não enviou o e-mail informando o nome dos membros do seu grupo de trabalho não adiante vir na aula e tentar se encaixar em algum grupo. Você deve, no máximo até sábado (01/04/23) enviar um e-mail ao coordenador da disciplina, informando o N.USP e a turma júpiter de todos os membro da sua equipe. Caso você não tenha conseguido formar um grupo envie um e-mail informando para que possamos encaixar você em algum grupo. Após o dia 01/04 não será mais aceito a relação dos grupos.

Links:

1) Aula Inaugural:
meet.google.com/qmd-yvpq-saq

2) Sala Virtual de Franck-Hertz:
meet.google.com/obv-pvbi-hff

3) Sala Virtual de Atenuação de Raios Gama:

4) Sala Virtual de Efeito Fotoelétrico (Victor Pierre):

5) Sala Virtual de Efeito Fotoelétrico (Gilson Schaberle):

RapidWeaver Icon

Made in RapidWeaver