FEP113 - Física Experimental I (2020)

Aviso

Esta página é apenas secundária e não substitui o uso do Moodle da disciplina. Não deixe de acessá-lo ao menos uma vez por semana.

Informações Úteis

  • Turma 13 (2020113) – Segunda-feira diurno (14h-18h)
  • Professor: Caíke Crepaldi (crepaldi@if.usp.br)
    • Edíficio Basílio Jafet, Sala 232. Ramal: 916657.
  • Moodle da disciplina: e-Disciplinas
  • Descrição da disciplina: Jupiterweb

Ferramentas

Vou falar rapidamente um pouco sobre as ferramentas mais importantes que vocês precisam se acostumar a mexer agora que são alunos do IFUSP.

Jupiterweb

O sistema Jupiterweb é a plataforma de matrícula da USP. Nele você fará sua matrícula semestral em disciplinas, solicitará requerimentos, verificará sua grade horária, etc.

Você aprenderá a mexer no Jupiterweb naturalmente com o tempo. No primeiro semestre, a utilidade do Jupiterweb pra vocês será verificar sua grade horária (ver em quais turmas das disciplinas obrigatórias vocês estão matriculados).

Moodle

Moodle é a plataforma de disciplinas da USP. Disciplinas obrigatórias como Física I-IV, Física Quântica, Física Experimental I-V, e algumas optativas costumam ter uma página de curso dentro dessa plataforma. Nesses casos, toda informação relevante sobre o curso (e.g. cronograma, critérios de avaliação, bibliografia, e notas ou slides de aula) costuma estar disponível nessa página para o aluno.

No caso de Física Experimental, além de tudo mencionado anteriormente, estarão disponíveis também os roteiros dos experimentos semanais (que devem ser lidos antes da aula do experimento), e o ambiente de entrega de relatórios (onde o aluno fará upload do relatório em PDF).

Para ter acesso a tudo isso e ser registrado pelo sistema, vocês devem fazer o acesso inicial no Moodle.

E-mail USP (@usp.br)

O e-mail USP é umas das ferramentas mais importantes de um aluno ingressante da USP. Ele é o veículo de comunicação oficial entre os alunos e órgãos da Universidade e do Instituto de Física.

Vocês receberão nele informações sobre períodos de requerimentos, trancamentos, matrícula, etc., divulgação de eventos, colóquios, e oportunidades de estágio e pesquisa, através da Seção de Alunos do IFUSP. É através dele também que vocês receberam informações sobre o acesso ao campus em data especiais como fins de semana e feriados, além de comunicações relevantes da reitoria e pró-reitorias.

O e-mail USP é vinculado também ao Moodle da USP (e-disciplinas). Todos os avisos e comunicados da disciplina serão enviados por e-mail para essa conta. Por isso, verifique sua caixa de entrada diariamente.

Desde o início da colaboração da USP com o Google, o acesso ao e-mail USP foi integrado ao Gmail através do G Suite. Por conta do caráter institucional dessa conta de-mail, ao contrário das contas pessoais comuns do Gmail, ela tem acesso a um espaço de armazenamento quase ilimitado para e-mails e documentos no Google Drive.

  • Link para acessar o e-mail USP: www.email.usp.br
  • Para acessar pelo Gmail vá em mail.google.com > digite seu endereço de e-mail @usp.br > clique em conta do G Suite > faça login usando o e-mail completo (ou número USP) e senha única.

Google Drive (Docs, Sheets, Presentation, etc.)

Através do e-mail USP, o aluno tem acesso a serviços do Google como o Google Drive, que permite armazenar (e inclusive visualizar) documentos na nuvem e compartilhá-los com amigos. Dentro do ambiente do Google Drive, você também pode criar e editar documentos, planilhas, e apresentações.

Se aproveitando dessas funcionalidades, o Caderno de Dados de Física Experimental I e II foi adaptado de um caderno físico para um caderno eletrônico hospedado no Google Drive e compartilhado com o professor, monitor, e membros do grupo.

O Caderno de Dados do seu grupo será criado e compartilhado pelo seu professor no momento certo. Não crie uma versão paralela pois apenas o criado pelo seu professor será considerado para critérios de avaliação e correção.

Grupos e Caderno de Dados

As aulas de Física Experimental I (e II) são em turmas de no máximo 24 alunos. Os alunos de cada turma deverão se dividir em grupos de 3 (preferencialmente) ou 2 integrantes. Os grupos formados permanecerão os mesmos até o fim da disciplina.

Para registrar o seu grupo, preencha o formulário abaixo.

Os formulários serão habilitados apenas na segunda aula da disciplina.

Registrar Grupo

...