XII Escola do CBPF

Esta página é dedicada à apresentação de Caíke Crepaldi na XII Escola do CBPF, que aconteceu em julho de 2019.

Sobre o Evento

1 / 2
The fourth day of the Deep Learning course.
2 / 2
My poster presentation.

A 12a edição da Escola do CBPF foi especial, fazendo parte da comemoração dos 70 anos do CBPF e aconteceu entre os dias 22 de julho e 02 de agosto de 2019. A Escola é um evento bianual já tradicional no calendário da Física brasileira, atraindo uma grande quantidade de estudantes de graduação e pós-graduação de todas as regiões do Brasil e de países da América Latina.

...

Informações da Apresentação

Tipo

Apresentação de pôster.

Título

Indícios de caoticidade nas flutuações de densidade local do plasma no tokamak TCABR

Autores

C. Crepaldi & Z. O. Guimarães-Filho

E-mail

crepaldi@if.isp.br

Resumo

Dos fatores que devem ser levados em consideração para atingir a fusão termonuclear estável, o confinamento de partículas e de energia em plasmas confinados magneticamente é um dos mais relevantes. Trabalhos publicados nessa área apontam que o transporte de partículas na região de borda do plasma está diretamente ligado a turbulência observada nessa região [1].

O estudo desse comportamento turbulento se torna, então, essencial para entender melhor o transporte de partículas na borda do plasma. Uma das questões em aberto quanto a essa turbulência é a sua natureza dinâmica. De fato, é possível encontrar na literatura modelos que a consideram caótica e modelos que a consideram estocástica.

O método do Diagrama de Complexidade e Entropia [2], desenvolvido com base a distribuições de probabilidade de Bandt-Pompe [3] foi usado com indicador para distinguir sinais estocásticos de caóticos. Esse método vem sido usado em diversas áreas, dentre elas a Física de Plasmas. Estudos recentes utilizando essa metodologia apontam indícios de caoticidade na flutuação turbulenta de densidade do plasma em tokamaks [4-5].

Neste trabalho, apresentaremos os resultados dessa análise feita no Tokamak TCABR [6], localizado no Instituto de Física da USP, onde usamos sondas eletrostáticas para obter séries temporais de flutuações da densidade local do plasma na região turbulenta próxima à borda da coluna de plasma. Os resultados revelaram que a posição no diagrama de Complexidade-Entropia corresponde à região de comportamento parcialmente caótico, exibindo boa reprodutibilidade em relação à descargas distintas de plasma e sensibilidade quanto à posição radial em que as medições foram realizadas. Os resultados concordam qualitativamente com estudos feitos em outras máquinas com base em sinais medidos por outros diagnósticos da turbulência [4-5].

Referências

  1. WOOTTON, A. J. et al. Fluctuations and anomalous transport in tokamaks. Physics of Fluids B 2 (1990) 2879.
  2. ROSSO, O. et al. Distinguishing noise from chaos. Physical Review Letters 99 (2007) 154102.
  3. BANDT, C. e POMPE, B. Permutation Entropy: A Natural Complexity Measure for Time Series. Physical Review Letters 88 (2002) 174102.
  4. MAGGS, J. E. et al. Chaotic density fluctuations in L-mode plasmas of the DIII-D tokamak. Plasma Physics and Controlled Fusion 57 (2015) 045004.
  5. ZHU, Z. et al. Chaotic edge density fluctuations in the Alcator C-Mod tokamak. Physics of Plasmas 24 (2017) 042301.
  6. GALVÃO, R. M. O. et al. Report on recent results obtained in TCABR. Journal of Physics: Conference Series 591 (2015) 012001.
  • A página do evento pode ser encontrada aqui.
Back