Estudo estatístico do estouro de pipocas

Aqui você encontra o slide do seminário apresentado na disciplina TEFE - Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental, ministrada pelo Prof. Zwinglio Guimarães-Filho, na turma de 2016.

Os integrantes do grupo foram: Caike Crepaldi, Geovane Grossi, Ricardo Pimentel e Hélio P. J. B. Coelho.

Resumo

Neste trabalho, estudamos estatísticamente o estouro de pipocas com ajuda de rotinas para a identificação de picos (estouros) em arquivos de áudio gravados por smartphones.

Para que haja reprodutibilidade, as condições iniciais das medições foram mantidas constantes: Trabalhamos sempre com um recipiente de vidro com uma quantidade V(ml) de água. Uma quantidade N conhecidade de grãos era adicionada na água e o microondas era configurado para trabalhar com potência máxima. O número de grãos estourados (que é onúmero de grãos total - número de grãos que não estouraram) era anotado. Esse valor era importante na hora de configurar a rotina, devemos buscar um número de picos menor ou igual ao número de grãos estourados.

Trabalhamos com dois volumes de água: 15ml e 25ml, e com um valor de potência: 800W.

Para trabalhar com outros valores de potência seria necessário acesso a outros aparelhos de microondas pois podemos ter noção da voltagem trabalhada apenas quando a voltagem é máxima (que, em teoria, seria a potência nominal do aparelho). Outro modo seria desenvolver um método para cálcular a potência de cada nível do microondas (alto, médio, baixo).

Com os nossos dados, observamos que a distribuição de tempos de estouros pode ser aproximada para uma gaussiana e que a dsitribuição do intervalo de tempo entre estouros sucessivos não pode ser aproximada para uma distribuição exponencial por conta da clara tendência observada no resíduo de dados simulados.

Arquivos

A rotina encontra-se incompleta com sua GUI atual em versão beta. Tentarei terminá-la assim que possível.

Baixe todos os arquivos abaixo e mantenha-os na mesma pasta.

Versão do MATLAB: 2015a ou acima.

Agradecimentos

Ao professor Zwinglio que participou ativamente da preparação das rotinas de identificação de picos.