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Eletromagnetismo no Ensino Médio |
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Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
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Planejamento Eletromagnetismo 2006 Maria Christina |
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Esse plano foi idealizado para o primeiro
semestre, considerando 28 aulas para desenvolvê-lo. Duração: 2 aulas Objetivos: O professor conhecer as concepções dos alunos e conscientizá-los de suas próprias concepções sobre corrente elétrica, a condução num circuito simples com uma lâmpada e com duas lâmpadas. Iniciar o entendimento de corrente elétrica e condições para sua existência. Conteúdo: Idéia de corrente elétrica como "algo" percorrendo os componentes do circuito - fio, pilha, lâmpada - idéia de circuito fechado. Procedimento: serão distribuídos
um fio, uma lâmpada e uma pilha a grupos de 3 ou 4 alunos. Os alunos
deverão acender a lâmpada e responder a pergunta da atividade
com palavras e desenho, ampliando um trecho do fio. Os desenhos de cada
grupo irão para a lousa e cada grupo explicará o seu desenho.
Os alunos serão questionados pelo professor e/ou colegas sobre
os contatos, sobre o significado de algum termo (cargas, energia, elétrons,
prótons, eletricidade, etc.) utilizado pelo grupo, sobre as condições
para acender a lâmpada, sobre o que os alunos entendem por circuito
e se este precisa ser fechado. Tipos de respostas dadas pelos alunos em anos anteriores, que podem aparecer novamente: - Quando colocadas + e - a lâmpada acende como
acontece em aparelhos eletrônicos, já quando colocados -
e - a lâmpada não acende, ou seja, precisa de uma carga +
e outra - para que a lâmpada acenda, uma vez que carga é
força, precisa de uma que dê energia ao aparelho e outra
que neutralize, quando a pilha é fonte de energia. As respostas dos alunos em relação às
condições para acender a lâmpada foram: Os alunos deram a explicação do encontro,
isto é, a energia sai dos dois lados da pilha e se encontra na
lâmpada.
Atividade 2: "eletrólise" - O motor e o led funcionam? Por quê? Duração: 2 aulas Objetivos: Compreender corrente elétrica num meio líquido, ajudar os alunos a melhorarem suas explicações, convencer os alunos de que algo circula, se move no circuito (cargas, elétrons) e que no líquido o circuito está fechado com a movimentação de alguma coisa (íons, cargas). Conteúdo: idéia de corrente elétrica
no fio e no líquido, ionização, reações
químicas. Cada grupo colocará seu desenho na lousa e explicará
para a classe. O professor tentará obter dos alunos que algo (energia,
eletricidade, cargas) se movimenta no circuito, tanto no fio como na solução
e chamará este movimento de corrente elétrica. Se os alunos disserem que energia ou eletricidade passa
no fio e na solução, o professor perguntará: Os alunos aprenderão a usar o multímetro
para medir a corrente elétrica e a tensão.
Atividade 3: Pilha de Daniell - Como se origina e se mantém a corrente elétrica? Duração: 2 aulas Objetivos: Conhecer uma pilha por dentro, perceber as reações químicas que ocorrem nela e ajudar os alunos a entenderem a origem e a natureza da corrente elétrica. Iniciar o entendimento de ddp, fem e campo elétrico. Ensinar a usar um multímetro. Conteúdo: origem e natureza da corrente elétrica,
reações químicas, ddp e fem. A aula termina com um pergunta: de onde vêm as cargas,
os elétrons? Os alunos farão medidas da corrente elétrica e da tensão, conforme o tempo for passando, se for necessário o professor levará a pilha montada para casa e fará as medidas durante alguns dias, para ter idéia de qual deve ser a corrente elétrica para o motor continuar funcionando durante um certo tempo.
Atividade 4: Entendendo cargas elétricas, onde estão? Duração: 2 aulas Objetivos: Ajudar os alunos a pensarem nos átomos e compreenderem a relação do átomo com a corrente elétrica. Compreender que as cargas elétricas estão nos átomos (prótons e elétrons), que os corpos como as placas de cobre e de zinco são constituídos de átomos. Compreender que há diferenças entre isolantes e condutores. Compreender a relação carga - campo, idéia de campo elétrico. Conteúdo: modelos atômicos, átomo - prótons, nêutrons e elétrons - idéia de carga elétrica, isolantes e condutores de eletricidade. Procedimento: O professor iniciará uma discussão com as placas de cobre e de zinco utilizadas na pilha da atividade anterior. Pedirá que os alunos pensem numa explicação para o que aconteceu com as placas, perguntará do que são constituídas as placas, como elas devem ser interiormente, elas são diferentes macroscopicamente? Em quê? E microscopicamente? Em quê? Como saber? Onde poderemos obter informações? Os alunos deverão escrever suas idéias
e conclusões. O objetivo é ajudar os alunos a compreenderem o
que é o átomo, quais são os modelos atômicos
(com elétrons) que permitem explicar corrente elétrica e
ajudar na compreensão do que é necessário para ter
carga elétrica e como ela se comporta.
Atividade 5 - Aula expositiva - explicações da Física Duração: 2 aulas Objetivo: Compreender o conceito de corrente elétrica. (O que é? Como se origina? Como se mantém?) Conteúdo: Representação de
um circuito elétrico, conceito de corrente elétrica real
e corrente elétrica convencional, ddp, cargas elétricas,
corrente iônica, modelo de Drude. Fórmulas: Q = n.e;
Atividade 6: Avaliação sobre corrente elétrica Duração: 2 aulas Objetivo: Verificar o que os alunos aprenderam, verificar se houve progresso em suas explicações e se houve mudança conceitual. Conteúdo: Serão questões sobre circuito elétrico simples, caminho da corrente elétrica, condições para haver corrente elétrica e para acender e funcionar um "motorzinho", problemas para calcular corrente elétrica, número de cargas, etc. Atividade 7: Circuitos elétricos em série, em paralelo e circuitos mistos - Comportamento da corrente elétrica Duração: 2 aulas Objetivo: levantar as concepções dos alunos e verificação se houve mudança conceitual nas explicações dos alunos sobre corrente elétrica. Ajudar os alunos a conhecerem e entenderem o comportamento da corrente elétrica em circuitos diferentes. Conteúdo: Caminho da corrente elétrica, circuito de lâmpadas em série, em paralelo, tensão de pilhas em série e em paralelo. Procedimento: O professor montará três tipos diferentes de circuitos com 2, 3 ou mais lâmpadas em série, em paralelo e mistas. Os alunos deverão desenhar o esquema de cada circuito e desenhar nestes esquemas o caminho percorrido pela corrente elétrica. Serão feitas perguntas sobre o que acontecerá com as lâmpadas ao abrir o circuito em determinados lugares do circuito. Os alunos medirão a corrente elétrica e a ddp em partes diferentes do circuito. Atividade 8: Introduzindo um novo elemento no circuito elétrico Duração: 1 aula Objetivo: Ouvir as explicações dos alunos sobre resistência elétrica, perceber como os alunos a relacionam com a corrente elétrica. Ajudar os alunos no entendimento de resistência elétrica e como ela se relaciona com a corrente elétrica e a ddp. Conteúdo: Resistência elétrica, relação entre corrente elétrica, resistência e ddp - Lei de Ohm. Procedimento: Os alunos deverão colocar em alguns dos esquemas de circuitos elétricos um resistor com resistência R e montarão estes circuitos para verificar se suas previsões sobre o que acontece com as lâmpadas, estavam corretas e farão medidas de corrente elétrica, ddp e resistência elétrica, com o uso de um multímetro. Atividade 9: Montar circuitos elétricos com pilhas (1 - 4), fio e resistor Duração: 2 aulas Objetivo: Entender a relação entre corrente elétrica, ddp e resistência elétrica - lei de Ohm. Conteúdo: lei de Ohm, construção do gráfico Ux i. Procedimento: Serão formados grupos de 3 ou 4 alunos para fazer as medidas de i (A ou mA) e de U (V), montarão a tabela com os valores de i e U. Construirão o gráfico U x i, e calcularão a razão U/i. Os alunos aprenderão a calcular a resistência elétrica a partir das listras coloridas do resistor e compararão com a resistência obtida do gráfico. Atividade 10: Aula expositiva Duração: 1 aula Objetivo: Sintetizar as últimas 5 aulas com as explicações da física. Conteúdo: Comportamento da corrente elétrica em circuitos diferentes. Resistência elétrica, resistividade de um material, dependência da resistência elétrica de acordo com a temperatura, o material, o comprimento e o diâmetro do resistor. Lei de Ohm. Cálculo da resistência elétrica em várias situações. Cálculo da resistência equivalente.
Atividade 11: Avaliação Duração: 2 aulas Objetivo: verificar o que e como foi o entendido pelos alunos. Conteúdo: Comportamento da corrente elétrica em circuitos diferentes, Lei de Ohm, características da resistência elétrica. Cálculo de resistência equivalente, valor da corrente elétrica em cada resistor.
Atividade 12: Bússolas e ímãs Duração: 2 aulas Objetivo: Conhecer as concepções dos alunos sobre ímãs e bússolas. Entender como a bússola funciona e que a agulha da bússola é um ímã. Entender que o ímã age à distância e que existem forças de atração e de repulsão. Perceber a interação entre ímãs, entre bússolas e entre bússolas e ímãs. Pensar no campo magnético Terrestre, pensar e explicar o que entendem por campo magnético. Conteúdo: Campo magnético, força magnética, forças de atração e repulsão (interação entre ímãs). Procedimento: Serão formados grupos de 3
ou 4 alunos, eles terão orientação para determinar
os pontos cardeais e farão experiências com questões,
alguns exemplos: Atividade 13: Linhas de campo (ímã, bússola e limalha de ferro) Duração: 2 aulas Objetivo: ajudar o aluno compreender melhor a interação ímãs-ferromagnéticos. Perceber a interferência do ímã sobre a agulha da bússola. Pensar como ocorre e do que depende esta interferência. Perceber as linhas de campo, visualizar e entender o campo magnético, entender o sentido das linhas de campo. Conteúdo: Campo magnético, força magnética e linhas de campo. Procedimento: a aula iniciará com comentários
sobre a pesquisa dos alunos sobre o magnetismo terrestre e depois o professor
fará uma demonstração, fixando sobre uma carteira
uma folha de papel e sobre ela um ímã de barra. Desenhará
o contorno do ímã e mantendo-o nessa posição
durante toda a experiência, aproximará a bússola do
ímã até que a ação deste se faça
sentir (cerca de 10 cm); marcará no papel a posição
do centro da agulha da bússola e sua direção naquele
ponto. Repetirá este procedimento (poderá pedir para alguns
alunos) em cerca de 10 pontos diferentes. Os alunos observarão
o que acontece e dirão o que estão percebendo em relação
às direções da agulha. Se não tiver bússolas
poderá usar alfinetes.
Atividade 14: experiência de Oersted Duração: 1 aula Objetivo: Observar o que acontece e explicar a ação do fio sobre a bússola. Explicar através de desenho. Conteúdo: Relação entre fenômenos elétricos e magnéticos, corrente elétrica campo magnético. Procedimento: Serão formados grupos de 3
ou 4 alunos, que montarão um circuito elétrico com fios
e uma pilha, colocarão uma bússola embaixo do fio e observarão
o que acontece.
Atividade 15: Campo magnético produz corrente elétrica? Experiência de Faraday Duração: 1 aula Objetivo: Observar o que acontece e tentar explicar o observado. Responder a questão acima. Conteúdo: Relação entre corrente elétrica e campo magnético. Campo magnético corrente elétrica. Corrente induzida e indução eletromagnética. Procedimento: O professor fará uma demonstração
da experiência, utilizando um fio de cobre bem longo (8 m), um ímã
e uma bússola. Este fio será enrolado em duas bobinas, que
podem ficar separadas por uma distância de 1,5 m. Colocará
a bússola dentro de uma das espiras, procurando manter a bússola
na posição horizontal, fixado na mesa. Na outra extremidade
o ímã será deslocado, entrando e saindo da bobina,
rapidamente. Os alunos responderão às questões:
Atividade 16: Aula expositiva do professor Duração: 1 aula Objetivo: Sintetizar o que foi visto nas últimas aulas. Falara das semelhanças e diferenças entre os campos gravitacionais, elétricos e magnéticos. Dizer que por qualquer ponto do campo magnético, sempre passa uma linha de campo. A forma do campo magnético pode ser representada por linhas de campo. Vetor indução magnética B (vetor que caracteriza o campo magnético). Conteúdo: Campo magnético, comparação entre o campo magnético e o campo elétrico, força magnética, corrente elétrica campo magnético.
Atividade 17: Avaliação sobre eletromagnetismo Duração: 1 aula Objetivo: Verificar se houve aprendizagem e o que os alunos aprenderam. Conteúdo: Campo magnético, campo eletromagnético, força magnética. |
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