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Aula 1: Montagem do circuito elétrico simples.
Objetivos:
Espero que os alunos percebam que a lâmpada possui dois pontos de
contato, que a pilha possui dois pólos e que, para que a lâmpada
funcione é necessário que o circuito esteja fechado e que
a lâmpada (o filamento) faça parte do mesmo.
Procedimentos:
Os alunos serão divididos em grupos (quatro integrantes em cada
grupo) e cada grupo receberá um kit contendo: uma pilha, uma lâmpada
(2,5 v) e dois fios. A seguir os alunos serão orientados a acender
a lâmpada apenas com o material do kit.
À medida que os grupos forem acendendo a lâmpada serão
desafiados a acendê-la com apenas um fio.
Avaliação:
Os alunos serão orientados a entregar um relatório sobre
o experimento.
Cuidados:
Orientar os alunos para que tomem cuidado com a lâmpada, pois pode
ser quebrada facilmente. Orientá-los a não utilizar a bateria
do celular para acendê-la, pois a mesma se queimará. Esclarecer
que a atividade não fará com que levem choques.
Aula 2: Explicação do Fenômeno.
Objetivos:
Fazer com que os alunos reflitam sobre suas próprias teorias a
respeito do funcionamento do circuito elétrico e que consigam apresentar
essas teorias de forma compreensível para mim e para os colegas.
Procedimentos:
Eu vou colocar na lousa o circuito fechado conforme foi discutido na aula
anterior. Em seguida vou pedir a eles que expliquem com suas palavras
o funcionamento do circuito. Vou pedir que façam um desenho explicitando
o que acontece dentro do fio e dentro da lâmpada.
Avaliação:
Os alunos serão orientados a entregar um relatório sobre
o experimento. O relatório deve conter o desenho e a explicação.
De preferência o aluno deve utilizar a mesma folha do relatório
da aula anterior.
Aula 3: Apresentação e discussão
das teorias.
Objetivos:
Fazer com que os alunos percebam eventuais falhas em suas próprias
teorias e que as modifiquem para que fique mais de acordo com a teoria
científica.
Procedimentos:
Após a leitura dos relatórios eu separarei as teorias em
grupos semelhantes. Vou colocar um esboço de cada teoria na lousa
e pedir que pelo menos um representante de cada teoria venha explicá-la
aos colegas na lousa e que a defenda. Após essa primeira explicação
eu vou tentar orientar a discussão de modo a encontrar a teoria
que melhor descreve o fenômeno (com menos furos). Vou querer que
eles optem pela teoria mais próxima da científica, caso
isso não aconteça vou tentar mostrar falhas na teoria em
questão.
Avaliação:
Neste momento a avaliação só pode ser feita pela
observação da participação do aluno. Acho
muito complicado fazer isso e não pretendo avaliar nesta aula.
Cuidados:
Tentar fazer com que os próprios alunos percebam as contradições
em suas teorias sem dizer explicitamente isso, pois a reformulação
de suas idéias só acontece quando parte dele mesmo.
Aula 4: Utilização de materiais diversos
no circuito.
Objetivos:
Fazer com que os alunos pensem a respeito do funcionamento subatômico
do circuito.
Procedimentos:
Os alunos receberão novamente o kit para a montagem do circuito
e, além dos fios de cobre, receberão outros materiais: lã,
barbante, madeira, grafite e diferentes metais (ferro, alumínio,
latão, etc.).
Avaliação:
Os alunos montarão uma tabela no caderno contendo os materiais
a serem testados e as observações do que ocorre em cada
caso.
Cuidados:
Preparar com antecedência material suficiente para todos os grupos.
Observação:
Esta aula foi modificada. No ano passado, neste período eu fiz
a montagem da pilha, mas neste ano eu resolvi adiar, pois achei que os
alunos ainda não haviam pensado nem um pouco sobre as partículas
subatômicas envolvidas no funcionamento do circuito. Imaginei que
a pilha seria muito complexa neste estágio.
Aula 5: Pilha de Daniell.
Objetivos:
Fazer com que os alunos comecem a entender a geração da
corrente elétrica pela criação e manutenção
da ddp.
Procedimentos:
Os alunos serão divididos em grupos de até quatro componentes
(dependendo da quantidade de material disponível também)
e cada grupo receberá uma placa de cobre e uma placa de zinco,
uma ponte salina, dois recipientes, fios e uma lâmpada. Terão
disponíveis os elementos químicos e água, mas eu
os orientarei nas quantidades. Eu explicarei a eles que nós montaremos
uma pilha e farei na lousa o esquema da montagem
Avaliação:
Os alunos serão orientados a fazer anotações durante
a realização do experimento e a entregar um relatório
contendo todas as observações feitas. Serão orientados
a observar particularmente o que acontece com as placas e com os líquidos
no decorrer do processo.
Cuidados:
Não desperdiçar substâncias químicas, utilizar
o multímetro para mostrar aos alunos que algo está acontecendo,
caso nenhuma lâmpada, nem calculadora funcione (aproveitar para
falar da medida da corrente elétrica e da tensão).
Aula 6: Discussão e sistematização
dos resultados do experimento da pilha e do conceito de corrente elétrica
até agora.
Objetivos:
Sistematizar o conceito de corrente elétrica. A idéia de
corrente como movimento ordenado de elétrons em um sentido preferencial.
Procedimentos:
Se a maior parte dos alunos entregou o relatório na aula anterior,
vou começar a discussão a partir das observações
lidas nos relatórios. Caso isso não tenha acontecido, vou
pedir aos grupos que apresentem suas observações e conclusões
e ao final, vou tentar sistematizar o conceito de ddp e de corrente elétrica
utilizando as principais idéias deles.
Avaliação:
Os relatórios e as apresentações serão avaliados.
Cuidados:
Não se deixar empolgar e observar se a maioria dos alunos realmente
percebeu as idéias principais.
Aula 7: Circuitos em série e em paralelo.
Justificativa para a modificação:
Eu tinha uma grande preocupação com a utilização
do multímetro. Achava que era muito importante utilizar o multímetro
com os alunos, pois ajudaria a perceberem as relações entre
as medidas de corrente e tensão. Depois de discutir com o grupo,
percebi que, para os meus objetivos, isso não era absolutamente
necessário e fiquei aliviada, pois acho muito difícil lidar
com a pequena quantidade de multímetros (e os cuidados no manuseio
dos mesmos), a grande quantidade de alunos e o pouco tempo.
Objetivos:
Fazer com que os alunos utilizem os conceitos estudados (corrente elétrica
e ddp) para explicar e entender o funcionamento de um circuito em série
e em paralelo.
Procedimentos: Eu vou desenhar esquematicamente (sem explicitar as conexões
nas lâmpadas e pilhas) na lousa um circuito em com duas lâmpadas
em série e outro com duas lâmpadas em paralelo. Pedirei aos
alunos que copiem os circuitos e que expliquem (por escrito) o que eles
esperam que aconteça com a corrente elétrica e com a ddp,
baseado nos seus conhecimentos de corrente e ddp e que expliquem como
isso tudo afetará as lâmpadas: quais acenderão ou
não e com que intensidade.
Justificativa:
Eu quero verificar se os alunos realmente entenderam o conceito de corrente
elétrica e se sabem aplicá-lo em uma atividade prática.
Também quero verificar quais as noções que sobraram
sobre ddp e como os alunos acham que isso afeta ou é afetado pelo
circuito.
Avaliação:
O texto dos alunos será a avaliação.
Cuidados:
Verificar se as pilhas não estão muito velhas, caso contrário,
as lâmpadas podem não acender visivelmente. No caso de duas
lâmpadas de 2,5 V, o melhor é utilizar duas ou três
pilhas (cuidado: quatro pilhas têm 6V,podem queimar as lâmpadas!).
Aula 8: Montagem dos circuitos em série e paralelo.
Objetivos:
Fazer com que os alunos verifiquem com experimentos práticos a
veracidade de suas teorias. Fazer com que os alunos percebam os possíveis
equívocos, percebam que estes decorrem de suas teorias a respeito
da corrente elétrica e a reformule a partir dessa constatação.
Procedimentos:
Os alunos montarão os circuitos em série e paralelo (vistos
na aula anterior) e verificarão o que acontece com as lâmpadas
em cada caso. Confrontarão os resultados com suas hipóteses
e modificarão seus esquemas (se necessário) explicando a
modificação. Eu medirei a corrente e a ddp em um dos circuitos
e um aluno anotará os resultados na lousa para que todos possam
vê-los e anotá-los. A seguir, discutiremos esses resultados
e pedirei aos alunos que escrevam o que acontece com os valores da corrente
e da ddp em cada caso.
Avaliação:
Avaliação escrita
Cuidados:
Orientar previamente para os possíveis problemas na utilização
do multímetro. Principalmente para a medida da corrente.
Aula 9: Avaliação Bimestral
Objetivos:
Avaliar a compreensão dos conceitos estudados em classe. Satisfazer
a necessidade dos alunos de uma avaliação formal (acho que
a minha também).
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