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O objetivo da atividade era compreender como e por que a lâmpada
acende.
Iniciei a aula entregando o material aos três alunos presentes;
um fio, uma lâmpada de lanterna e uma pilha, com as instruções:
- Tentem acender a lâmpada fazendo uma
montagem adequada com este material. Ao conseguirem façam um esquema
da ligação, mostrando os pontos de contato de todos os componentes
da ligação.
- Explique por que a lâmpada acende, desenhando o que você
imagina que está acontecendo microscopicamente dentro de todos
os componentes do circuito.
Enquanto os alunos tentavam acender a lâmpada
eu fiquei atenta às tentativas deles. Demoraram um tempo, porque
não fechavam o circuito, deixavam só um lado da pilha em
contato com a lâmpada. A seguir, dei mais um fio para ver se conseguiam
acender, mas não conseguiam com os dois fios. Depois de algum tempo,
ao conseguirem acender a lâmpada com um ou dois fios, os alunos
fizeram um esquema de como foi a ligação, mostrando os pontos
de contato de todos os componentes.
Pedi que os alunos comparassem os desenhos, perceberam que as ligações
eram diferentes. Um dos alunos perguntou:
- Por que na lanterna tem que ser + numa pilha e - na outra pilha?
Dei mais uma pilha. Os alunos experimentaram sozinhos e perceberam que
quando colocavam as pilhas ligadas em seguida, com - e - ou + e + a lâmpada
não acendia e quando colocavam + e - a lâmpada acendia.
Pedi que desenhassem a ligação com as duas pilhas em série
e explicassem por que a lâmpada acendia numa situação
e noutra não.
Explicação de dois alunos:
"Quando colocadas (+ -) a lâmpada acende como acontece em aparelhos
eletrônicos, já quando colocadas (- -) a lâmpada não
acende, ou seja, precisando de uma carga + e outra - para que a lâmpada
acenda, uma vez que carga é força, precisamos de uma que
dê energia ao aparelho e outra que neutralize, quando a pilha é
fonte de energia."
"Sempre tem que ter + - e se colocar do mesmo lado + + não
vai acontecer nada. O que eu observei é que a carga nunca pode
estar na mesma posição porque eu acho que a carga fica mais
fraca, não tem reação nenhuma. Carga para mim é
um carregamento forte o suficiente e energia é algo que se pode
usar para ligar algo."
Depois de ter ouvido as explicações dos alunos pedi que
eles dissessem quais eram as condições para acender a lâmpada.
Escrevi na lousa o que os alunos disseram:
"A lâmpada só acende se a corrente que passa por ela
for pela base e pela rosca pelo outro lado."
"Os dois pólos da pilha têm que estar ligados à
lâmpada."
"Que a corrente tem que estar fechada para que a corrente chegue
até ela. Se a corrente estiver aberta não tem como chegar
corrente até a lâmpada."
"Tem que ligar o fio (metal) nos dois pólos da pilha (+ e
-)."
"Colocar a base da lâmpada em um dos pólos da pilha
e a rosca da lâmpada no outro pólo ou o contrário."
Em seguida pedi que os alunos explicassem por que a lâmpada acende,
as explicações foram:
"A corrente e a energia que sai da pilha e passa pelos fios e chega
à lâmpada."
"Quando um pólo está ligado, pelo outro pólo
emite tipo de energia, que se encontra com a primeira e ocorre uma reação
que acende a lâmpada."
"É que puxa energia da pilha e vai para a lâmpada causando
o que chamamos de energia elétrica. No filamento acontece uma explosão
de energia que cria a energia e dessa energia vem a ser a luz que ilumina
os lugares e as coisas e etc."
Durante a explicação, o mesmo aluno da pergunta anterior
perguntou como se chama aquilo que está dentro da lâmpada.
Eu disse que era um filamento, um fio muito fininho, filamento de tungstênio.
Os alunos fizeram desenhos para explicar o que estava acontecendo em todos
os componentes do circuito. Os três alunos deram a explicação
do encontro, isto é, a energia sai dos dois lados da pilha e se
encontra na lâmpada. Para um aluno esse encontro dá uma explosão,
para outro aluno no encontro há transformação de
energia elétrica em térmica e para outro aluno ocorre uma
reação que acende a lâmpada. (Consultar o item artigos)
Perguntei: Como podemos chamar o caminho percorrido pela energia? Um aluno
respondeu: Caminho condutor. Eu disse que o caminho se chamava circuito
elétrico e deve estar fechado.
Para ajudar os alunos a pensarem melhor no caminho percorrido pela "energia"
e refletirem sobre suas respostas intuitivas anteriores, dei mais uma
lâmpada para os alunos colocarem no circuito e mostrar num novo
desenho o caminho percorrido pela energia.
Dois alunos fizeram a seguinte ligação:
O outro aluno fez esta:
Os alunos ficaram confusos na hora de explicar como
a energia vinha de um lado e do outro, cruzando no meio do caminho, antes
de chegar nas lâmpadas. Ficaram pensando e um dos alunos fez uma
experiência, para provar se o que ele estava pensando estava correto.
A ligação foi a seguinte:
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Como a lâmpada não acendeu com esta ligação,
o aluno achou que não era como eles estavam pensando, senão
a lâmpada acenderia. Concluíram então, que era
porque o circuito estava aberto. |
Em seguida eu falei que àquela energia em movimento chamaríamos
de corrente elétrica.
O mesmo aluno, do desenho acima, disse que a corrente elétrica flui
como uma torneira aberta, onde a água sempre vai em um sentido.
Os alunos concluíram que a corrente elétrica se movia num
único sentido.
Antes de terminar a aula eu mostrei uma lanterna e pedi que os alunos tentassem
imaginar como era a ligação internamente, como o circuito
se fechava. Eles não conseguiram imaginar como ligava a lâmpada
ao outro pólo da pilha, então abriram a lanterna para ver
como era a ligação, percebendo que havia um fio metálico
fazendo esta ligação.
Nas explicações dos alunos apareceram os termos: energia (com
a idéia de força), eletricidade, corrente, partículas
A e B, cargas (+) e (-) e condutor, mas sem o significado dado pela física.
Nas próximas aulas é necessário explorar estes conceitos
(consultar o item concepções
espontâneas e testes diagnósticos).
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