![]() |
Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
|
![]() |
|||||
Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
|
![]() |
|||||||
|
||||||||
Avaliação das aulas iniciais de eletrodinâmica - atividade experimental do circuito pilha-lâmpada Anne |
||||||||
|
||||||||
Essa atividade serve como avaliação da compreensão dos alunos das aulas dadas. Pode ser realizada individualmente e em papel para entregar ao professor, ou em grupos (se o professor tiver poucos grupos e puder acompanhar as discussões dos grupos para responder às questões, essa é uma boa alternativa para um primeiro momento de análise de circuitos). A lâmpada acenderia se fizéssemos essa ligação? Por quê?
Retomar os desenhos da (5) hipóteses (aula 1, passo 2). Nestas montagens a seguir, indique o caminho percorrido pela carga elétrica. Em quais a lâmpada acende? Em quais há curto-circuito e a pilha descarrega? Em quais o circuito está aberto?
OBS. Nesse último desenho, um fio está na base da lâmpada e outro no material preto isolante, entre a base e a rosca. O professor pode inventar outros desenhos - um fio ligado no vidro da lâmpada, ou ligado no invólucro de plástico da pilha - ou outras montagens que convierem conforme tenham surgido nas discussões dos alunos. Ver experimento circuito simples... |
||||||||
| ||||||||