Eletromagnetismo no Ensino Médio |
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Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
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Circuito simples - pilha e lâmpada Anne Scarinci |
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Essa
atividade experimental foi desenhada para abrir o estudo da eletricidade.
Seu objetivo principal é o de introduzir o problema -
Portanto, essa atividade é fundamental, pois os conceitos construídos através dela (átomo, portador de carga, elétron livre, estrutura cristalina metálica, corrente elétrica, condutores e isolantes elétricos, etc.) embasarão todo o trabalho posterior em eletromagnetismo. Embora simples, a atividade é muito rica e poderia discutir uma série de conceitos, como o de produção da energia luminosa (mais tarde os alunos saberão que se trata de uma transformação) ou o da transformação da energia química em elétrica. As questões de energia seriam particularmente interessantes, pois o meu tema geral para este ano foi o de produção de energia. No entanto, os alunos não têm ainda elementos para aprofundar essa questão (e eu correria o risco de uma discussão "vazia" de significados físicos consistentes), de modo que esse experimento poderá ser retomado para esse fim mais adiante; e neste momento inicial, então, estudaremos um problema mais específico, que dará origem aos conceitos de estrutura atômica da matéria (modelo atômico) e corrente elétrica. Materiais: Para
cada grupo de alunos: Duração desta atividade: 2 aulas Conteúdos trabalhados: Objetivos específicos: Expectativas conceituais: Procedimento (e relação com o conhecimento do aluno)
Essa aula é essencialmente experimental. Os alunos vão explorar os materiais dados e conseguir montar um circuito, depois achar uma forma de representá-lo no papel. Ao fim da aula, ensaiarão um modelo físico que explique o fenômeno. 1. Distribuir o material para os alunos com a seguinte tarefa: "usar esse material e acender a lâmpada. O primeiro objetivo a que o professor deve estar atento é: com a manipulação experimental e para conseguir acender a lâmpada, os alunos devem perceber que os fios são conectados a partes diferentes da lâmpada (fig. 1), e não ambos na base (fig. 2).
Como a lâmpada é pequena, pode acontecer de haver contato duplo do mesmo fio (Com a rosca e com a base simultaneamente), como na ilustração 3 a seguir.
Para que isso não aconteça, uma dica é fornecer aos alunos cabos condutores formados por um fio único (e não compostos de vários fiozinhos de cobre unidos pela mesma capa plástica). A desvantagem desse tipo de fio, por outro lado, é que diminui a maleabilidade do cabo. Dica: Com o fio encostando no contato errado da lâmpada, é possível que a lâmpada acenda mesmo se o aluno fizer a conexão incorreta incorreta - por exemplo, se os dois fios estiverem na base, mas um dos fios estiver com as cerdas abertas - como na figura 3 mostrada anteriormente. Então o professor deve estar atento para indicar, oportunamente, ao aluno que acendeu a lâmpada deste modo, que procure identificar exatamente em que região da lâmpada deve ser feito o contato, e procurar encostar o fio nesta região somente. 2. Quando todos os alunos conseguem acender a lâmpada, pedir para que eles desenhem a sua montagem. O objetivo desse desenho é chamar a atenção para o fato: a lâmpada acende quando um fio está conectado à base e outro à rosca. Nota: Alguns alunos, apesar de conseguirem acender a lâmpada corretamente, na hora de fazer o esquema, desenham ambos os fios na base (ou ambos na rosca). Por isso é legal manter a montagem por perto, para tirar essas dúvidas. Se o professor percebe que o grupo está desenhando errado, pergunta: desse jeito acende? Então me mostra. Após completados os esquemas por todos os alunos (é bom que cada aluno tenha esse esquema anotado em seu caderno), passa-se à segunda parte, que é a busca por uma explicação para o fenômeno. Por que a lâmpada acende? Pedir aos alunos que desenhem no esquema do circuito a sua hipótese sobre o que acontece no esquema do circuito para que a lâmpada acenda. Os alunos falarão em energia, eletricidade, em cargas... em muitas palavras que não saberão exatamente o significado. Algumas explicações que costumam aparecer poder ser resumidas nesses esquemas:
O esquema (a) explica
que, como a pilha tem dois pólos que devem ser ligados para que
a lâmpada acenda, devem existir dois tipos de cargas, o "elétron
positivo" e o "negativo", que saem desses pólos
e se encontram na lâmpada. No esquema (c) a explicação
é semelhante, mas fala somente de energias positivas e negativas. O mais comum é que os alunos se concentrem na passagem da energia somente da pilha para o fio condutor. Por isso, dentre as respostas mais comuns dos alunos, um esquema parecido com o (d) acima (em que o filamento da lâmpada faz parte do circuito) é o menos comum. Dica: Ligar uma lâmpada de 3V em uma pilha de 1,5V (para que o brilho da lâmpada fique fraco), e perceber que o que acende na lâmpada é realmente o filamento. Essas explicações dos alunos serão tratadas como hipóteses. Devemos achar um meio de testar as hipóteses e saber qual a mais plausível. (Daqui, pode-se partir para outras atividades que testem as hipóteses. Por exemplo, colocar lâmpadas em série pode ser um indício de que as hipóteses (a) e (c) não são boas. Essa parte é muito bacana, especialmente em turmas criativas, que encontram vários meios de testar as explicações. Observar o que acontece dentro da lâmpada também é uma boa idéia. Alguns alunos inclusive sugerem abrir uma lâmpada - essa atividade funciona, pois eles vêem os fios de contato da rosca e da base com o filamento. Eles podem pensar sobre isso em casa, e inclusive conversar com a família e trazer novas informações ou novas hipóteses. Propor esse desafio aos alunos: Como testar essas (5) hipóteses? 3. Pedir para os alunos registrarem no caderno um relatório
da atividade: materiais, procedimento, desenho do circuito, hipóteses
da passagem da eletricidade. A expectativa é de que os alunos levem essa dúvida para casa e que na próxima aula tragam novas idéias para discussão. Essa é uma das maneiras de continuar a aula anterior.
Existem várias, e a escolha pode depender (e muito!) do que os
alunos propõem e de que hipóteses eles trazem sobre o acendimento
da lâmpada. A Shizue contou, uma vez, que fez a atividade de abrir
a lâmpada com os alunos. A Mônica uma vez passou para uma
análise do que ocorre na pilha, e para a atividade de fazer uma
pilha. A Paula fez circuitos em série. A Regina partiu para uma
análise do que são os materiais condutores... Enfim, há
várias possibilidades, todas muito interessantes e instrutivas.
Essa é uma delas, que eu realizei com uma turma de Ensino Fundamental: Ouvir o que os alunos pesquisaram / pensaram / descobriram sobre o circuito elétrico. Eles podem trazer as expressões "circuito elétrico", "corrente elétrica", "carga elétrica", "circuito fechado" etc. Cuidado: o fato de um aluno mencionar uma dessas expressões não implica que ele compreende o fenômeno ou mesmo o significado daquela expressão para a física. O professor deve investigar qual a compreensão da expressão que o aluno possui, para não correr o risco de achar que um conteúdo está "dominado", quando na verdade não está. Existe uma partícula chamada "elétron", que sai da pilha por um pólo (-), percorre o circuito passando pelo filamento da lâmpada, e retorna à pilha pelo outro pólo (+).
Questões
surgirão, uma vez que qualquer explicação sobre corrente
elétrica nessa fase inicial do estudo será incompleta, pois
existem invariavelmente lacunas importantes no conhecimento do aluno:
não se falou ainda sobre ddp, não se sabe que tipo de fenômeno
ocorre na pilha para que ela produza esses elétrons, a estrutura
atômica de um condutor elétrico é também desconhecida,
ignora-se a constituição interna de uma lâmpada etc. Ver avaliação...
Algum professor poderia estranhar o fato de não
iniciarmos o estudo da eletricidade através dos fenômenos
eletrostáticos e da conceituação de campo elétrico,
força elétrica etc. Esclarecemos aqui, mais uma vez, que
essa atividade está inserida em um tema amplo que trata de produção
de energia. Essa atividade inicial, de circuitos elétricos, é
muito oportuna dentro desse tema, porque introduz o conceito de corrente
elétrica. É um conceito crucial nesse momento, uma vez que
visamos especificamente chegar ao eletromagnetismo, que nos possibilita
o estudo da produção de energia elétrica em usinas
hidrelétricas, a partir de reações químicas,
etc. Ver avaliação |
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