Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Avaliação sobre o eletroímã e sua função

Shizue Shimizu

 

Introdução

 

Questões

1. a. O que ocorre quando você aproxima dos materiais metálicos o prego com o fio enrolado ligado à pilha?
Apenas os materiais ferromagnéticos são atraídos (como se fossem atraídos por um imã).

b. Qual a origem do magnetismo do prego?
É gerado pela corrente elétrica que passa pelo fio.

2. E quando o fio é desligado?
Cessa a atração. Só os materiais muito leves são atraídos. Em geral, o pedaço de ferro adquire algum magnetismo permanente de pequena intensidade.

3. a. Quem descobriu o eletroímã?
Hans Christian Oersted.

b. Como o cientista descobriu o efeito magnético da corrente elétrica?
Enquanto trabalhava com seus alunos, empurrando casualmente uma bússola para perto de um fio ligado a uma bateria, observou que, em vez de apontar para o Norte, a agulha magnética oscilou, formando um ângulo reto com o fio. Desligando a corrente a agulha voltava para o Norte.

4. Como você pode aumentar a força de um eletroímã?
Dando maior nº de voltas com o fio na bobina ou aumentando a intensidade da corrente elétrica.

5. Por que o campo magnético desaparece quando o circuito é desligado?
Porque o campo magnético é gerado por cargas elétricas em movimento e quando o circuito é desligado a corrente elétrica desaparece.

6. Em um depósito de lixo, há materiais de ferro que precisam ser separados para serem reaproveitados. Para essa separação pode-se usar ímã ou eletroímã. Qual o mais indicado e por quê?
Apesar de ambos atraírem materiais de ferro, o eletroímã é o mais indicado porque seu núcleo, sendo um ímã temporário, solta no lugar desejado os materiais coletados, assim que se desliga a corrente elétrica.

7. Você conhece alguma aplicação prática de eletroímã?
Em gerador, rádio, telefone, alarme, campainha, computador, guindaste eletromagnético, motor elétrico, transporte de peças metálicas, seleção de materiais ferromagnéticos, grandes eletroímãs em ferros- velhos e até para achar uma agulha perdida no chão e muitos outros aparelhos modernos de alta tecnologia.

Ver o planejamento de Eletromagnetismo

Ver o experimento do eletroímã

Ver a condução da aula após o experimento


 
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