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Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
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Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
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Planejamento de Eletromagnetismo revisto Shizue |
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Público-alvo:
3º ano do Ensino Médio
Introdução Trata-se de um conjunto de experimentos que objetivam a aprendizagem ativa dos conteúdos de Eletricidade, Magnetismo e Eletromagnetismo. Fundamentação teórica: Construtivismo Estratégias O trabalho em grupo pode tornar a aula mais motivadora
e facilitar a troca de idéias entre os alunos e de informações
entre os alunos e o professor. Atividades práticas ou experimentais
são um desafio constante porque é possível observar,
pesquisar, construir, enfim, experimentar, gerando discussões e
a oportunidade de desenvolver a oralidade, a participação
e a colaboração. O que eu espero que os alunos aprendam até o final do curso - A natureza elétrica dos materiais, com enfoque
central no conceito de circuito elétrico e no modelo microscópico
de corrente elétrica, porque os circuitos elétricos em série
e em paralelo e os fenômenos eletromagnéticos só poderão
ser analisados em circuitos fechados e causados por estas cargas em movimento,
submetidos a uma tensão; o campo magnético de um imã
também é criado por estas cargas quando estabelecida uma
corrente elétrica no interior do material de que ele é feito.
Avaliação A avaliação é contínua. É um instrumento para ajudar o aluno e o professor, fazendo parte integrante do dia-a-dia em sala de aula. Todas as etapas da atividade são avaliadas: a execução do experimento, o registro do aluno, individualmente e em grupo, a montagem de dispositivos, a pesquisa, a prova. Analisando com cuidado o registro dos alunos, conversando com eles, ouvindo suas justificativas, pode-se saber o que o aluno aprendeu. A avaliação pictórica através de desenhos também fornece informações importantes: constitui a representação de como ele entende o fenômeno. O registro do professor é importante para saber onde está a dificuldade do aluno e, a partir daí, organizar a seqüência do conteúdo para toda a classe. A frequência às aulas e a participação dos alunos são fatores importantes para valorizar o aluno. Obs. Links para as atividades estão disponíveis ao longo do texto e ao final da página. Eletricidade 1ª atividade - Circuito elétrico simples com 1 fio (desafio) Duração: 1 aula Conteúdo: corrente elétrica. Objetivos:
Experiência: montar 1 circuito simples com 1 fio, 1 lâmpada e 1 pilha. Fazer a lâmpada acender com esses materiais. Justificativa: trabalhar outro tipo de linguagem: o desenho. A análise pictórica facilita a expressão dos conhecimentos prévios. A utilização dos fios condutores sem os jacarés e a lâmpada sem o soquete é importante para se determinar os contatos e a visualização do caminho fechado. Torna-se um desafio porque os alunos acham que é impossível acender a lâmpada com apenas 1 fio. Eles "vibram" quando conseguem e ficam intrigados quando é pedido que se encontre mais 3 maneiras de conectar.
2ª atividade - Circuito
elétrico simples com 2 fios Duração: 1 aula Objetivos: O que eu espero do aluno: Experiência: montar 1 circuito com 2 fios, 1 lâmpada e 1 pilha. Fazer a lâmpada acender. Justificativa: através dessa atividade, é possível detectar se os componentes internos da lâmpada fazem parte do circuito. Perceber que a existência de corrente não está associada ao fato da lâmpada acender ou não e sim ao conceito de circuito aberto e fechado, pois só o fato das hastes metálicas estarem ligadas às extremidades dos fios não garante que "algo" passa por elas.
3ª atividade - Circuito simples com 2 fios e 2 lâmpadas Duração: 1 aula Conteúdo: corrente elétrica e caminho fechado. Objetivos: O que eu espero do aluno: Experiência: montar 1 circuito com 2 fios,
2 lâmpadas e 1 pilha. Fazer a lâmpada acender.
4ª atividade - Condutores e isolantes Duração: 1 aula Conteúdo: ligação metálica e elétrons livres. Objetivos: comprovar que o grafite é condutor e é usado nas pilhas comuns. O que eu espero do aluno: Experiência: montar circuitos simples incluindo materiais que conduzem ou não a corrente elétrica. Justificativa: essa atividade é necessária para analisar a propriedade de conduzir eletricidade ou não de cada componente da lâmpada.
5ª atividade - A lâmpada por dentro Duração: 1 aula Conteúdo: circuito fechado e corrente elétrica. Objetivos: identificar os metais (condutores) para que a corrente passe pela lâmpada. O que eu espero do aluno: Justificativa: essa atividade foi introduzida porque, em esquemas desenhados pelos alunos, as lâmpadas não apresentavam filamento ou tinham uma representação sem continuidade (circuito aberto).
Duração: 3 aulas Conteúdo: estrutura da matéria, circuito fechado, corrente elétrica, ddp. Objetivo: estudar as reações químicas envolvidas para entender a estrutura da matéria. Justificativa: no circuito, a pilha desempenha um papel muito importante. As reações químicas são mais imediatas e podem ser analisadas pelos resultantes ou produtos formados.
7ª atividade - Pilha de Daniell Duração: 3 aulas Conteúdo: circuito fechado e aberto, ddp, elétrons livres, íons, corrente elétrica. Objetivos: O que eu espero do aluno Justificativa: comprovação do caminho fechado com a ponte salina. A pilha é responsável pela movimentação das cargas elétricas no interior dos fios e no interior das soluções, permitindo uma circulação ininterrupta de cargas elétricas, obtendo-se o que chamamos de circuito fechado.
8ª atividade - Aula síntese da corrente elétrica Duração: 1 aula Conteúdo: circuito fechado, ddp, corrente elétrica real e convencional, estrutura da matéria (condutores), Modelo de Drude, fórmulas: i =Q/t e Q = n.e, unidades de medida. Objetivos: O que espero do aluno: Justificativa: a sistematização do conhecimento científico é importante para organizar as idéias apresentadas pelos alunos.
9ª atividade - Circuito em série e paralelo (desafio) Duração: 3 aulas Conteúdo: associação de resistências em série e em paralelo, o multímetro como instrumento de medida, 1ª Lei de Ohm. Objetivo: Experiência: montar um circuito em série e depois em paralelo com 2 lâmpadas e discutir as diferenças na construção de cada tipo de circuito. O que eu espero do aluno: Justificativa: essa atividade de montagem com as lâmpadas sem soquetes e os fios sem jacarés reforça a atenção sobre os contatos e dá ênfase ao caminho fechado. Os alunos ficam entretidos na tentativa de conseguirem fazer a montagem. Eles entendem com mais facilidade a diferença de brilho das lâmpadas.
10ª atividade - Medidas de tensão elétrica e corrente elétrica nos circuitos em série e paralelo com lâmpadas Duração: 3 aulas Conteúdo: medidas de ddp e intensidade da corrente elétrica e cálculo da resistência. Objetivos: Experiência: utilizar o multímetro para fazer medidas utilizando as escalas específicas nas montagens em série e em paralelo. O que eu espero do aluno: Justificativa: essa atividade comprova, na prática, os efeitos qualitativos observados, pois os alunos podem medir a ddp e a corrente elétrica em partes diferentes dos circuitos, para entenderem o comportamento da corrente elétrica em circuitos diferentes.
11ª atividade - Como usar o multímetro? (avaliação) Duração: 1 aula Conteúdo: função do aparelho, escala de medida, unidade de medida Objetivos: O que eu espero do aluno: que entenda como inserir o multímetro no circuito para fazer diferentes medidas de corrente elétrica, tensão e resistência elétrica. Justificativa: essa avaliação foi feita porque os alunos realizaram as medidas de forma organizada, então receberam o multímetro para analisarem o comportamento de um resistor de carbono.
12ª atividade - Lei de Ohm Duração: 3 aulas Conteúdo: 1ª Lei de Ohm Objetivo: saber o valor da resistência de um resistor de carbono através do código de cores e das medidas de tensão e corrente. Experiência: montar um circuito com fios de cobre, resistor de carvão com apenas 1 pilha e medir a corrente elétrica no circuito e a tensão no resistor. Em seguida, com 2 pilhas, depois 3 pilhas, até com o número de pilhas disponíveis. Utilizar as pilhas em série. O que eu espero do aluno: aprenda a construir gráficos e com isso consiga perceber a diferença entre os resistores ôhmicos e os não ôhmicos. Justificativa: é importante que o aluno saiba calcular a resistência experimentalmente, comparando através da indicação do código de cores.
13ª atividade - Aula síntese dos circuitos em série e paralelo e Lei de Ohm Duração: 2 aulas Conteúdo: circuito em série e paralelo, resistência elétrica e Lei de Ohm Objetivos: O que espero do aluno: Justificativa: a sistematização do conhecimento científico é importante para organizar as idéias apresentadas pelos alunos.
14ª atividade - Campo elétrico e a busca de Modelo explicativo Duração: 1 aula Conteúdo: campo elétrico Objetivos: Experiência: cortar o papel em pedacinhos e deixá-los sobre a mesa. Atritar a caneta com a lã e aproximar rapidamente a caneta dos pedacinhos de papel e questionar: Por que a caneta atraiu os papeizinhos? Qual o sentido de transferência de cargas elétricas: do plástico para a lã ou da lá para o plástico? O que espero do aluno: entenda que um corpo inicialmente neutro, quando eletrizado, passa a ter um nº diferente de elétrons, o que determina sua carga elétrica. Ou ele ganha e adquire carga negativa ou ele perde e adquire carga positiva. Justificativa: o modelo de corrente elétrica utilizado até agora não consegue explicar o efeito sobre os papeizinhos, pois, nesse caso, ocorre uma interação a certa distância. Para explicar essa interação é preciso falar de campo elétrico.
Magnetismo
15ª atividade - Interação entre o imã e os materiais ferromagnéticos Duração: 1 aulas Conteúdo: força magnética, propriedades magnéticas dos materiais. Objetivos: identificar os materiais ferromagnéticos com o auxílio de um imã. Experiência: aproxime um imã de cada um desses materiais: borracha, alumínio, cobre, ferro, latão (liga de cobre e zinco), aço (liga de cromo, níquel e ferro), clipe (aço), moeda (níquel). O que espero do aluno: entenda que para identificar os materiais ferromagnéticos, basta aproximar o material de um imã e verificar se há atração. Justificativa: essa atividade é interessante porque os alunos imaginam que todos os metais são atraídos pelo imã e somente o ferro, o níquel, o cobalto e algumas ligas que contêm esses elementos são ferromagnéticos e, portanto, atraídos.
16ª atividade - Interação entre imãs e bússolas Duração: 2 aulas Conteúdo: campo magnético, forças de atração e repulsão de origem magnética, orientação do campo magnético. Objetivos: Experiência: parte 1) aproximar dois ímãs. Quando fazemos isso, um deles sempre tende a girar e a se unir ao outro, de forma que seus polos opostos fiquem em contato. Fazer o mesmo com as bússolas. Observar que a bússola "percebe" que existe outro campo magnético através do movimento da agulha, além daquele gerado pela Terra e que é responsável pela orientação natural da agulha. Parte 2) fazer o mapeamento do campo magnético. O que eu que espero do aluno: Justificativa: a interação entre bússolas nos permite questionar sobre a determinação dos polos do imã. Os 2 polos de um corpo interagem com os 2 polos contrários do outro. O resultado dessa interação é uma força e um toque. Por esse motivo, a agulha da bússola pode girar sobre seu eixo ou 2 ímãs colocados perto um do outro, um deles sempre tende a girar e a se "colar" de forma que seus polos fiquem em contato com o polo inverso de outro imã.
17ª atividade - Observando as linhas de campo Duração: 2 aulas Conteúdo: linhas de campo magnético, sentido do campo magnético Objetivos: Experiência: "ver" as limalhas de ferro espalhadas em uma folha de papel apoiada sobre um imã, transformando-se em pequenos imãzinhos que se orientam na direção do campo magnético. O que espero do aluno: perceba que, como são muitos imãzinhos, podemos observar sobre o papel, as diversas linhas de ação do campo magnético e, portanto, visualizá-lo. Justificativa: os alunos poderão comparar as linhas obtidas com a limalha, com as direções obtidas pelo mapeamento com a bússola. É interessante porque é possível observar limalhas que se levantam porque as linhas de campo não se restringem apenas ao plano, mas existem em toda região do espaço (tridimensional). É necessário o conhecimento sobre campo magnético para entender as interações à distância.
18ª atividade - Magnetizando e Desmagnetizando Duração: 3 aulas Conteúdo: campo magnético, domínios magnéticos, origem microscópica das forças magnéticas. Objetivos: comprovar que alguns fatores afetam o estado de magnetização e desmagnetização de materiais ferromagnéticos. Experiência: tipos de processo de magnetização e desmagnetização (por choque mecânico, aquecimento e em movimento de vaivém). O que espero do aluno: na presença de um campo magnético externo, os "imãzinhos" alinham-se com o campo e o objeto é atraído. Justificativa: essa atividade explica porque não obtemos um pedaço de imã apenas com o polo Norte e outro com o polo Sul. Esse fenômeno é devido ao grande nº de "imãzinhos" atômicos no interior de um material ferromagnético.
19ª atividade - Aula síntese de magnetismo Duração: 1 aula Conteúdo: campo magnético do ímã, campo magnético gerado pela corrente elétrica e pelo solenóide. Objetivo: O que espero do aluno: perceba a ação do campo magnético à distância, na interação entre um imã e os objetos ferromagnéticos. Justificativa: a sistematização do conhecimento científico é importante para organizar as idéias apresentadas pelos alunos.
Eletromagnetismo
20ª atividade - Bússola e corrente elétrica (experiência de Oersted) Duração: 2 aulas Conteúdo: campo elétrico, campo magnético gerado por um fio onde passa corrente elétrica, regra da mão direita. Objetivos: Experiência: montar um circuito elétrico somente com fio condutor e pilha. Colocar uma bússola próxima do circuito. Observar a agulha da bússola ao ligar e desligar o circuito elétrico. O que espero do aluno: perceba que podemos obter campo magnético através da corrente elétrica. Justificativa: essa atividade é interessante porque é possível ver o efeito do campo magnético: a deflexão da bússola que comprova a ação à distancia.
Duração: 2 aulas Conteúdo: polos magnéticos, materiais ferromagnéticos, campo magnético gerado por um solenóide. Objetivos: Experiência: enrolar um fio sobre um parafuso, com 10 cm de fios sobrando em cada ponta, ligado aos polos de uma pilha. Clipes serão atraídos para as extremidades do parafuso e ficam "colados" nele, enquanto estiver circulando uma corrente. Desconectando-se o fio da pilha, a corrente pára de circular, soltando os clipes. O que eu espero do aluno: entenda que o eletroímã intensifica o efeito magnético produzido por corrente elétrica. Justificativa: essa atividade é importante porque o seu magnetismo pode ser "ligado" e "desligado", sendo esta sua principal vantagem, possibilitando sua aplicação tecnológica, sendo capaz de mover desde pequenas lâminas (campainha elétrica) até toneladas de ferro e aço (guindastes industriais).
22ª atividade - Motor elétrico Duração: 3 aulas Conteúdo: campo magnético do ímã, campo magnético gerado por corrente elétrica, força magnética. transformação da energia elétrica em energia cinética. Objetivos: Experiência: apóie cada extremidade da bobina em um suporte, preso lateralmente em um pedaço de madeira. Coloque um ímã sob a bobina. Ligue os dois fios condutores (presos aos suportes) a uma pilha, fechando o circuito. Dê um "piparote" na bobina, ela começa a girar. O que eu espero do aluno: perceba que a força magnética atua sobre cargas em movimento para transformar energia elétrica em energia cinética. Justificativa: construir um modelo de motor elétrico de corrente contínua. Ele é parte essencial de aparelhos de uso diário: secador de cabelos, geladeira, liquidificador, máquina de lavar roupas. Também é necessário para dar a partida nos motores de combustão interna, utilizados em carros, caminhões, locomotivas, navios e aviões.
23ª atividade - Indução eletromagnética (experiência de Faraday) Duração: 3 aulas Conteúdo: fluxo magnético, campo magnético variável, campo elétrico variável, corrente induzida, transformação da energia cinética em energia elétrica. Objetivos: Experiência: aproximar e afastar um ímã de uma bobina de um circuito elétrico fechado e observar o desvio da bússola, gerado pela corrente induzida. O que espero do aluno: entenda a ação à distância: "algo" interage com as cargas elétricas da bobina, produzindo corrente elétrica. Justificativa: construir um dispositivo que permite produzir corrente elétrica a partir de uma simples movimentação de ímã (gerador de eletricidade), sem o uso de pilhas. Os alunos ficam surpresos.
24ª atividade - Aula síntese de eletromagnetismo Duração: 1 aula Conteúdo: força magnética, transformação de energia elétrica em cinética, campo magnético variável, campo elétrico variável, corrente elétrica induzida, geradores elétricos, transformação de energia cinética em eletricidade. Objetivo: O que espero do aluno: Justificativa: a sistematização do conhecimento científico é importante para organizar as idéias apresentadas pelos alunos.
25ª atividade - Investigando 3 caixas pretas Duração: 1 aula Conteúdo: corrente elétrica, magnetismo e eletromagnetismo. Objetivo: verificar o que o aluno aprendeu após a aplicação do planejamento. Atividade: descobrir o que tem dentro de 3 caixas aparentemente iguais, contendo um fio condutor retilíneo, um ímã e um eletroímã, fazendo parte de circuitos elétricos, através da observação de fenômenos elétricos e magnéticos, usando a bússola como detector de campo magnético e os conceitos de eletromagnetismo. O que espero do aluno: saiba, através dos efeitos observáveis, relacionar os conhecimentos científicos desenvolvidos. Justificativa: como fechamento do curso, a
avaliação poderá ser feita para identificar os conteúdos
que foram significativos.
Links para as atividades. 1ª atividade - Circuito elétrico simples com 1 fio (desafio) 7ª atividade - Pilha de Daniell 17ª atividade - Observando as linhas de campo 20ª atividade - Bússola e corrente elétrica (experiência de Oersted) 22ª atividade - Motor elétrico
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