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Eletromagnetismo no Ensino Médio |
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Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
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Eletrólise - planejamento e aplicação Maria Christina |
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1. Introdução Esta atividade está planejada para a terceira e quarta aula do primeiro bimestre com a intenção de construir com os alunos o conceito de corrente elétrica num curso de Eletromagnetismo no Ensino Médio. Ela foi inserida após os alunos terem trabalhado com um circuito simples, constituído de: uma pilha, um ou dois fios e uma lâmpada de lanterna. Nesta aula os alunos montaram o circuito e tiveram que explicar como e por que a lâmpada acende, utilizando frases e desenhos, com o fio ampliado para que o professor percebesse as idéias dos alunos sobre a estrutura metálica e como imaginavam alguma "coisa" se movendo nesta estrutura.
2. Como intervir com as concepções espontâneas A partir das respostas dadas pelos alunos sobre circuitos resolvi inserir os experimentos "eletrólise" e a "pilha de Daniell" em seguida, com a intenção de construir com eles o modelo microscópico, isto é, pretendo ir do macroscópico para o microscópico. 3. Atividade específica para que os alunos reelaborem suas concepções A eletrólise permite que os alunos percebam coisas que são visíveis, por exemplo, bolhas que sobem na grafite, cheiro de "cândida" (cloro). Esta experiência ajuda os alunos a ampliarem suas explicações sobre corrente elétrica, ajuda a convencer os alunos de que algo circula, tanto no fio, quanto na solução e que o circuito está fechado na solução, devido à movimentação de “coisas” (íons, cargas), os alunos podem concluir que o circuito está fechado porque o led acende e o motorzinho funciona.
4. Objetivos O objetivo desta experiência é compreender corrente elétrica num meio líquido, ajudar os alunos a melhorarem suas explicações, e através da observação, convencê-los de que algo circula no circuito e que no líquido o circuito está fechado com a movimentação de alguma coisa (íons, cargas).
5. Conteúdos O conteúdo a ser explorado com esta atividade é a idéia, o conceito de corrente elétrica no fio e no líquido, a ionização e as reações químicas.
6. Expectativas conceituais Este experimento possibilita conflitar algumas idéias dos alunos, por exemplo, a idéia de que sai energia positiva de um lado da pilha e do outro lado sai energia negativa e estas se encontram na lâmpada fazendo-a acender.
7. O que ocorre na prática Durante a atividade o professor pode dialogar com os alunos, fazendo as seguintes perguntas: É esperado obter as seguintes respostas durante o experimento: Se os alunos derem respostas semelhantes a estas o professor poderá dialogar com os alunos e fazer as seguintes perguntas:
8. Materiais necessários A montagem desse experimento é bastante simples, sendo necessário: um pote de plástico com dois furos na tampa para a colocação dos lápis, dois lápis apontados nas duas extremidades, água, sal de cozinha (NaCl), pilhas de 1,5 V, uma bateria de 9 V, fios de ligação com jacarés e um led.
9. Procedimento Cada grupo de 3 ou 4 alunos montará um circuito com a bateria de 9 V ou 3 pilhas em série (4,5 V), fios de ligação com jacarés nas extremidades, água e sal de cozinha . Todos os componentes são ligados em série. Um led é inserido no circuito.
Esquema da montagem:
Os alunos responderão as questões feitas pelo professor e farão desenhos, mostrando o que acontece no líquido e no fio.
10. Possíveis problemas / Dicas importantes É importante levar um multímetro para medir a tensão e a corrente elétrica que passa no circuito, se por um acaso o led não acender e o motorzinho não funcionar, porque os alunos poderão achar que não tem corrente elétrica no circuito. Antes de levar este ou qualquer experimento para a sala de aula, é necessário treiná-la em casa para evitar qualquer problema, por exemplo, levar pilhas e baterias velhas e led queimado.
Considerações finais Também podem ser inseridos no circuito um motorzinho e um despertador ou calculadora que funciona com pilhas. É importante dizer que o led (1,8V) e o motorzinho (3V) só funcionam com três pilhas de 1,5 V em série ou com uma bateria de 9 V.
Ver o planejamento de Eletromagnetismo Ver exemplos de respostas dadas pelos aluno sobre circuitos
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