Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Planejamento de eletromagnetismo revisto

Maria Christina

 


Eletricidade

(acesse as atividades clicando em seus nomes)

 

Atividade 1: Como e por que a lâmpada acende?

DURAÇÃO: 2 aulas

OBJETIVOS: Entrar em contato com as concepções dos alunos e conscientizá-los de suas próprias concepções sobre corrente elétrica, sua condução num circuito simples com uma lâmpada e com duas lâmpadas. Iniciar o entendimento de corrente elétrica e condições para sua existência.

CONTEÚDO: Idéia de corrente elétrica como “algo” percorrendo os componentes do circuito – fio, pilha, lâmpada – idéia de circuito fechado.

JUSTIFICATIVA: Os alunos serão questionados pelo professor e/ou colegas sobre os contatos, sobre o significado de algum termo (cargas, energia, elétrons, prótons, eletricidade, etc.) utilizado pelo grupo, sobre as condições para acender a lâmpada, sobre o que os alunos entendem por circuito e se este precisa ser fechado.
Os alunos farão uma segunda experiência colocando uma segunda lâmpada no circuito e desenharão o novo circuito, para conflitar a idéia de que algo sai do pólo positivo da pilha e algo sai do pólo negativo da pilha e se encontram na lâmpada fazendo-a acender.
Com as respostas dos alunos em mãos o professor poderá perceber o que nestas explicações está próximo da explicação científica e o que está “errado”, e quais atividades ajudarão os alunos na construção do seu conhecimento.
Com a colocação da segunda lâmpada os alunos poderão concluir que “algo” (energia, cargas, eletricidade, elétrons), circula no circuito num sentido preferencial e que a este algo chamamos de corrente elétrica.

 

Atividade 2: Eletrólise – O motor e o led funcionam? Por quê?

DURAÇÃO: 2 aulas

OBJETIVOS: O objetivo é compreender corrente elétrica num meio líquido, ajudar os alunos a melhorarem suas explicações, convencer os alunos de que algo circula, se move no circuito (cargas, elétrons) e que no líquido o circuito está fechado com a movimentação de alguma coisa (íons, cargas).

CONTEÚDO: Explorar a idéia, o conceito de corrente elétrica no fio e no líquido, a ionização e as reações químicas.

JUSTIFICATIVA: Levantar hipóteses e explicações do que acontece no líquido e no fio a partir da observação do que é visível no líquido, por exemplo, a formação de bolhas nas pontas dos lápis imersos na solução e também do cheiro de cloro.

 

Atividade 3: Pilha de Daniell – Como se origina e se mantém a corrente elétrica?

DURAÇÃO: 2 aulas

OBJETIVOS: Conhecer uma pilha por dentro, perceber as reações químicas que ocorrem nela e ajudar os alunos a entenderem a origem e a natureza da corrente elétrica. Iniciar o entendimento de ddp, fem e campo elétrico. Ensinar a usar um multímetro.

CONTEÚDO: Explorar a origem e natureza da corrente elétrica, reações químicas, ddp e fem.

JUSTIFICATIVA: Fazer os alunos explicarem o que acontece nas duas pilhas e fazê-los pensarem de onde vêm as cargas ou os elétrons.
Fazer medidas da corrente elétrica e da tensão, conforme o tempo for passando.

 

Atividade 4: Entendendo cargas elétricas, onde estão?

DURAÇÃO: 2 aulas

OBJETIVOS: Ajudar os alunos a pensarem nos átomos e compreenderem a relação do átomo com a corrente elétrica. Compreender que as cargas elétricas estão nos átomos, que os corpos como as placas de cobre e de zinco são constituídos de átomos. Pensar em quais são os modelos atômicos (com elétrons) que permitem explicar corrente elétrica e ajudar na compreensão do que é necessário para ter carga elétrica e como ela se comporta. Compreender que há diferenças entre isolantes e condutores. Compreender a relação carga – campo, idéia de campo elétrico.

CONTEÚDO: modelos atômicos, átomo – prótons, nêutrons e elétrons – idéia de carga elétrica, isolantes e condutores de eletricidade.

JUSTIFICATIVA: Tentar explicar o que aconteceu com as placas e pensar na constituição das placas, como elas devem ser interiormente, se elas são diferentes macroscopicamente e microscopicamente.
Imaginar o átomo e desenhá-lo numa folha e explicá-lo para os colegas. Se for necessário o professor fará a experiência da caixa surpresa, onde os alunos têm que fazer previsões do que está dentro da caixa, sem abri-la, a partir de evidências, como som, peso, etc.

 

Atividade 5 – Aula expositiva – explicações da Física

DURAÇÃO: 2 aulas

OBJETIVO: Compreender o conceito de corrente elétrica.
O que é? Como se origina? Como se mantém?
Conteúdo: Representação de um circuito elétrico, conceito de corrente elétrica real e corrente elétrica convencional, ddp, cargas elétricas, corrente iônica, modelo de Drude. Fórmulas: Q = n.e; i = ?q/?t; unidades de corrente elétrica e resolução de problemas matemáticos.

 

Atividade 6: Avaliação sobre corrente elétrica

DURAÇÃO: 2 aulas

OBJETIVO: Verificar o que os alunos aprenderam, verificar se houve progresso em suas explicações e se houve mudança nas formas de pensar.

CONTEÚDO: Serão questões sobre circuito elétrico simples, caminho da corrente elétrica, condições para haver corrente elétrica e para acender e funcionar um motorzinho, problemas para calcular corrente elétrica, número de cargas, etc.

 

Atividade 7: Circuitos elétricos em série, em paralelo e circuitos mistos – Comportamento da corrente elétrica

DURAÇÃO: 2 aulas

OBJETIVO: Levantar as concepções dos alunos e ajudá-los a conhecerem e entenderem o comportamento da corrente elétrica em circuitos diferentes.

CONTEÚDO: Caminho da corrente elétrica, circuito de lâmpadas em série, em paralelo, tensão de pilhas em série e em paralelo.

JUSTIFICATIVA: Montar três tipos diferentes de circuitos com 2, 3 ou mais lâmpadas em série, em paralelo, desenhar o esquema de cada um desses circuitos com o caminho percorrido pela corrente elétrica. Tentar dizer o que acontecerá com as lâmpadas ao abrir o circuito em determinados lugares do circuito. Medir a corrente elétrica e a ddp em partes diferentes do circuito.

 

Atividade 8: Introduzindo um novo elemento no circuito elétrico

DURAÇÃO: 1 aula

OBJETIVO: Ouvir as explicações dos alunos sobre resistência elétrica, perceber como os alunos a relacionam com a corrente elétrica. Ajudar os alunos no entendimento de resistência elétrica e como ela se relaciona com a corrente elétrica e a ddp.

CONTEÚDO: Resistência elétrica, relação entre corrente elétrica, resistência e ddp – Lei de Ohm.

JUSTIFICATIVA: Escolhe um dos circuitos da atividade anterior e colocar um resistor com resistência R neste circuito para verificar o que acontece com as lâmpadas e fazer medidas de corrente elétrica, ddp e resistência elétrica, com o uso de um multímetro.

 

Atividade 9: Montar circuitos elétricos com pilhas (1 – 4), fio e resistor

DURAÇÃO: 2 aulas

OBJETIVO: Entender a relação entre corrente elétrica, ddp e resistência elétrica – lei de Ohm.

CONTEÚDO: lei de Ohm, construção do gráfico Ux i.

JUSTIFICATIVA: Fazer as medidas de i (A ou mA) e de U (V), montar a tabela com os valores de i e U. Construir o gráfico U x i, e calcularão a razão U/i. Calcular a resistência elétrica a partir das listras coloridas do resistor e compararão com a resistência obtida do gráfico.

 

Atividade 10: Aula expositiva

DURAÇÃO: 1 aula

OBJETIVO: Sintetizar as últimas 5 aulas com as explicações da física.

CONTEÚDO: Comportamento da corrente elétrica em circuitos diferentes. Resistência elétrica, resistividade de um material, dependência da resistência elétrica de acordo com a temperatura, o material, o comprimento e o diâmetro do resistor. Lei de Ohm. Cálculo da resistência elétrica em várias situações. Cálculo da resistência equivalente.

 

Atividade 11: Avaliação

DURAÇÃO: 2 aulas

OBJETIVO: verificar o que e como foi o entendido pelos alunos.

CONTEÚDO: Comportamento da corrente elétrica em circuitos diferentes, Lei de Ohm, características da resistência elétrica. Cálculo de resistência equivalente, valor da corrente elétrica em cada resistor.

 

Magnetismo

Atividade 12: Interação entre bússolas, ímãs e outros materiais

DURAÇÃO: 2 aulas

OBJETIVO: Conhecer as concepções dos alunos sobre ímãs e bússolas. Entender como a bússola funciona e que a agulha da bússola é um ímã. Entender que o ímã age à distância e que existem forças de atração e de repulsão. Perceber a interação entre ímãs, entre bússolas e entre bússolas e ímãs. Pensar no campo magnético Terrestre, pensar e explicar o que entendem por campo magnético.

CONTEÚDO: Campo magnético, força magnética, forças de atração e repulsão (interação entre ímãs). Pólos magnéticos da agulha das bússolas, pólos magnéticos dos ímãs e da Terra e materiais ferromagnéticos.

JUSTIFICATIVA: Com esse experimento pretendo que os alunos percebam e compreendam a interação entre ímãs, entre ímãs e diversos materiais, entre bússolas e entre ímãs e bússolas, que percebam que a agulha da bússola é um ímã e que consigam identificar os pólos da agulha da bússola e dos ímãs. Quero também que os alunos comecem a pensar na possibilidade da Terra ser um ímã, isto é, que a Terra exibe uma propriedade magnética.

 

Atividade 13: Linhas de campo (ímã, bússola e limalha de ferro)

DURAÇÃO: 2 aulas

OBJETIVO: ajudar o aluno compreender melhor a interação ímãs-ferromagnéticos. Perceber a interferência do ímã sobre a agulha da bússola. Pensar como ocorre e do que depende esta interferência. Perceber as linhas de campo, visualizar e entender o campo magnético, entender o sentido das linhas de campo.

CONTEÚDO: Campo magnético, força magnética e linhas de campo.
Justificativa: Fazer os alunos observarem dizerem o que estão percebendo em relação às direções da agulha. Os alunos terão a oportunidade esquematizar as linhas obtidas com a limalha e compará-las com as direções traçadas com a bússola.

 

Eletromagnetismo

Atividade 14: Experiência de Oersted

DURAÇÃO: 1 aula

OBJETIVO: Observar o que acontece e explicar a ação do fio sobre a bússola. Explicar através de desenho.

CONTEÚDO: Relação entre fenômenos elétricos e magnéticos, corrente elétrica ? campo magnético.

JUSTIFICATIVA: Os alunos terão a oportunidade de relacionar a corrente elétrica que percorre um fio ligado à uma pilha ao campo magnético gerado por essa corrente elétrica.

 

Atividade 15: Campo magnético produz corrente elétrica? Experiência de Faraday

DURAÇÃO: 1 aula

OBJETIVO: Observar o que acontece e tentar explicar o observado. Responder a questão acima.

CONTEÚDO: Relação entre corrente elétrica e campo magnético. Corrente induzida e indução eletromagnética.

JUSTIFICATIVA: Ajudar os alunos a compreenderem o aparecimento de uma corrente elétrica sem o uso de pilhas.

 

Atividade 16: Aula expositiva

DURAÇÃO: 1 aula

OBJETIVO: Sintetizar o que foi visto nas últimas aulas. Falar das semelhanças e diferenças entre os campos gravitacionais, elétricos e magnéticos. Dizer que por qualquer ponto do campo magnético, sempre passa uma linha de campo. A forma do campo magnético pode ser representada por linhas de campo. Vetor indução magnética B (vetor que caracteriza o campo magnético).

CONTEÚDO: Campo magnético, comparação entre o campo magnético e o campo elétrico, força magnética, corrente elétrica ? campo magnético.

 

Atividade 17: Investigando 3 caixinhas enigmáticas

DURAÇÃO: 1 aula

OBJETIVO: Avaliar se houve aprendizagem e o que os alunos aprenderam.

CONTEÚDO: Campo eletromagnético, força magnética.

OBJETIVO: Descobrir o que tem dentro de cada caixinha a partir dos efeitos percebidos.

JUSTIFICATIVA: Levantar hipóteses utilizando uma lâmpada e uma bússola e tentar responder à pergunta ‘O que tem dentro de cada caixinha?’ pelos efeitos produzidos na lâmpada e na bússola.

 

 

Links para as atividades

Atividade 1: Como e por que a lâmpada acende?

Atividade 2: Eletrólise – O motor e o led funcionam? Por quê?

Atividade 3: Pilha de Daniell – Como se origina e se mantém a corrente elétrica?

Atividade 4: Entendendo cargas elétricas, onde estão?

Atividade 6: Avaliação sobre corrente elétrica

Atividade 11: Avaliação

Atividade 13: Linhas de campo (ímã, bússola e limalha de ferro)

Atividade 14: Experiência de Oersted

Atividade 15: Campo magnético produz corrente elétrica? Experiência de Faraday

Atividade 17: Investigando 3 caixinhas enigmáticas


 
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