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Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
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Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
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Pilha de Volta Shizue |
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Introdução Não vemos o que se passa no fio condutor e é difícil imaginar o que acontece no circuito elétrico. O experimento e os materiais são simples e pode ser realizado em sala de aula, em grupos ou em demonstração. Após a observação de propriedades macroscópicas: concentração - cor - massa, os alunos entenderão as reações químicas: as transformações dos materiais do ponto de vista microscópico e terão sobre o que falar quando você iniciar a apresentação do modelo de cargas elétricas. A pilha é responsável pela movimentação de cargas elétricas, mostra o que é corrente elétrica, como ela surge e como se mantém. Uma abordagem que estabelece o maior número de conexões entre o experimento e o conhecimento científico, onde o aluno encontra respostas sobre o que está acontecendo na estrutura microscópica dos materiais. O enfoque está nas discussões, nas reflexões e no que se espera que os alunos aprendam ao concluírem a atividade. Conteúdo geral - Eletricidade
Conteúdo específico semi-reações de oxidação e
redução
Conhecimentos prévios Ter observado um circuito simples, evidenciando a necessidade de um caminho fechado e ter percebido que para a lâmpada acender "algo circula", passando pelo filamento da lâmpada.
Posição no planejamento A atividade se enquadra após os alunos terem montado um circuito utilizando 1 pilha, 1 ou 2 fios condutores e 1 lâmpada 1,5 V, na construção de circuito simples. Mas, o que é corrente elétrica? Como ela surge? Não encontramos respostas apenas através das observações do circuito elétrico, pois não conseguimos ver o que está acontecendo dentro de um fio. Então. a eletrólise, onde se comprova a movimentação de cargas, que explica o por que a lâmpada acende, pode ser também muito importante.
- 3 aulas
Objetivo Geral Oportunidade de lidar com os fenômenos e as grandezas
envolvidas nos circuitos elétricos, com abordagem conceitual de
corrente elétrica e voltagem.
Objetivos específicos Entender como aparecem as cargas e de onde vêm.
Uma curiosidade elétrica De onde veio o nome "pilha"? 9. Material placas metálicas: 1 de Zinco e outra de Cobre 10
x 2 cm 10. Procedimento A montagem dessa pilha é feita como um sanduíche. Observação Dica - 2 problemas
podem surgir nessa pilha: Interpretação A - A lâmpada acende porque tem coisas circulando no circuito metálico fechado, do qual o filamento de tungstênio faz parte. B - Ao se conectar as 2 placas metálicas com um fio condutor contendo uma lâmpada, tem-se uma pilha funcionando como fonte de corrente elétrica, realizando um trabalho: acendendo uma lâmpada. 11. Conclusão A partir da estrutura microscópica podemos entender as propriedades macroscópicas das substâncias, pois são decorrentes do tipo de ligação entre os átomos e da geométrica molecular, ou seja, da maneira como os átomos estão dispostos no agregado atômico. E, para a lâmpada acender é preciso que tenha movimento de cargas (elétrons ou íons). Pilha é um dispositivo que aproveita a transferência de elétrons, em uma reação de óxido-redução, para propiciar, assim, o aparecimento de uma corrente elétrica através de um condutor. Dessa maneira, a pilha converte energia química em energia elétrica, disponibilizando energia química na produção de trabalho elétrico. Circuito elétrico é o caminho por onde passa
corrente elétrica. Quando você liga os fios na lâmpada e na pilha, os elétrons que saem do Zn empurram os elétrons livres do fio condutor. A pilha faz com que os elétrons movam-se. A energia necessária para forçar os elétrons a se moverem pelo fio, vem das reações químicas que acontecem dentro da pilha. |
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