![]() |
Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
|
![]() |
||||
Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
|
![]() |
||||||
|
|||||||
Pilha de Volta (montagem alternativa) Maria Helena |
|||||||
|
|||||||
Este experimento foi utilizado num curso para EJA e ocupou quatro aulas
1. Material necessário Copo de plástico, placas de cobre (1) e zinco (1), solução de sulfato de cobre, dois fios (com jacarés), lâmpada de lanterna.
2. Objetivos O aluno deverá ser capaz de explicar o que acontece microscopicamente no circuito (fios e pilha) para que a lâmpada acenda. O aluno deverá ser capaz de dizer por que a pilha é a responsável pelo aparecimento e manutenção da corrente elétrica.
3. Procedimento 1) Montagem da pilha de Volta. A pilha de Volta era originalmente uma pilha de discos:
pares de cobre-zinco, cada um separado dos outros por discos de papelão
umedecidos com água acidulada.
2) Como funciona a placa de Volta. O sulfato de cobre quando em contato com a água é dissociado nos íons ( S04-2 ) e (Cu-2 ). Estes íons apresentam um movimento incessante e aleatório no interior da solução.
Pelo fato de as placas apresentarem características diferentes, acontece o seguinte: O átomo de zinco da placa doa dois elétrons
( 2e- ) e fica ionizado ( Zn+2 ). Zn + CuSO4 Na placa de cobre, os dois elétrons doados pelo
átomo são "capturados" pelo íon de zinco
(Zn+2) se neutralizando e também se depositando sobre a placa de
cobre. O íon Cu + ZnS04 Como o zinco tem maior potencial de oxidação que o cobre, rapidamente a placa de zinco fica escura, indicando que houve um depósito muito grande de cobre, o que impede o funcionamento da pilha. Algumas dicas
4. Comentários finais Os cuidados que foram descritos no procedimento podem ser usados pelos professores como situações que levem os alunos a pensarem sobre o que está acontecendo e conseqüente motivação para discussões. Por exemplo, o professor pode dar para diferentes grupos placas limpas e outras não limpas. Para um grupo a lâmpada acenderá para outros não. Este conflito poderá gerar uma discussão que levará os alunos a pensarem sobre o que está acontecendo. A idéia de que entre as placas e a solução ocorrem reações químicas podem ser deduzidas dessa discussão e que os resíduos é que as impedem de acontecerem.
Ver o planejamento |
|||||||
| |||||||