Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Pilha de Volta (montagem alternativa)

Maria Helena

 

Este experimento foi utilizado num curso para EJA e ocupou quatro aulas

 

1. Material necessário

Copo de plástico, placas de cobre (1) e zinco (1), solução de sulfato de cobre, dois fios (com jacarés), lâmpada de lanterna.

 

2. Objetivos

O aluno deverá ser capaz de explicar o que acontece microscopicamente no circuito (fios e pilha) para que a lâmpada acenda.

O aluno deverá ser capaz de dizer por que a pilha é a responsável pelo aparecimento e manutenção da corrente elétrica.

 

3. Procedimento

1) Montagem da pilha de Volta.

A pilha de Volta era originalmente uma pilha de discos: pares de cobre-zinco, cada um separado dos outros por discos de papelão umedecidos com água acidulada.
Mas nossa montagem será a seguinte: mergulhamos em um recipiente que contém solução de sulfato de cobre uma placa de zinco e outra placa de cobre.

 

2) Como funciona a placa de Volta.

O sulfato de cobre quando em contato com a água é dissociado nos íons ( S04-2 ) e (Cu-2 ). Estes íons apresentam um movimento incessante e aleatório no interior da solução.

  • A placa de Zinco
    O zinco tem maior potencial de oxidação que o cobre. Reage mais facilmente com a solução porque doa mais facilmente seus elétrons. É o polo (-) da pilha.
  • A placa de cobre
    O cobre tem maior potencial de redução que o zinco.Tem maior facilidade para receber elétrons. É o polo (+) da pilha.

Pelo fato de as placas apresentarem características diferentes, acontece o seguinte:

O átomo de zinco da placa doa dois elétrons ( 2e- ) e fica ionizado ( Zn+2 ).
O íon ( S04-2 ) ao se chocar com a placa de zinco "captura o íon (Zn+2 ) formando com ele o sulfato de zinco levando-o para a solução onde ocorre novamente a dissociação. Os elétrons doados pelo zinco são "capturados" pelo íon de cobre ( Cu+2 ) formando o cobre metálico neutro que se deposita sobre a placa de zinco.

Podemos representar o que foi dito assim:

Zn + CuSO4ZnS04 + Cu

Na placa de cobre, os dois elétrons doados pelo átomo são "capturados" pelo íon de zinco (Zn+2) se neutralizando e também se depositando sobre a placa de cobre. O íon
(S04-2) ao "capturar" o íon Cu+2 da placa de cobre forma com ele o sulfato de cobre levando-o para a solução onde ocorre a dissociação.
O que foi dito pode ser representado assim:

Cu + ZnS04 CuS04 + Zn

Como o zinco tem maior potencial de oxidação que o cobre, rapidamente a placa de zinco fica escura, indicando que houve um depósito muito grande de cobre, o que impede o funcionamento da pilha.

Algumas dicas
Para que não haja necessidade por parte dos alunos do manuseio do sulfato de cobre o professor poderá levar a solução já preparada e dizer, ou até mesmo preparar um pouco da solução como demonstração para que os alunos vejam o sulfato de cobre antes de ser dissolvido em água. Enquanto o sulfato de cobre está sendo dissolvido em água o professor poderá levar os alunos a pensarem sobre o que está acontecendo com o sulfato. O professor passará nos grupos e colocará a solução até a metade nos copos que podem ser de plástico. As placas deverão estar muito bem limpas, caso contrário os resíduos existentes nas placas impedirão o contato das placas com a solução impedindo que as reações ocorram. Outro cuidado que o professor deverá ter é que a placa de zinco, tendo maior potencial de oxidação, reage muito rapidamente com a solução, e fica rapidamente coberta com cobre metálico o que impede que as reações continuem. Sendo assim, a lâmpada apagará rapidamente. Portanto, antes de mergulhar as placas na solução, os fios e a lâmpada já devem estar conectados a elas e em seguida serem mergulhadas.

 

4. Comentários finais

Os cuidados que foram descritos no procedimento podem ser usados pelos professores como situações que levem os alunos a pensarem sobre o que está acontecendo e conseqüente motivação para discussões. Por exemplo, o professor pode dar para diferentes grupos placas limpas e outras não limpas. Para um grupo a lâmpada acenderá para outros não. Este conflito poderá gerar uma discussão que levará os alunos a pensarem sobre o que está acontecendo. A idéia de que entre as placas e a solução ocorrem reações químicas podem ser deduzidas dessa discussão e que os resíduos é que as impedem de acontecerem.

 

Ver o planejamento


 
página anterior

página inicial