![]() |
Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
|
![]() |
||||
Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
|
![]() |
||||||
|
|||||||
Planejamento Eletromagnetismo 2007 Maria Helena |
|||||||
|
|||||||
Para elaborar o planejamento de 2007, acho que seria importante fazer uma ligação entre o conteúdo de Eletricidade e a Óptica. No planejamento anterior senti falta desta ligação. Tive a impressão de que após o conteúdo de Eletricidade, esse capítulo se encerrou e iniciamos os estudo da Óptica. Assim, estou procurando esta ligação. O movimento dos elétrons no fio quando ligado a uma fonte surge devido ao aparecimento de uma força elétrica e conseqüentemente de um campo elétrico no interior do fio. Devido ao movimento dos elétrons, o campo elétrico varia dando origem a um campo magnético perpendicular a ele.Por sua vez a variação deste campo magnético dá origem a um campo elétrico perpendicular a ele e assim por diante.Portanto num circuito elétrico a existência de um está ligada à existência do outro e que desta interdependência podemos dizer que surge um campo eletromagnético.O que temos então se propagando através do fio é esta alternância entre campo elétrico e campo magnético que se configura então numa onda eletromagnética.Se estiver correto o meu raciocínio introduziria agora o estudo das ondas e do espectro eletromagnético o que nos levaria à conclusão de que o filamento da lâmpada está emitindo uma radiação visível aos nossos olhos.A partir de agora introduziria o estudo da óptica. Este é em linhas gerais o trabalho que gostaria de desenvolver com os meus alunos. Para desenvolver este planejamento que conteúdos são necessários? Acredito que sejam estes: No momento vou detalhar o 1º bimestre. Obs. Links para as atividades estão disponibilizados ao longo do texto e ao final da página.
Atividade 01: Circuito Elétrico Simples Com os materiais lâmpadas, fios de cobre com conectores tipo jacaré em suas extremidades, e pilha, montar um circuito elétrico no qual sejam colocadas duas lâmpadas uma em seguida da outra.
Objetivo específico Dizer que algo deve chegar da pilha até o filamento da lâmpada para que ela acenda.
Objetivos gerais Levar o aluno a refletir sobre o caminho seguido por este algo que sai da pilha e que chega até o filamento da lâmpada. Como a pilha tem dois polos um denominado positivo e o outro negativo o aluno acha que algo positivo saí do polo positivo e que algo negativo sai do polo negativo e se encontram no filamento acendendo a lâmpada. Realizando esta tarefa espero que o aluno perceba que o raciocínio acima não é possível e que este algo sai de um dos polos da pilha e circula chegando ao outro polo. Num segundo momento, no circuito elétrico já montado, fazer com que as duas lâmpadas acendam e com setas mostrar o caminho através do qual este algo chega da pilha até os filamentos das lâmpadas permitindo que elas acendam. Com isso, espero que sejam capazes de dizer que o sentido da corrente elétrica no circuito em questão é de um dos polos da pilha para o outro. Talvez sinta a necessidade de observar uma lâmpada por dentro, a qual o professor já deverá ter em mãos. Nesta observação espero que o aluno note principalmente que a lâmpada tem um filamento os quais têm os seus terminais um na rosca e o outro na base da lâmpada e que para a lâmpada fazer parte do circuito esses terminais devem estar em contato com as extremidades dos fios de cobre.
Atividade 2: Circuito fechado, materiais condutores e materiais isolantes Introduzir no circuito um interruptor e observar o que acontece no circuito quando ele é ligado e desligado. Em seguida mantendo o interruptor ligado, retirar uma lâmpada e observar o que acontece, substituindo-a em seguida por vários materiais como madeira, plástico, prego, borracha, vidro, barbante, etc...
Objetivos específicos - Conceituar circuitos elétricos abertos
e fechados.
Objetivo geral Levar o aluno a observar que a lâmpada só se mantém acesa no circuito quando o interruptor está ligado. Ao ser desligado a lâmpada apaga. Espero que o aluno levante a hipótese de que ao desligar o interruptor ele na verdade está interrompendo o caminho através do qual algo circula impedindo que a lâmpada acenda. No circuito com duas lâmpadas, ao retirar uma delas com o interruptor ligado, a outra lâmpada apaga, reforçando a idéia de que quando o circuito se abre algo é impedindo de circular. Ao colocar no lugar desta lâmpada outros materiais o circuito é fechado novamente e algo deveria voltar a circular, mas o aluno observará que para este algo circular, depende do material. Estes materiais serão denominados, para diferenciá-los, condutores e isolantes. Espero após estas observações que cheguemos à conclusão de que o circuito que permite a circulação desse algo deve ser constituído de materiais condutores, e ininterrupto e que seja fechado.
Construção de um modelo para a estrutura de um material condutor de eletricidade.
Objetivos específicos - Identificar as cargas elétricas existentes
no átomo, onde estão localizadas e como se comportam.
Objetivos gerais Esta atividade tem inicialmente como objetivo permitir a visualização de um modelo sobre o átomo, as partículas fundamentais que dele fazem parte, suas respectivas cargas, como elas interagem (atração e repulsão), suas localizações e a movimentação dos elétrons ao redor do núcleo. Em seguida estudar o átomo de cobre, verificando o número de prótons e o número de elétrons. Comparando esses números perceber que o átomo está neutro, mas que ele pode ganhar ou perder elétrons. Continuando, juntamente com os alunos, pretendo construir um modelo que explique a estrutura do fio de cobre quando o interruptor estiver aberto. Os átomos de cobre ionizados poderão ser representados por bolinhas de isopor que serão fixados numa base de isopor ou madeira e os elétrons por bolinas menores. No nosso modelo estamos usando cola ou outro adesivo para mantemos os átomos de cobre nos seus lugares. Irei propor algumas questões: No fio de cobre o que mantém os
átomos de cobre ligados um ao outro impedindo que o
fio se desmanche? Mas se cargas elétricas se repelem
porque os átomos de cobre não fogem uns dos
outros desmanchando o fio? E os íons que estão nas extremidades,
as forças de interação não têm resultantes
nulas, então, por que eles não vão embora? Por que os elétrons formam essa
nuvem permanecendo no fio e fazendo parte da estrutura do
material que forma o fio de cobre? E os átomos de cobre não
apresentam movimento nenhum?
Atividade 4: fechando o interruptor De posse do circuito, o aluno agora deverá ligar o interruptor e explicar o que está acontecendo dentro do fio sabendo que algo circula em um único sentido.
Objetivos específicos - Conceituar corrente elétrica.
Objetivos gerais Levar o aluno a refletir sobre este algo e chegar à conclusão de que são os elétrons que circulam porque na verdade passam a se movimentar num sentido preferencial (corrente elétrica), mas o movimento aleatório dos elétrons continua existindo, e que a corrente elétrica é estabelecida em toda a extensão do fio ao mesmo tempo.Tem também como objetivo levar o aluno a refletir sobre o que está levando os elétrons a se movimentarem num sentido preferencial.
Objetivos específicos - Conceituar ddp.
Objetivos gerais Levar os alunos perceberem que é através das reações químicas que a ddp se estabelece. O papel desta ddp na produção da corrente elétrica. Estabelecer o conceito de força eletromotriz responsável pela manutenção da ddp. Também tem como objetivo estabelecer o sentido real e o convencional da corrente.
Links para as atividades |
|||||||
| |||||||