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Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
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Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
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Aula síntese sobre Ondulatória Shizue |
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Introdução As atividades desenvolvidas no planejamento de Óptica possibilitaram reflexões interessantes e meu objetivo era analisar as informações obtidas sobre o comportamento da luz com o Modelo de Partículas. A seguir, procuramos adequar um outro modelo como recurso para a compreensão de um novo fenômeno observado, de um comportamento diferente da luz - o Modelo Ondulatório. Tal estratégia proporcionou aos alunos uma observação rica e investigativa.
Por este fato, analisamos ondas produzidas na mola comprida, ondas na superfície da água, em meios elásticos que tornam possível a sua propagação, dedicando-nos à compreensão das ondas mecânicas e de sua principal característica: a necessidade de um meio material para o transporte de energia. Também era importante que os alunos compreendessem os principais tipos de ondas e as suas características, retomando e aprofundando os conceitos. Agora, é necessário retomar e organizar as
informações discutidas ao longo de todas essas atividades.
Dessa maneira, esta aula tem como foco:
Será que é possível transportar energia sem transportar matéria? O objetivo principal dessa aula é entender mais
detalhadamente a conjugação do movimento ondulatório
com o movimento oscilatório, com um enfoque maior ao movimento
oscilatório da água e de um corpo que sobe e desce em sua
superfície que, mesmo recebendo a energia da onda, não é
arrastado por ela em sua propagação. O aprofundamento sobre o comportamento ondulatório da luz, que consta mais adiante no planejamento, nos possibilitará futuramente, entender as ondas eletromagnéticas porque as características ondulatórias são comuns a todas as ondas, independentemente de sua natureza, mecânica ou eletromagnética e os conceitos e as expressões matemáticas se aplicam também às ondas eletromagnéticas. Objetivos Da observação à construção do conhecimento 1ª parte Laser verde incidindo no lápis - figura esperada
no
centro, sombra do lápis A dimensão do obstáculo (lápis) é muito maior que o comprimento de onda da luz do laser. A luz não muda a direção de propagação e continua a se propagar em linha reta, de acordo com o Modelo corpuscular de Newton. Quando a dimensão do obstáculo atinge valores muito pequenos, um fio de cabelo, por exemplo, temos uma surpresa...
O espalhamento sofrido pela luz quando contorna o fio de cabelo foi de fundamental importância para provar que os raios de luz não são retilíneos, como previsto no Modelo corpuscular de Newton. 2ª parte Propriedades e características das ondas - a princípio, através da mola procurou-se observar o comportamento da onda durante a sua propagação. Uma mão movimenta (estímulo físico) uma das extremidades de uma mola, para cima e para baixo. Esse movimento provoca uma perturbação e esta perturbação se repete, percorrendo toda extensão da mola. Sua propagação envolve o deslocamento de uma perturbação. O movimento da perturbação que se propaga é chamado de onda. Uma mão (fonte) movimenta a extremidade de uma mola e a perturbação (vibração) se propaga na forma de onda, nessa mola (meio) Importante ... A. Você observou alguma diferença no comportamento da mola quando o pulso foi "forte"? E quando o pulso foi mais "fraco"? Perfil de uma onda mecânica
Amplitude - o deslocamento máximo de um ponto em relação à sua posição de equilíbrio. A amplitude do movimento da mão coincide com a amplitude da onda. A medida da amplitude está diretamente relacionada com a intensidade dos pulsos que vão dar origem às ondas. Quanto maior a amplitude, maior a quantidade de energia
transportada e maior a energia com que os pontos vão vibrar no
local em que a onda passa. Amplitude e Período Amplitude - é a altura máxima da onda, a distância entre a posição de equilíbrio até a crista. Crista é o ponto mais alto da onda e vale, o ponto mais baixo. Período - é o tempo necessário para que um ponto da mola realize um movimento completo de vaivém ou uma vibração completa de uma onda. Como essa vibração se repete regularmente é chamada de onda periódica. O período é representado pela letra T e é medido em segundos. B. Você observou alguma diferença no comportamento da mola quando a movimentou mais rapidamente? E quando você o fez mais lentamente?
Uma das características importante de qualquer onda é a sua frequência - nº de repetições da onda em cada segundo, porque nos permite identificar o tipo de onda existente, diferenciando e classificando. A frequência da onda depende única e exclusivamente da frequência da fonte que gera a onda. No caso da onda na mola, sua frequência vai depender da frequência do movimento da mão. Quanto mais rápido balançar a mão para cima e para baixo, maior será a frequência da onda produzida. Frequência e comprimento de onda Frequência - é
o número de vibrações completas em 1 segundo. Sua
unidade de medida no SI é o hertz (Hz), que significa ciclos por
segundo. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 60 Hz, significa
que ela oscila 60 vezes por segundo.
de crista a crista, de vale a vale ou do início ao final de uma vibração
Velocidade
de propagação O trecho compreendido entre o início e o término
da perturbação recebe o nome de comprimento de onda (λ)
e o tempo necessário para uma perturbação completa
denomina-se período (T). Podemos reescrever a fórmula: Há uma relação entre a frequência
e o período de uma onda: Velocidade - o meio (mola ou água) é um fator que pode alterar a velocidade de propagação da onda. Na mudança de meio de propagação, a velocidade e o comprimento de onda se alteram, mas a freqüência - que caracteriza o tipo de onda - mantém-se constante, uma vez que ela depende apenas das características da fonte que produz a onda. Efeito de uma gota atirada na água Na superfície da água também formam-se cristas e vales. Sua frente de onda é uma curva plana. Quando uma gota cai sobre a superfície da água, você vê o deslocamento da crista através de uma onda circular que se propaga - ondas que se afastam do ponto de perturbação onde caiu a gota. crista - regiões claras (parte
mais alta)
a régua facilita a medida amplitude - medir a altura que
corresponde à parte mais alta (crista) ou a mais baixa (vale) -
a amplitude diminui à medida que nos afastamos do local
onde a gota caiu, mas o comprimento de onda é constante. Dica - Pode-se colocar corante e
gotas de detergente na água para melhorar a visualização
das ondas Observamos um pedacinho de EVA
vermelho colocado sobre a água. Ele apenas sobe e desce, acompanhando
o movimento da água, conforme a onda passa por ele.
Quais são as características comuns a
todas as ondas, independentemente de sua natureza? Então, a principal característica do movimento ondulatório é a sua propagação. A onda se propaga sem deslocamento da matéria. Portanto, é possível provocar uma perturbação à distância. O que são ondas? Natureza das ondas: Mas, ondas como a luz que pode propagar-se através não apenas do ar, da água e de outros materiais, como também através do vácuo, são ondas eletromagnéticas. Continuando o planejamento, iremos entender o comportamento da luz que originou a intrigante figura de difração.
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