Objetivos:

1) Rever os conteúdos de Física Moderna (Física 4) através de experimentos clássicos.
2) Aplicar métodos de trabalho experimental que contribuam para compreensão dos resultados obtidos, métodos estatísticos de análise de dados, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação etc.

Dinâmica do Curso:

As turmas iniciam o curso fazendo experiências distintas. São um total de 4 experiências que são:
1) Franck-Hertz;
2) Difração de raios x;
3) Atenuação de raios gama e
4) Efeito fotoelétrico.
É necessário fazer apenas 3 experiências. Após terminar uma experiência, as turmas mudam de sala para realizar a experiência seguinte. As turmas fazem as experiência seguindo uma dinâmica rotatória no sentido horário. Veja figura
Fig.1:

Avisos:

1) O curso será presencial e as atividades laboratoriais serão realizadas no Laboratório Didático do Instituto de Física da USP, Edifício Principal, Ala Central, sub-solo.

2)
Os relatórios devem ser entregues aos professores responsáveis pelos experimentos com extensão PDF e deve ter o seguinte nome: Exp_01_T_05_G1_1111111, onde Exp_01 - Franck-Hertz; T_05 - Turma 05; G1 - Grupo 1 e 1111111 - número USP do aluno que enviará o relatório ao professor por e-mail. Use Exp_02 para a experiência de Difração de raios X, Exp_03 para Atenuação de raios gamas e Exp_04 para a experiência sobre o Efeito Fotoelétrico. Os relatórios corrigidos serão postados no site. Para visualizar esses arquivos será exigido uma senha que será o número USP do alunos que enviou o relatório ao professor.
OBS: Os dados obtidos durante a realização do experimento devem ser entregues junto com o relatório.

Links:

1)