|
3º
ANO = ENSINO MÉDIO
OBJETIVOS GERAL
O que eu professora de Física, espero que o meu aluno entenda no
final deste 1ºBimestre ?
O aluno deverá no final do bimestre ser capaz de conhecer um circuito
elétrico e se o mesmo classifica em aberto ou fechado.
Perceber e analisar os contatos entre todos os componentes do circuito elétrico
simples.
Conhecer os dois pontos de contato da lâmpada percebendo que o filamento
também é parte integrante do circuito.
Conhecer os materiais que são condutores e não-condutores.
Conhecer a existência de cargas elétricas em materiais sólidos
e íons nos matérias líquidos.
O aluno será capaz de entender o que acontece no interior da pilha
e porque ela acaba.
Explicar a intensidade do brilho da lâmpada depende da intensidade
da corrente elétrica.
AVALIAÇÕES E JUSTIFICATIVAS
Solicitar que os alunos dos grupos façam um desenho de como foi que
eles conseguiram fazer acender a lâmpada. Orientar com um caminho
de setas , o sentido da corrente no circuito fechado.
A participação constante em classe,o comparecimento às
aulas são fatores importantes para valorizar o aluno no seu processo
de ensino aprendizagem, portanto todas as etapas deste processo é
avaliado. Desde uma discussão em classe sobre o trabalho realizado
em classe até a prova são etapas de um processo de aprendizagem
com significado.
ESTRATÉGIAS DAS AULAS
Solicitei aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, ficarem após
às aulas toda semana e existirá vinculo com as notas do bimestre
para o professor da classe.
METODOLOGIAS DAS AULAS
- As aulas são experimentais, onde o aluno participa
das aulas e na construção do seu conhecimento através
do manuseio do material utilizado.
- Existem momentos durante o ano que as aulas serão
: demonstrativas tentando interagir sempre o aluno através do dialogo
com o professor ou colega de classe.
- Em alguns momentos as aulas serão
expositivas : quando o professor perceber a dificuldade dos alunos em alguns
momentos de interdisciplinaridade,exemplo : as demonstrações
das reações químicas.
Atividade 01
O circuito elétrico
DURAÇÃO -
05 Aulas
CONTEÚDO - Corrente elétrica
Objetivo da atividade
Acender a lâmpada no circuito elétrico.
OBJETIVOS QUE ESPERO DO MEU ALUNO
Conhecer os materiais para o experimento;
Manusear estes materiais elétricos;
Perceber que algo passa no fio, filamento da lâmpada e
pilha para acendê-la;
Descobrir e tentar compreender os contatos para um circuito fechado;
Perceber que este algo é um conceito importante para
definir corrente elétrica;
Perceber que a lâmpada possui filamento e este faz parte do circuito
para acende-la;
Apresentação sobre Circuito elétrico : circuito
aberto e fechado;
Promover a interação entre professor e aluno;
Promover a interação entre a Física e aulas experimentais
com a participação do aluno.
EXPERIMENTO / ATIVIDADE EM CLASSE
Fios, lâmpada de 2,0V, pilha de 1,5V. Montar um circuito para que
funcione a lâmpada através desses materiais elétricos.
Atividade 02
ATIVIDADE
A pilha eletrolítica
CONTEUDO
Circuito fechado e aberto, elétron livre, íons, ddp, corrente
elétrica.
Não enfatizar com detalhes as reações químicas,
porque o meu objetivo é explorar o aspecto da ciência Física.
DURAÇÃO - 04 aulas
OBJETIVOS
A experiência da pilha molhada ou pilha de Daniell ou ainda
pilha eletrolítica:
O aluno deverá observar o porque a lâmpada acende ou
o motorzinho funciona e também o não funcionamento;
verificar a existência de corrente elétrica no liquido com
o uso do multímetro;
compreender o funcionamento da pilha, suas reações químicas
e diferença de potencial enfatizando que é o acúmulo
de cargas;
Conhecer os materiais condutores, as placas de Znº e Cuº
e também o liquido
Associar as placas Znº e Cuº com os pólos da pilha comum;
Entender que algo circula no liquido, chamado de íons;
Entender que algo circula no fio, no filamento da lâmpada,
no interior do motorzinho, chamado de cargas elétricas e elétrons
livres nos metais;
Perceber que durante as reações químicas as placas
uma perde e a outra ganha massa, por isso a explicação que
a pilha acaba;
O aluno observará que acorrente elétrica acontece nos materiais
sólido e liquido;
Entender sobre o acumulo de cargas nos eletrodos, como os pólos de
uma pilha comum acontece a diferença de potencial.
AVALIAÇÕES
- Desenhar como acendeu a lâmpada na pilha molhada;
Entregar um relatório sobre a experiência da pilha molhada
e seu procedimento e conclusão (Os acontecimentos importantes durante
a experiência, porque acendeu a lâmpada ou não,
explicar o que acontece no liquido e nos fios metálicos.). Enfim,
um relatorio para direcionar o estudo, com o objetivo de verificar
as concepções e observações dos alunos durante
a construção do experimento.
Atividade 03
DURAÇAO - 04 aulas
ATIVIDADE
Combinações entre pilhas
CONTEUDO
OBJETIVO
- Associar com a primeira lei de Ohm (quando aumentarmos
a ddp ou U aumenta a corrente elétrica no circuito e quem manipula
esta relação constante é a resistência , daí
a relação U = R.i) e contextualizar o experimento
sobre a ligação em série. Na ultima aula discutir os
resultados dos experimentos e as respostas com os alunos.
EXPERIMENTO
Utilizar uma lâmpada de 6V , fios para ligação e até
4 pilhas de 1,5V cada.
Montar um circuito simples utilizando uma única pilha elétrica
e observar o que acontece com a lâmpada. Em seguida inserindo ao circuito
uma pilha de cada vez e observar o que acontece com a lâmpada . Pedir
para o aluno inverter alguma das pilhas e observar o que acontece, exemplo
um pólo positivo com o outro pólo positivo de uma outra lâmpada
e explicar o por quê .
AVALIAÇÃO
- Pedir para o aluno desenhar em qual situação no experimento
obteve mais brilho e menos brilho e explicar o porquê.
Links para as atividades
O circuito elétrico
A pilha eletrolítica
|