Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Planejamento do Eletromagnetismo para o 1º bimestre

Mônica

 

3º ANO  =  ENSINO MÉDIO 
OBJETIVOS GERAL
O que eu professora de Física, espero que o meu aluno entenda no final deste 1ºBimestre ?
O aluno deverá no final do bimestre ser capaz de conhecer um circuito elétrico e se o mesmo classifica em aberto ou fechado.
Perceber e analisar os contatos entre todos os componentes do circuito elétrico simples.
Conhecer os dois pontos de contato da lâmpada percebendo que o filamento também é parte integrante do circuito.
Conhecer os materiais que são condutores e não-condutores.
Conhecer a existência de cargas elétricas em materiais sólidos e íons nos matérias líquidos.
O aluno será capaz de entender o que acontece no interior da pilha e porque ela acaba.
Explicar a intensidade do brilho da lâmpada depende da intensidade da corrente elétrica.
 
 
AVALIAÇÕES E JUSTIFICATIVAS
 
Solicitar que os alunos dos grupos façam um desenho de como foi que eles conseguiram fazer acender a lâmpada. Orientar com um caminho de setas , o sentido da corrente no circuito fechado.
A participação constante em classe,o comparecimento às aulas são fatores importantes para valorizar o aluno no seu processo de ensino aprendizagem, portanto todas as etapas deste processo  é avaliado. Desde uma discussão em classe sobre o trabalho realizado em classe até a prova são etapas de um processo de aprendizagem com significado.
 
ESTRATÉGIAS DAS AULAS
 
Solicitei aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, ficarem após às aulas toda semana e existirá vinculo com as notas do bimestre para o professor da classe.
 
METODOLOGIAS DAS AULAS
 
   -  As aulas são experimentais, onde o aluno participa das aulas e na construção do seu conhecimento através do manuseio do material utilizado.
    -  Existem momentos durante o ano que as aulas serão : demonstrativas tentando interagir sempre o aluno através do dialogo com o professor ou colega de classe.
     -  Em alguns momentos as aulas serão expositivas : quando o professor perceber a dificuldade dos alunos em alguns momentos de interdisciplinaridade,exemplo : as demonstrações das reações químicas.
 
Atividade 01
 O circuito elétrico
DURAÇÃO     -     05 Aulas
CONTEÚDO   -  Corrente elétrica
Objetivo da atividade   
Acender a lâmpada no circuito elétrico.
OBJETIVOS QUE ESPERO DO MEU ALUNO
Conhecer os materiais para o experimento;
Manusear estes materiais elétricos;
Perceber que “algo” passa no fio, filamento da lâmpada e pilha para acendê-la;
Descobrir e tentar compreender os contatos para um circuito fechado;
Perceber que este “algo” é um conceito importante para definir corrente elétrica;
Perceber que a lâmpada possui filamento e este faz parte do circuito para acende-la;
 Apresentação sobre Circuito elétrico : circuito aberto e fechado;
Promover a interação entre professor e aluno;
Promover a interação entre a Física e aulas experimentais com a participação do aluno.
EXPERIMENTO / ATIVIDADE EM CLASSE
Fios, lâmpada de 2,0V, pilha de 1,5V. Montar um circuito para que funcione a lâmpada através desses materiais elétricos.
 
Atividade 02
 
ATIVIDADE
A pilha eletrolítica
CONTEUDO
Circuito fechado e aberto, elétron livre, íons, ddp, corrente elétrica.
Não enfatizar com detalhes as reações químicas, porque o meu objetivo é explorar o aspecto da ciência Física.
 
DURAÇÃO     -   04  aulas
OBJETIVOS
A experiência  da pilha molhada ou pilha de Daniell ou ainda pilha eletrolítica:
O aluno deverá observar o porque a lâmpada acende ou o motorzinho funciona e também o não funcionamento;
verificar a existência de corrente elétrica no liquido com o uso do multímetro;
compreender o funcionamento da pilha, suas reações químicas  e diferença de potencial enfatizando que é o acúmulo de cargas;
Conhecer os materiais condutores,  as placas de Znº  e Cuº e também o liquido
Associar as placas Znº e Cuº com os pólos da pilha comum;
Entender que “algo” circula no liquido, chamado de íons;
Entender que “algo” circula no fio, no filamento da lâmpada, no interior do motorzinho, chamado de cargas elétricas e elétrons livres nos metais;
Perceber que durante as reações químicas as placas uma perde e a outra ganha massa, por isso a explicação que a pilha acaba;
O aluno observará que acorrente elétrica acontece nos materiais sólido e liquido;
Entender sobre o acumulo de cargas nos eletrodos, como os pólos de uma pilha comum acontece a diferença de potencial.
 
AVALIAÇÕES
-  Desenhar como acendeu a lâmpada na pilha molhada;
Entregar um relatório sobre a experiência da pilha molhada e seu procedimento e conclusão (Os acontecimentos importantes durante a experiência, porque acendeu a lâmpada ou não,  explicar o que acontece no liquido e nos fios metálicos.). Enfim, um relatorio   para direcionar o estudo, com o objetivo de verificar as concepções e observações dos alunos durante a construção do experimento.
 
Atividade 03
 
DURAÇAO  -  04 aulas
ATIVIDADE
  Combinações entre pilhas
CONTEUDO
OBJETIVO  
 -  Associar com  a primeira lei de Ohm (quando aumentarmos a ddp ou U aumenta a corrente elétrica no circuito e quem manipula esta relação constante é a resistência , daí a relação  U = R.i) e contextualizar o experimento  sobre a ligação em série. Na ultima aula discutir os resultados dos experimentos e as respostas com os alunos.
 
EXPERIMENTO
Utilizar uma lâmpada de 6V , fios para ligação e até 4 pilhas de 1,5V cada.
Montar um circuito simples utilizando uma única pilha elétrica e observar o que acontece com a lâmpada. Em seguida inserindo ao circuito uma pilha de cada vez e observar o que acontece com a lâmpada . Pedir para o aluno inverter alguma das pilhas e observar o que acontece, exemplo um pólo positivo com o outro pólo positivo de uma outra lâmpada  e explicar o por quê .
 
AVALIAÇÃO
-  Pedir para o aluno desenhar em qual situação no experimento obteve mais brilho e menos brilho e explicar o porquê.


Links para as atividades

O circuito elétrico

A pilha eletrolítica


 
página anterior

página inicial