Introdução
Este planejamento foi elaborado para alunos do 2º
ano do ensino médio, com a preocupação de envolvê-los
no conhecimento da física. O objetivo é fazer com que eles
participem das aulas de física realizando diferentes atividades.
O propósito é fazer observações e construções
de experimentos significativos do estudo da óptica. Criamos, com
isso momentos diferenciados em sala de aula, nos quais os alunos conseguem
interagir muito mais e expor naturalmente suas concepções
espontâneas. Estas idéias dos alunos servirão para
serem discutidas e confrontadas com outras situações do
mesmo assunto , de modo que eles possam levantar conclusões e fazer
reflexões, de modo que assegure muito um conhecimento científico
mais verdadeiro.
Objetivo principal
Motivar o aluno a se interessar pela física, fazer
com que ele aprenda como enxergamos e o que é a luz.
Conteúdos principais a serem trabalhados
Visão , comportamento da luz e a natureza da luz
Quero que meu aluno consiga responder no final do curso
algumas questões importantes, como:
1- Como enxergamos os objetos?
2- Qual é o caminho da luz?
3- Como a luz se comporta ao atingir diferentes materiais?
4- Porque o lápis parece quebrado dentro de um copo com água?
5- O que acontece quando a luz branca incide num prisma ou em uma gota
de água?
6- Porque os objetos têm determinadas cores?
7- Quais são os modelos de luz? Porque?
8- O que é uma onda e quais suas características?
Conteúdos que poderão ser contemplados com
a aplicação das atividades
Visão
Câmara escura - sombra e penumbra
Olho humano
Comportamento da luz
Propagação retilínea da luz
Fonte de luz - Objetos luminosos e ilumidados
Reflexão da luz - Reflexão difusa
Leis da Reflexão da luz
Reflexão regular - Espelhos planos - Imagens virtuais e reais
Reversibilidade da luz
Estudo da óptica geométrica nos espelhos planos
Refração da luz - Formação da imagem de um
objeto por refração
Velocidade da luz - índice de refração
Leis da refração da luz
Espectro da luz branca
Estudo das cores dos objetos
Natureza da luz
Modelos da luz - Partícula e onda Ondulatória
- Estudo das características da onda
Freqüência, amplitude, velocidade e comprimento de onda
Reflexão, refração, difração e interferência
da onda
Algumas concepções importantes
dos alunos
Visão
A luz sai dos olhos e atinge o objeto
O olho é uma fonte de luz
O olho é um componente passivo do processo visual
A imagem de um objeto se movimenta até chegar no olho
A luz chega ao objeto e o olho vê
Conseguimos enxergar no escuro
Precisamos de luz para enxergar, mas ela é necessária apenas
para chegar ao objeto
Comportamento da luz
A luz é finita
A luz chega no objeto, pára e acaba aí.
A luz se movimenta em linha curva
Existe diferentes tipos de luz, que depende da sua origem. A luz da vela
é diferente da luz da lâmpada, que é diferente da
luz do sol
Frequência
É o movimento da onda.
É o movimento.
É a força do movimento.
Frequência é uma coisa repetitiva.
Natureza da luz
Alguns alunos pensam na luz com o comportamento de bolinha, mas a idéia
de pensar na luz como onda apresenta muita dificuldade.
Alguns alunos acreditam que a matéria se desloca junto com a onda
Para atingir estes objetivos o professor tem que realizar
as seguintes atividades
1- Ler e categorizar as respostas, apresentá-las
aos alunos,
2- Levar material para debater as respostas do questionário (laser,
carrinho e lanterna),
3- Preparar uma aula especial para levantar as idéias sobre a câmara
escura e levá-los a comparar com a câmara fotográfica
e o olho humano,
4- Selecionar, resolver e discutir exercícios sobre câmara
escura,
5- Corrigir, discutir e mostrar caminhos para melhorar os relatórios
dos alunos ,
6- Preparar atividade com espelhos planos e as questões a serem
respondidas,
7- Corrigir, entregar e discutir as respostas dos alunos,
9- Selecionar, resolver e discutir exercícios sobre espelhos planos,
10-Preparar prova individual sobre o conteúdo estudado,
11-Corrigir a prova com os alunos e fazer nova prova para os alunos que
não atingiram o objetivo.
12- Preparar os seguintes experimentos:
-câmara escura
-estudo da reflexão da luz no espelho plano
-decomposição da luz branca no prisma
-tuboscópio
- pescaria (refração)
- caneta quebrada dento do copo (refração)
- caixa de óptica da Paula
- usando a bolinha de ping-pong e gude para verificar o modelo de partícula
- cuba de onda e estroboscópio
- Estudo da onda com a mola
Descrição das atividades que poderão
ser aplicadas aos alunos
Obs. Os links para as atividades estão disponíveis ao longo do texto e ao final da página.
Atividades para trabalhar os conteúdos da visão
1- Questionário
diagnóstico
Objetivo: Estimular a curiosidade dos alunos, desenvolver o seu raciocínio
do pensamento científico e conhecer o que eles pensam sobre luz
e visão
Procedimento: Os alunos deverão responder questionário diagnóstico
de óptica e a professora deverá discutir as respostas com
os alunos
Material: Questionário diagnostic com 6 questões
2- Atividade com pó
de giz
Objetivo: Introduzir as conceitos da visão e pensar onde tem luz.
Procedimento: A professora deverá fazer atividade com "pó
de giz" e os alunos deverão desenhar e escrever o porquê
do fenômeno O professor deverá categorizar e apresentar as
idéias que surgiram dos alunos com as respostas do questionário
e apresentar a atividade com o "pó de giz" que pode servir
para análise destas respostas e introduzir a idéia da visão
Material: Laser, pó de gis, vela, fósforo.
3- Atividade da câmara
escura
Objetivo: Levantar as idéias dos alunos sobre o que acontece na
câmara escura e como temos a formação da imagem invertida
Conteúdos: Propagação retilínea da luz, fonte
de luz, reflexão da luz , reflexão difusa e imagem
Procedimento: A professora deverá levar para os alunos atividade
da câmara escura
Material: Câmara escura
4- Atividade do olho humano
Objetivo: Estimular o aluno a construir algo concreto que sirva como analogia
simplificada de como acontece à visão
Conteúdos: Olho humano
Procedimento: Os alunos deverão fazer uma câmara escura com
lata que irá servir como simplificação do olho humano
e comparar com o funcionamento da máquina fotográfica
Material: lata de mantimento (Nescau), papel manteiga, durex e canetas
coloridas
5- Exercícios de
câmara escura
Objetivo: Trabalhar quantitativamente com os alunos os conceitos da câmara
escura
Procedimento: Os alunos deverão realizar exercícios de câmara
escura juntamente com a professora
Material: Selecionar exercícios e problemas
Atividades para trabalhar os conteúdos do comportamento
da luz
6- Atividade do espelho
plano na lousa
Objetivo: Verificar e discutir o que os alunos pensam sobre o caminho
da luz quando ela atinge o espelho plano
Conteúdos: Reflexão da luz de forma qualitativa, reversibilidade
da luz e introdução a óptica
Procedimento: A professora deverá fazer a atividade com espelho
plano colado na lousa e os alunos deverão entregar um desenho com
a explicação do que aconteceu.
Material: Espelho plano, durex, massa de modelar, palito de churrasco, bola de
ping-pong
7- Atividade do tuboscópio
Objetivo: Estimular o aluno a pensar e refletir sobre a posição
da imagem no espelho plano e dar significado mais concreto da necessidade
do uso da normal
Conteúdos: Leis da reflexão e introdução da
Normal
Procedimento: A professora deverá fazer atividade do tuboscópio
e os alunos deverão desenhar como aconteceu o fenômeno
Material: Laser, tubo de papelão e espelho plano
8- Construção
do caleidoscópio
Objetivo: Levar o aluno a manipular os materiais do estudo da óptica
e explicar por meio de um relatório como enxerga as figuras formadas
no caleidoscópio?
Conceitos: Propagação retilínea, fonte de luz e reflexão
da luz
Procedimento: Os alunos deverão construir o caleidoscópio
e fazer um relatório experimental
Material: três espelhos planos, pequenos objetos coloridos, papel
para acabamento e cola ou durex
9- Construção
do periscópio
Objetivo: Levar o aluno a manipular os materiais em estudo e explicar
por meio de um relatório qual é o caminho da luz para enxergar
o objeto como periscópio
Conteúdos: Propagação retilínea, fonte de
luz e reflexão da luz
Procedimento: Os alunos deverão pesquisar, construir um periscópio
e fazer um relatório experimental
Material: Dois espelhos planos e caixa de papelão ou cano de PVC
10- Aula síntese
de propagação da luz e reflexão
Objetivo: Sistematizar todo o conteúdo trabalhado, tentando associar
as idéias apresentadas dos alunos e comparar com o conteúdo
científico
Conteúdos: Propagação retilínea, fonte de
luz, reflexão da luz, espelho plano e
Reversibilidade da luz
Procedimento: A professora deverá fazer uma síntese do que
foi discutido com os alunos
11- Exercícios
de reflexão
Objetivo: Resolver problemas envolvendo reflexão da luz
Procedimento: Os alunos deverão fazer exercícios sobre reflexão
da luz no espelho plano juntamente com a professora
Material: Selecionar exercícios e problemas
12-Avaliação
Objetivo: Avaliar o planejamento
Procedimento: Os alunos deverão fazer uma avaliação
individual
13-Atividade de pescaria
Objetivo: Estimular a curiosidade dos alunos e a pensar sobre a imagem
formada na refração da luz
Procedimento: A professora deverá aplicar atividade da pescaria
Material: Assadeira de bolo, água, pequeno objeto que não
flutue na água e palito de churraso
14- Atividade de refração
da luz
Objetivo: Verificar em que direção é formada a imagem
por refração e entender porque ocorre a mudança da
direção da luz
Procedimento: Os alunos deverão realizar atividade do lápis
quebrado (conforme artigo da revista)
Material: Copo com água e palito com indicação de
pontos numerados com mesma distâncias entre eles.
15- Exercícios
de refração da luz
Objetivo: Estudar quantativamente a refração
Procedimento: Os alunos juntamente com a professora irão fazer
exercícios de reflexão da luz
Material: Selecionar exercícios e problemas para serem discutidos
e resolvidos
16- Atividade experimental
da decomposição da luz branca
Objetivo: Enxergar as cores que compõe a luz branca e discutir
como e porque acontece
Procedimento: A professora vai tentar fazer a decomposição
da luz branca e falar sobre o arco-íris
Material: Laser e prisma ou caneta bic.
17- Atividade com a caixa
de óptica*
Objetivo: Pensar no porque da cor dos objetos
Procedimento: A professora vai levar para os alunos a "caixa de óptica"
para ouvir os alunos sobre a cor dos objetos e colocar em discussão
as idéias
Material: caixa de óptica
*Essa atividade foi idealizada pela profa. Paula
18- Construção do Disco
de Newton
Objetivo: Levar o a construir um disco para verificar que a luz branca
é composta de todas as cores
Procedimento: Os alunos irão construir o Disco de Newton e entregar
relatório experimental
Material: cartolina, canetas coloridas e algum material para girar o disco
Atividades para trabalhar os conteúdos do comportamento
da luz
19- Desafio: Qual é
o modelo da luz
Objetivo: Começar a pensar sobre o modelo de luz
Procedimento: Os alunos deverão responder:
Você conhece alguma coisa que tem o mesmo comportamento da luz?
Por quê? Como?
20- Atividade utilizando
bolinha de ping-pong e de gude para fazer medidas de ângulos
Objetivo: Pensar no modelo de partícula na reflexão e refração
da luz
Procedimento: Os alunos agrupados deverão usar o modelo de partícula
da luz para representar a reflexão e a refração
21- Discussões
dos resultados
Objetivo: Comparar os resultados e fazer uma síntese do modelo
Procedimento: A professora deverá discutir os trabalhos dos alunos
22- Atividade com o fio
de cabelo
Objetivo: Debater as idéias que justifica a figura da difração
que a aparece nesse fenômeno e confrontar com o modelo de partícula
Procedimento: A professora deverá fazer a atividade com o fio de
cabelo com os alunos e os alunos deverão responder:
O modelo de partícula da luz explica esse fenômeno? Como?
23- Atividade com a Cuba
de ondas
Objetivo: Verificar o que acontece quando uma onda atinge um obstáculo
Procedimento: A professora poderá contar para os alunos que o modelo
ondulatório explica o que acontece na experiência como fio
de cabelo e apresentar a cuba de ondas
24- Conhecer a onda com
uso da mola
Objetivo: Explorar a mola para entender melhor o que onda e aplicar atividade
sobre a onda no pape sulfite
Procedimento: A professora deve propor um estudo da onda para conhecer
melhor o modelo da luz. Para isso deverá ouvir os alunos sobre
o comportamento da onda e apresentar a "mola" para manuseio
dos alunos e fazer representações.
25- Exercícios
de ondas
Objetivo: Resolver problemas envolvendo os conceitos freqüência,
período, amplitude, comprimento de onda e velocidade da onda
Procedimento: Os alunos deverão resolver exercícios de ondas
juntamente com a professora
26- Explorando a cuba
de ondas
Objetivo: Observar, fazer medidas de freqüência e comprimento
de onda. Calcular a velocidade da onda. Discutir os fenônemos da
reflexão, refração, difração e interferência
na cuba
Procedimento: A professora deverá usar a cuba de ondas para uma
aula expositiva e os alunos deverão responder algumas perguntas
Material: Cuba de ondas
27- A onda no som
Objetivo: Conhecer a onda mecânica
Procedimento: Mostrar que a onda acontece em outros fenômenos físicos
como o som e iniciar o estudo de acústica
Material: Mola elastica
Links para as atividades
Questionário
diagnóstico
Atividade da câmara
escura
Atividade com a caixa
de óptica*
|