Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Planejamento de Óptica 2010

Regina

 

Introdução

Este planejamento foi elaborado para alunos do 2º ano do ensino médio, com a preocupação de envolvê-los no conhecimento da física. O objetivo é fazer com que eles participem das aulas de física realizando diferentes atividades. O propósito é fazer observações e construções de experimentos significativos do estudo da óptica. Criamos, com isso momentos diferenciados em sala de aula, nos quais os alunos conseguem interagir muito mais e expor naturalmente suas concepções espontâneas. Estas idéias dos alunos servirão para serem discutidas e confrontadas com outras situações do mesmo assunto , de modo que eles possam levantar conclusões e fazer reflexões, de modo que assegure muito um conhecimento científico mais verdadeiro.

 

Objetivo principal

Motivar o aluno a se interessar pela física, fazer com que ele aprenda como enxergamos e o que é a luz.

 

Conteúdos principais a serem trabalhados

Visão , comportamento da luz e a natureza da luz

Quero que meu aluno consiga responder no final do curso algumas questões importantes, como:

1- Como enxergamos os objetos?
2- Qual é o caminho da luz?
3- Como a luz se comporta ao atingir diferentes materiais?
4- Porque o lápis parece quebrado dentro de um copo com água?
5- O que acontece quando a luz branca incide num prisma ou em uma gota de água?
6- Porque os objetos têm determinadas cores?
7- Quais são os modelos de luz? Porque?
8- O que é uma onda e quais suas características?

 

Conteúdos que poderão ser contemplados com a aplicação das atividades

Visão
Câmara escura - sombra e penumbra
Olho humano


Comportamento da luz

Propagação retilínea da luz
Fonte de luz - Objetos luminosos e ilumidados
Reflexão da luz - Reflexão difusa
Leis da Reflexão da luz
Reflexão regular - Espelhos planos - Imagens virtuais e reais
Reversibilidade da luz
Estudo da óptica geométrica nos espelhos planos
Refração da luz - Formação da imagem de um objeto por refração
Velocidade da luz - índice de refração
Leis da refração da luz
Espectro da luz branca
Estudo das cores dos objetos

 

Natureza da luz

Modelos da luz - Partícula e onda Ondulatória - Estudo das características da onda
Freqüência, amplitude, velocidade e comprimento de onda
Reflexão, refração, difração e interferência da onda

 

Algumas concepções importantes dos alunos

Visão
A luz sai dos olhos e atinge o objeto
O olho é uma fonte de luz
O olho é um componente passivo do processo visual
A imagem de um objeto se movimenta até chegar no olho
A luz chega ao objeto e o olho vê
Conseguimos enxergar no escuro
Precisamos de luz para enxergar, mas ela é necessária apenas para chegar ao objeto

Comportamento da luz
A luz é finita
A luz chega no objeto, pára e acaba aí.
A luz se movimenta em linha curva
Existe diferentes tipos de luz, que depende da sua origem. A luz da vela é diferente da luz da lâmpada, que é diferente da luz do sol

Frequência
É o movimento da onda.
É o movimento.
É a força do movimento.
Frequência é uma coisa repetitiva.

Natureza da luz
Alguns alunos pensam na luz com o comportamento de bolinha, mas a idéia de pensar na luz como onda apresenta muita dificuldade.
Alguns alunos acreditam que a matéria se desloca junto com a onda

 

Para atingir estes objetivos o professor tem que realizar as seguintes atividades

1- Ler e categorizar as respostas, apresentá-las aos alunos,
2- Levar material para debater as respostas do questionário (laser, carrinho e lanterna),
3- Preparar uma aula especial para levantar as idéias sobre a câmara escura e levá-los a comparar com a câmara fotográfica e o olho humano,
4- Selecionar, resolver e discutir exercícios sobre câmara escura,
5- Corrigir, discutir e mostrar caminhos para melhorar os relatórios dos alunos ,
6- Preparar atividade com espelhos planos e as questões a serem respondidas,
7- Corrigir, entregar e discutir as respostas dos alunos,
9- Selecionar, resolver e discutir exercícios sobre espelhos planos,
10-Preparar prova individual sobre o conteúdo estudado,
11-Corrigir a prova com os alunos e fazer nova prova para os alunos que não atingiram o objetivo.
12- Preparar os seguintes experimentos:
-câmara escura
-estudo da reflexão da luz no espelho plano
-decomposição da luz branca no prisma
-tuboscópio
- pescaria (refração)
- caneta quebrada dento do copo (refração)
- caixa de óptica da Paula
- usando a bolinha de ping-pong e gude para verificar o modelo de partícula
- cuba de onda e estroboscópio
- Estudo da onda com a mola

 

Descrição das atividades que poderão ser aplicadas aos alunos

Obs. Os links para as atividades estão disponíveis ao longo do texto e ao final da página.

Atividades para trabalhar os conteúdos da visão

1- Questionário diagnóstico
Objetivo: Estimular a curiosidade dos alunos, desenvolver o seu raciocínio do pensamento científico e conhecer o que eles pensam sobre luz e visão
Procedimento: Os alunos deverão responder questionário diagnóstico de óptica e a professora deverá discutir as respostas com os alunos
Material: Questionário diagnostic com 6 questões

2- Atividade com pó de giz
Objetivo: Introduzir as conceitos da visão e pensar onde tem luz.
Procedimento: A professora deverá fazer atividade com "pó de giz" e os alunos deverão desenhar e escrever o porquê do fenômeno O professor deverá categorizar e apresentar as idéias que surgiram dos alunos com as respostas do questionário e apresentar a atividade com o "pó de giz" que pode servir para análise destas respostas e introduzir a idéia da visão
Material: Laser, pó de gis, vela, fósforo.

3- Atividade da câmara escura
Objetivo: Levantar as idéias dos alunos sobre o que acontece na câmara escura e como temos a formação da imagem invertida
Conteúdos: Propagação retilínea da luz, fonte de luz, reflexão da luz , reflexão difusa e imagem
Procedimento: A professora deverá levar para os alunos atividade da câmara escura
Material: Câmara escura

4- Atividade do olho humano
Objetivo: Estimular o aluno a construir algo concreto que sirva como analogia simplificada de como acontece à visão
Conteúdos: Olho humano
Procedimento: Os alunos deverão fazer uma câmara escura com lata que irá servir como simplificação do olho humano e comparar com o funcionamento da máquina fotográfica
Material: lata de mantimento (Nescau), papel manteiga, durex e canetas
coloridas

5- Exercícios de câmara escura
Objetivo: Trabalhar quantitativamente com os alunos os conceitos da câmara escura
Procedimento: Os alunos deverão realizar exercícios de câmara escura juntamente com a professora
Material: Selecionar exercícios e problemas

 

Atividades para trabalhar os conteúdos do comportamento da luz

6- Atividade do espelho plano na lousa
Objetivo: Verificar e discutir o que os alunos pensam sobre o caminho da luz quando ela atinge o espelho plano
Conteúdos: Reflexão da luz de forma qualitativa, reversibilidade da luz e introdução a óptica
Procedimento: A professora deverá fazer a atividade com espelho plano colado na lousa e os alunos deverão entregar um desenho com a explicação do que aconteceu.
Material: Espelho plano, durex, massa de modelar, palito de churrasco, bola de ping-pong

7- Atividade do tuboscópio
Objetivo: Estimular o aluno a pensar e refletir sobre a posição da imagem no espelho plano e dar significado mais concreto da necessidade do uso da normal
Conteúdos: Leis da reflexão e introdução da Normal
Procedimento: A professora deverá fazer atividade do tuboscópio e os alunos deverão desenhar como aconteceu o fenômeno
Material: Laser, tubo de papelão e espelho plano

8- Construção do caleidoscópio
Objetivo: Levar o aluno a manipular os materiais do estudo da óptica e explicar por meio de um relatório como enxerga as figuras formadas no caleidoscópio?
Conceitos: Propagação retilínea, fonte de luz e reflexão da luz
Procedimento: Os alunos deverão construir o caleidoscópio e fazer um relatório experimental
Material: três espelhos planos, pequenos objetos coloridos, papel para acabamento e cola ou durex

9- Construção do periscópio
Objetivo: Levar o aluno a manipular os materiais em estudo e explicar por meio de um relatório qual é o caminho da luz para enxergar o objeto como periscópio
Conteúdos: Propagação retilínea, fonte de luz e reflexão da luz
Procedimento: Os alunos deverão pesquisar, construir um periscópio e fazer um relatório experimental
Material: Dois espelhos planos e caixa de papelão ou cano de PVC

10- Aula síntese de propagação da luz e reflexão
Objetivo: Sistematizar todo o conteúdo trabalhado, tentando associar as idéias apresentadas dos alunos e comparar com o conteúdo científico
Conteúdos: Propagação retilínea, fonte de luz, reflexão da luz, espelho plano e
Reversibilidade da luz
Procedimento: A professora deverá fazer uma síntese do que foi discutido com os alunos

11- Exercícios de reflexão
Objetivo: Resolver problemas envolvendo reflexão da luz
Procedimento: Os alunos deverão fazer exercícios sobre reflexão da luz no espelho plano juntamente com a professora
Material: Selecionar exercícios e problemas

12-Avaliação
Objetivo: Avaliar o planejamento
Procedimento: Os alunos deverão fazer uma avaliação individual

13-Atividade de pescaria
Objetivo: Estimular a curiosidade dos alunos e a pensar sobre a imagem formada na refração da luz
Procedimento: A professora deverá aplicar atividade da pescaria
Material: Assadeira de bolo, água, pequeno objeto que não flutue na água e palito de churraso

14- Atividade de refração da luz
Objetivo: Verificar em que direção é formada a imagem por refração e entender porque ocorre a mudança da direção da luz
Procedimento: Os alunos deverão realizar atividade do lápis quebrado (conforme artigo da revista)
Material: Copo com água e palito com indicação de pontos numerados com mesma distâncias entre eles.

15- Exercícios de refração da luz
Objetivo: Estudar quantativamente a refração
Procedimento: Os alunos juntamente com a professora irão fazer exercícios de reflexão da luz
Material: Selecionar exercícios e problemas para serem discutidos e resolvidos

16- Atividade experimental da decomposição da luz branca
Objetivo: Enxergar as cores que compõe a luz branca e discutir como e porque acontece
Procedimento: A professora vai tentar fazer a decomposição da luz branca e falar sobre o arco-íris
Material: Laser e prisma ou caneta bic.

17- Atividade com a caixa de óptica*
Objetivo: Pensar no porque da cor dos objetos
Procedimento: A professora vai levar para os alunos a "caixa de óptica" para ouvir os alunos sobre a cor dos objetos e colocar em discussão as idéias
Material: caixa de óptica

*Essa atividade foi idealizada pela profa. Paula


18- Construção do Disco de Newton
Objetivo: Levar o a construir um disco para verificar que a luz branca é composta de todas as cores
Procedimento: Os alunos irão construir o Disco de Newton e entregar relatório experimental
Material: cartolina, canetas coloridas e algum material para girar o disco

 

Atividades para trabalhar os conteúdos do comportamento da luz

19- Desafio: Qual é o modelo da luz
Objetivo: Começar a pensar sobre o modelo de luz
Procedimento: Os alunos deverão responder:
Você conhece alguma coisa que tem o mesmo comportamento da luz? Por quê? Como?

20- Atividade utilizando bolinha de ping-pong e de gude para fazer medidas de ângulos
Objetivo: Pensar no modelo de partícula na reflexão e refração da luz
Procedimento: Os alunos agrupados deverão usar o modelo de partícula da luz para representar a reflexão e a refração

21- Discussões dos resultados
Objetivo: Comparar os resultados e fazer uma síntese do modelo
Procedimento: A professora deverá discutir os trabalhos dos alunos

22- Atividade com o fio de cabelo
Objetivo: Debater as idéias que justifica a figura da difração que a aparece nesse fenômeno e confrontar com o modelo de partícula
Procedimento: A professora deverá fazer a atividade com o fio de cabelo com os alunos e os alunos deverão responder:
O modelo de partícula da luz explica esse fenômeno? Como?

23- Atividade com a Cuba de ondas
Objetivo: Verificar o que acontece quando uma onda atinge um obstáculo
Procedimento: A professora poderá contar para os alunos que o modelo ondulatório explica o que acontece na experiência como fio de cabelo e apresentar a cuba de ondas

24- Conhecer a onda com uso da mola
Objetivo: Explorar a mola para entender melhor o que onda e aplicar atividade sobre a onda no pape sulfite
Procedimento: A professora deve propor um estudo da onda para conhecer melhor o modelo da luz. Para isso deverá ouvir os alunos sobre o comportamento da onda e apresentar a "mola" para manuseio dos alunos e fazer representações
.

25- Exercícios de ondas
Objetivo: Resolver problemas envolvendo os conceitos freqüência, período, amplitude, comprimento de onda e velocidade da onda
Procedimento: Os alunos deverão resolver exercícios de ondas juntamente com a professora

26- Explorando a cuba de ondas
Objetivo: Observar, fazer medidas de freqüência e comprimento de onda. Calcular a velocidade da onda. Discutir os fenônemos da reflexão, refração, difração e interferência na cuba
Procedimento: A professora deverá usar a cuba de ondas para uma aula expositiva e os alunos deverão responder algumas perguntas
Material: Cuba de ondas

27- A onda no som
Objetivo: Conhecer a onda mecânica
Procedimento: Mostrar que a onda acontece em outros fenômenos físicos como o som e iniciar o estudo de acústica
Material: Mola elastica


Links para as atividades

Questionário diagnóstico
Atividade da câmara escura
Atividade com a caixa de óptica*


 
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