![]() |
Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
|
![]() |
||||
Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
|
![]() |
||||||
|
|||||||
Planejamento de Eletromagnestismo revisto Regina |
|||||||
|
|||||||
Qual é o objetivo deste planejamento? Todos nós professores de física nos contagiamos,
em algum momento de nossas vidas, pela beleza desse estudo. Meta do planejamento: Entender o que é a corrente elétrica e que podemos produzi-la com a pilha e também com campo magnético. O que o aluno pensa: Para gerar energia elétrica na usina hidroelétrica, precisamos da água, pois é dela que vem a eletricidade. lº Bimestre: Circuito simples Objetivo: entender corrente elétrica. Conteúdo: corrente
elétrica. O que é corrente elétrica, como ela acontece
e por quê. Materiais condutores e isolantes. Resistência elétrica. O que o aluno pensa: o aluno
acredita que o filamento da lâmpada não faz parte do circuito.
Atividades 1ª atividade - circuito simples: por que a lâmpada acende? Objetivo: problematizar com uma questão que
motiva o aluno a pensar sobre corrente elétrica. Conhecer o que
o aluno pensa para que o professor possa criar conflitos com suas idéias.
2ª atividade com o circuito simples: pilha Objetivo: compreender a diferença de potencial e o funcionamento da pilha Levar o aluno a perceber a importância da fonte de energia e que existe corrente elétrica dentro da pilha. Levar o aluno a pensar também sobre a movimentação de cargas entre as duas placas da pilha e uma a perda de massa de uma e um aumento de massa da outra placa. Mostrar ao aluno as reações que ocorrem na pilha. Criar uma possibilidade de discutir sobre o circuito fechado no líquido.
3ª atividade: construção do abajur Objetivo: levar o aluno a manipular matérias de eletricidade e a pensar num circuito simples aberto e fechado para acender a lâmpada.
4ª atividade: potenciômetro ou reostato Objetivo: Discutir sobre a resistência elétrica. 2º Bimestre: Circuito em série e paralelo. Objetivo: entender o que acontece com a corrente elétrica e a ddp dos circuitos em série e paralelo. Conteúdo: associação de resistências em série e paralelo, o multímetro como instrumento de medida no estudo de eletricidade, 1ª Lei de Ohm. O que o aluno pensa: a corrente elétrica diminui quando passa em cada lâmpada.
Atividades 1ª atividade: construção de circuitos com duas lâmpadas - circuito em série e paralelo Objetivo: comparar o brilho das lâmpadas e discutir o caminho e a intensidade da corrente elétrica em cada circuito.
2ª atividade (com multímetro): medir corrente, ddp e resistência elétrica nos circuitos da atividade 1 Objetivo: aprender a utilizar o multímetro em cada medida e discutir os valores encontrados.
3ª atividade da Lei de Ohm Objetivo: fazer as medidas com o multímetro no circuito simples com um resistor para construção do gráfico U x i e perceber seu significado. 3º Bimestre: ímã e campo magnético Objetivo: entender como podemos perceber a existência do campo magnético e como podemos produzir e variar a intensidade de um campo magnético com a corrente elétrica. Conteúdo: ímã, polos magnéticos, campo magnético, campo magnético terrestre, linhas de campo, materiais ferromagnéticos, campo magnético gerado por corrente elétrica. O que o aluno pensa: a agulha da bússola não é um ímã e ela sempre aponta para o norte da Terra.
Atividades 1ª atividade: Construção da bússola Objetivo: Entender por que a agulha da bússola assume determinada posição.
2ª atividade: Experiência de Oersted Objetivo: Perceber que existe campo magnético ao redor do fio onde passa corrente elétrica.
3ª atividade: Construção do eletroímã Objetivo: Perceber que podemos gerar um campo magnético com corrente elétrica. 4º Bimestre: Corrente elétrica gerada com o campo magnético. Objetivo: Entender como podemos gerar corrente elétrica com a variação do campo magnético. Conteúdo: corrente elétrica induzida, geradores elétricos, transformação de energia de movimento em eletricidade. O que o aluno pensa: O aluno "não" espera que possamos gerar corrente elétrica com o campo magnético.
Atividades deste bimestre: 1ª atividade: indução eletromagnética Objetivo: Perceber a corrente induzida com o uso da bússola.
2ª atividade: construção
do motor elétrico
Conteúdo complementar do 4ºbimestre: Eletrização
- Discutir as diferenças dos fenômenos da eletrização
e magnetização. O que o aluno pensa: O aluno acredita que os fenômenos de eletrização e magnetização têm a mesma natureza. Atividades extras
1- Apresentação do Filme "Frankenstein" Objetivo: associar arte com ciência. Destacar o lado humano e a ética na ciência. Conteúdos: destacar conflitos de uma época
e a ciência como descoberta da eletricidade animal feita por Luigi
Galvani e explorada por Alessandro Volta, o inventor da pilha, assim como
as dificuldades encontradas para construção científica.
2- Experiência do eletróforo Objetivo: Propor esta atividade como desafio para explicar como foi gerada a corrente elétrica. Avaliação
do aluno: Nota máxima 10
Links para as atividades Circuito simples: por que a lâmpada acende? Atividade com o circuito simples: pilha Atividade de Construção da bússola Atividade: Experiência de Oersted Atividade de Construção do eletroímã |
|||||||
| |||||||