![]() |
Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
|
![]() |
||||||||||||||||||||
Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
|
![]() |
||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||
Avaliação sobre Resistência e Potência Elétricas Maria Christina |
|||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||
Objetivos da avaliação As relações entre corrente elétrica, resistência e potência elétrica foram compreendidas pelos alunos? O que falta? Procuro avaliar o progresso na construção do conhecimento dos alunos sobre o comportamento da corrente elétrica em vários circuitos e sua relação com a resistência elétrica e a potência elétrica.
Conteúdos Circuitos elétricos em série e em paralelo (comportamento da corrente elétrica em circuitos diferentes). Resistência elétrica, o que é, do que depende. Lei de Ohm (relação entre U, R e i). Cálculo da resistência elétrica, potência elétrica, corrente elétrica e tensão num chuveiro. Cálculo do preço do consumo de energia. Esta avaliação foi aplicada após a atividade 10 (uma aula de síntese do conteúdo), como estava previsto no planejamento de Eletromagnetismo.
Questões 1 - As três lâmpadas mostradas na figura (1) são diferentes. fig.1 Esta questão permite avaliar se os alunos permanecem ou não com a concepção espontânea de que a corrente elétrica diminui ao passar pelos componentes do circuito. Permite também perceber se os alunos incorporaram a idéia de que a corrente elétrica só existe num circuito fechado e que a corrente elétrica é a mesma em um circuito com as lâmpadas associadas em série.
2 - Considere as lâmpadas L1, L2 e L3 associadas
da maneira mostrada na figura. Esta questão permite avaliar se os alunos entenderam que em um circuito em que as lâmpadas estão associadas em paralelo a corrente elétrica pode seguir por mais de um de um caminho e que se uma das lâmpadas não acender, as outras poderão acender, porque a corrente elétrica pode percorrer os outros caminhos.
3 - Considere os circuitos abaixo, sabendo que R = 6Ω
e U = 12V. Calcule a tensão e a corrente elétrica em cada
circuito e em cada resistor. Esta questão permite avaliar a compreensão dos alunos sobre resistência equivalente e se o aluno consegue usar a linguagem matemática, ou seja, formalizar a relação entre a corrente elétrica, a ddp e a resistência elétrica (U = R.i).
4 - Assinale certo ou errado para cada uma das frases a
seguir e justifique sua resposta:
5 - Três condutores de cobre, a, b e c, têm
resistências Ra, Rb e Rc. Os diâmetros das secções
transversais e os comprimentos dos fios estão especificados nas
figuras abaixo:
As questões 4 e 5 permitem avaliar o entendimento do aluno referente ao conceito de resistência elétrica e a relação com o comprimento, o diâmetro, o material e a temperatura do condutor.
6 - Observe o chuveiro da figura abaixo e responda as seguintes
questões:
7 - Complete a tabela abaixo usando adequadamente as palavras, menor e maior:
As questões 6 e 7 permitem avaliar o entendimento do aluno sobre a corrente elétrica e sua relação com a resistência elétrica e a potência elétrica e também sobre o que aumenta ou diminui a resistência elétrica.
8 - As companhias de eletricidade geralmente usam medidores
calibrados em quilowatt - hora (kWh).
Cada um dos 4 moradores toma um banho diário, um
de cada vez, num chuveiro elétrico de 3kW. Esta questão permite avaliar o entendimento do aluno referente ao consumo de energia e aplicação dos conceitos estudados numa questão prática, utilizando o formalismo estudado (relação potência com a transformação da energia (ΔE = P. Δt) e também no uso de regra de três. Obs. Estas questões foram tiradas de vários livros didáticos de Física do Ensino Médio.
|
|||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||