Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Avaliação a partir do experimento de construção de uma bússola

Regina Costa

 

Introdução

 

Questões para conduzir a aula

1- Para que serve uma bússola?

2- Quais os materiais necessários para construir uma bússola?

3- Porque precisamos de um material magnético para construir a agulha da bússola?

4- Podemos construir uma bússola com um ímã? Justifique.

5- Como podemos utilizar uma bússola?

6- Como podemos saber onde fica o polo norte magnético usando uma bússola?

7- Como podemos saber onde fica o polo sul geográfico utilizando uma bússola?

8- Como podemos determinar os polos de um ímã utilizando uma bússola?

9- Por que diferentes agulhas de bússolas ficam sempre em direções paralelas?

10- Afastando da bússola um ímã, qual é a direção assumida pela agulha?

11- Que direção assumiria a agulha da bússola se ela não estivesse submetida à influência de nenhum ímã?

12- Por que o polo norte geográfico é considerado o polo sul magnético?

13- Por que a Terra pode ser considerada um grande ímã?

14- Como a agulha pode ser magnetizada?

15- Porque a agulha pode ser magnetizada?

16- Por que alguns materiais não podem ser magnetizados?

17- Por que a agulha da bússola precisa ficar pendurada, no seu centro, ou mesmo, ficar sobre uma fina camada de rolha sobre a água?

18- O que significa magnetizar um material?

19- Por que a agulha da bússola tem sempre a mesma direção?

20- Por que a bússola é considerada um instrumento de orientação?

 

Ver o planejamento de Eletromagnetismo

Ver o experimento construção da bússola

Ver a condução da aula após o experimento


 
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