![]() |
Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
|
![]() |
||||
Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
|
![]() |
||||||
|
|||||||
Avaliação a partir do experimento de construção de uma bússola Regina Costa |
|||||||
|
|||||||
Introdução
Questões para conduzir a aula 1- Para que serve uma bússola? 2- Quais os materiais necessários para construir uma bússola? 3- Porque precisamos de um material magnético para construir a agulha da bússola? 4- Podemos construir uma bússola com um ímã? Justifique. 5- Como podemos utilizar uma bússola? 6- Como podemos saber onde fica o polo norte magnético usando uma bússola? 7- Como podemos saber onde fica o polo sul geográfico utilizando uma bússola? 8- Como podemos determinar os polos de um ímã utilizando uma bússola? 9- Por que diferentes agulhas de bússolas ficam sempre em direções paralelas? 10- Afastando da bússola um ímã, qual é a direção assumida pela agulha? 11- Que direção assumiria a agulha da bússola se ela não estivesse submetida à influência de nenhum ímã? 12- Por que o polo norte geográfico é considerado o polo sul magnético? 13- Por que a Terra pode ser considerada um grande ímã? 14- Como a agulha pode ser magnetizada? 15- Porque a agulha pode ser magnetizada? 16- Por que alguns materiais não podem ser magnetizados? 17- Por que a agulha da bússola precisa ficar pendurada, no seu centro, ou mesmo, ficar sobre uma fina camada de rolha sobre a água? 18- O que significa magnetizar um material? 19- Por que a agulha da bússola tem sempre a mesma direção? 20- Por que a bússola é considerada um instrumento de orientação?
Ver o planejamento de Eletromagnetismo |
|||||||
| |||||||