Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

     Avaliação sobre corrente elétrica em meios sólidos e líquidos

Maria Christina

 


Ao planejarmos nossas aulas é importante termos em mente aonde queremos chegar com as atividades elaboradas, para avaliarmos continuamente a aprendizagem dos alunos durante e após a aplicação das atividades. Temos que ter clareza do conteúdo a ser desenvolvido durante as aulas para estarem presentes na avaliação.
Esta avaliação ocorreu depois dos alunos terem participado de experimentos, como circuito elétrico simples, eletrólise e a pilha de Daniell, que estavam previstas no planejamento. Durante estes experimentos os alunos tiveram que explicar como e por que uma lâmpada acende, escolher o modelo atômico que explique o que ocorre microscopicamente no fio condutor e entender a estrutura deste modelo, e entender o movimento das cargas elétricas no fio condutor e na solução eletrolítica.

 

Objetivo da avaliação

Verificar se os alunos desenvolveram a noção de circuito elétrico fechado, que a lâmpada precisa fazer parte desse circuito para acender e se entenderam como se estabelece e se mantém uma corrente elétrica nesses circuitos.
Usar para isso as explicações e os desenhos dos alunos obtidos durante as aulas para elaborar questões que permitam averiguar o que realmente eles incorporaram do que foi estudado e quais ideias iniciais foram modificadas.

 

Questões comentadas

1 – No circuito elétrico abaixo, a lâmpada acenderá? Por quê?

 desenho do circuito com 1 fio - 2011
Com esta questão eu espero que os alunos percebam que apesar do circuito estar fechado a lâmpada não acenderá, porque a corrente elétrica não passa pelo filamento dela. Geralmente os alunos pensam que basta o circuito estar fechado para a lâmpada acender.

 

2 – Analise e critique os circuitos elétricos abaixo, apontando erros e acertos.

A-desenho do circuito com 2 lâmpadas - 2011 B-desenho do circuito com a explicação do aluno-3A- 2011 C-desenho do circuito com explicações - 2011

Com esta questão eu espero que os alunos percebam que no desenho (A) o caminho percorrido pela corrente elétrica está correto, isto é, circula num único sentido, mas as lâmpadas não fazem parte do circuito e então não poderão acender, porque a corrente elétrica não percorre seus filamentos. No desenho (B) eu espero que os alunos percebam que o caminho percorrido pela corrente elétrica está errado, porque o desenho mostra dois sentidos de percurso para a corrente, um que mostra as cargas negativas indo do polo negativo da pilha para o filamento da lâmpada e o outro caminho mostra as cargas positivas indo do polo positivo da pilha para o filamento da lâmpada e aí as cargas se encontram, acendendo a lâmpada. No desenho (C) eu espero que os alunos identifiquem o erro no caminho da corrente elétrica e que as cargas negativas e as cargas positivas dentro da pilha não são elétrons e prótons, mas que são íons positivos e íons negativos. Que considerem correto a corrente elétrica no fio como o movimento ordenado dos elétrons livres. Geralmente os alunos pensam que a lâmpada acende porque há um encontro de cargas negativas e positivas na lâmpada.

 

2 – O experimento “eletrólise” foi representado por um estudante no desenho abaixo.

  1. O que representam os sinais negativos nos fios condutores?
  2. O que representam os sinais negativos e os sinais positivos na solução eletrolítica?
  3. O que representam as setas?
  4. Acrescente setas na solução e no filamento da lâmpada para indicar o sentido da corrente elétrica.

desenho da eletrólise - 2011
Com esta questão eu espero que os alunos consigam associar os sinais negativos aos elétrons no fio e aos ânions na solução e os sinais positivos aos cátions na solução. Que também consigam fechar o circuito no filamento da lâmpada e na solução eletrolítica. Geralmente os alunos pensam que os elétrons estão na solução e não fecham o circuito na pilha e na solução.

 

3 – Analisando as representações da pilha de Daniell, feita pelos alunos, responda:

  1. O que representam as bolinhas nas placas de zinco e de cobre, nos fios e nas soluções?
  2. Qual placa é o polo negativo e qual é o polo positivo? Por quê?
  3. Qual é o significado do aglomerado de bolinhas na placa de cobre?
  4. Indique o caminho percorrido pela corrente elétrica nos metais e nas soluções.
  5. O que deverá ocorrer com a placa de zinco depois de um tempo de funcionamento da pilha?
  6. Nomeie cada bolinha de acordo com suas cores.
desenho e colagem da pilha-2011

Com esta questão eu espero que os alunos consigam identificar todos os elementos presentes na pilha, tanto nas placas quanto nas soluções. Que eles tenham entendido que a placa de zinco fica negativa, porque ela perde massa e doa os elétrons que vão para a placa de cobre, que ganha massa e fica positiva e que o circuito é fechado pelos íons que atravessam a parede porosa. Geralmente os alunos não fecham o circuito na solução.

 


 
página anterior

página inicial