![]() |
Eletromagnetismo no Ensino Médio |
IFUSP
|
![]() |
|||||
Ensino
de Física feito por Professores de Física para Professores
de Física
|
![]() |
|||||||
|
||||||||
Avaliação sobre corrente elétrica em meios sólidos e líquidos
Maria Christina |
||||||||
|
||||||||
Objetivo da avaliação Verificar se os alunos desenvolveram a noção de circuito elétrico fechado, que a lâmpada precisa fazer parte desse circuito para acender e se entenderam como se estabelece e se mantém uma corrente elétrica nesses circuitos.
Questões comentadas 1 – No circuito elétrico abaixo, a lâmpada acenderá? Por quê?
2 – Analise e critique os circuitos elétricos abaixo, apontando erros e acertos.
Com esta questão eu espero que os alunos percebam que no desenho (A) o caminho percorrido pela corrente elétrica está correto, isto é, circula num único sentido, mas as lâmpadas não fazem parte do circuito e então não poderão acender, porque a corrente elétrica não percorre seus filamentos. No desenho (B) eu espero que os alunos percebam que o caminho percorrido pela corrente elétrica está errado, porque o desenho mostra dois sentidos de percurso para a corrente, um que mostra as cargas negativas indo do polo negativo da pilha para o filamento da lâmpada e o outro caminho mostra as cargas positivas indo do polo positivo da pilha para o filamento da lâmpada e aí as cargas se encontram, acendendo a lâmpada. No desenho (C) eu espero que os alunos identifiquem o erro no caminho da corrente elétrica e que as cargas negativas e as cargas positivas dentro da pilha não são elétrons e prótons, mas que são íons positivos e íons negativos. Que considerem correto a corrente elétrica no fio como o movimento ordenado dos elétrons livres. Geralmente os alunos pensam que a lâmpada acende porque há um encontro de cargas negativas e positivas na lâmpada.
2 – O experimento “eletrólise” foi representado por um estudante no desenho abaixo.
3 – Analisando as representações da pilha de Daniell, feita pelos alunos, responda:
Com esta questão eu espero que os alunos consigam identificar todos os elementos presentes na pilha, tanto nas placas quanto nas soluções. Que eles tenham entendido que a placa de zinco fica negativa, porque ela perde massa e doa os elétrons que vão para a placa de cobre, que ganha massa e fica positiva e que o circuito é fechado pelos íons que atravessam a parede porosa. Geralmente os alunos não fecham o circuito na solução.
|
||||||||
| ||||||||