Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Avaliação sobre o circuito elétrico

Regina Costa

 

Leia a prova com carinho e atenção. Responda com cuidado, procurando escrever suas ideias lembrando das atividades realizadas durante o bimestre. Faça os cálculos na própria folha, quando necessário.
Boa Prova.

Quando vocês montaram um circuito elétrico e a lâmpada acendeu, em uma das primeiras aulas do curso, fizeram várias observações, uma delas é que existem materiais condutores e isolantes . Baseados nestas ideias, responda:

1) O que entende por circuito elétrico?

2) Que características apresentam a estrutura da matéria dos materiais isolantes e condutores? Lembre-se dos átomos dessas estruturas e da sua localização na tabela periódica.

3) Para explicar a característica do material condutor e isolante, você fez uso de um modelo científico de átomo. Qual foi ele? Explique e fale também o significado de Modelo científico em física.

4) Quando falamos em nosso dia a dia que uma lâmpada queimou, significa que ela não tem mais uso. Imagine essa lâmpada no nosso circuito elétrico. Explique e faça o desenho representando porque a lâmpada não acende.

5) O âmbar é uma substância dura e quebradiça cuja cor varia do amarelo ao vermelho. É uma resina fóssil, isto é provem da seiva de árvores de madeira. Há séculos descobriu-se que essa substância tem a propriedade, quando atritada, de atrair pedacinhos de papel. Os gregos conheciam há alguns séculos antes de Cristo. Chamavam o Ambar de Eletron, origem da palavra eletricidade. Quando construímos um circuito com fios, pilha e lâmpada acesa falamos do fenômeno da corrente elétrica que acontece dentro do fio condutor. Como você explica a corrente elétrica? Que relação tem a origem da palavra eletricidade com corrente elétrica?

6) Suponha um circuito elétrico com uma lâmpada acesa. Durante um tempo de 10 segundos passa por uma seção reta do fio uma carga de 50 C.
A) Qual a intensidade da corrente?
B) Qual a intensidade da carga que passa pela seção durante 6 segundos?

7) A seção reta de um fio condutor é atravessada por uma quantidade de carga 6 . 10-4 C no intervalo de tempo de 1,5 . 10-2 s.
A) Qual a intensidade de corrente que atravessa a seção normal?
B)Quantos elétrons atravessam a seção nesse intervalo de tempo? Sabendo que e = 1,6. 10-19 C.

 

Ver o planejamento

Ver o experimento do circuito elétrico


 
página anterior

página inicial